Já ouviu aquela frase de ‘Alice no País das Maravilhas’: se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve? Pois é. Sem metas de marketing bem definidas, fica difícil saber se o seu planejamento está funcionando ou se os resultados alcançados com marketing serão suficientes para que o seu negócio cumpra o objetivo final, seja ele qual for.
Mas, definir quais serão as metas de marketing pode sim, ser um trabalho complexo. Em primeiro lugar, porque essas metas devem ir de encontro com os metas gerais da empresa. Ou seja, se as metas da companhia não estão bem estabelecidas, como saber qual direção seguir? Além disso, o conceito de metas é constantemente confundido com objetivos e métricas, o que pode dificultar ainda mais as suas definições.
Se você está meio perdido neste tema, fique tranquilo. No conteúdo de hoje, a Pontaltech vai te explicar o que são metas de marketing, como defini-las, e como ter certeza de que você está, de fato, estabelecendo metas de marketing que vão ajudar seu negócio a prosperar este ano. Vamos lá?
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O que são metas de marketing?
Obrigatoriamente, as metas de marketing que uma empresa define são específicas e mensuráveis para alcançar seus objetivos. Elas são fundamentais para orientar as estratégias e ações, fornecendo um foco claro e analítico para as atividades de marketing.
Tais metas são criadas a partir de um objetivo geral da empresa, e estão atreladas a um indicador ou métrica, que poderão medir o seu sucesso ao longo do tempo. Vamos te explicar melhor a seguir.
Diferenças entre objetivos, metas e métricas de marketing
Apesar de interligados, esses conceitos não são sinônimos, como muitos acreditam ser. Eles podem ser vistos quase como um funil, ou seja, uma métrica depende de uma meta que depende de um objetivo.
Começando do início: o que são os objetivos de marketing? Os objetivos estão em um nível superior e representam o que uma empresa busca alcançar. Eles são mais amplos e abrangentes, fornecendo uma visão geral dos resultados desejados a longo prazo. Por exemplo, um objetivo de negócios pode ser aumentar a participação de mercado em 10% nos próximos dois anos.
Logo depois vem as metas, que nada mais são do que declarações claras e quantificáveis dos resultados desejados em um determinado período. As metas de marketing são geralmente alinhadas com os objetivos mais amplos da empresa e são específicas para áreas como vendas, receita, participação de mercado, reconhecimento da marca, entre outros. Exemplo: aumentar a quantidade de leads da região Sul em 20% no próximo trimestre.
Por fim, as métricas são medidas quantitativas utilizadas para avaliar e monitorar o progresso em direção às metas e objetivos estabelecidos. Podem incluir dados como tráfego do site, taxas de conversão, engajamento nas redes sociais, retorno sobre investimento (ROI), entre outros. Elas ajudam a empresa a entender o desempenho de suas estratégias e a identificar áreas que precisam de ajustes ou melhorias.
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Como definir metas de marketing digital?
Definir metas de marketing digital é um processo importantíssimo para orientar as estratégias e ações da sua empresa. O primeiro passo é fazer uma análise de dados passados, como tráfego do site, taxas de conversão e resultados de campanhas anteriores. Assim, basta fazer projeções futuras com base nessas análises para estimar o crescimento esperado em diferentes métricas, como usuários, leads e vendas.
Com base nas análises e projeções, defina metas claras e quantificáveis. Por exemplo, você pode estabelecer um aumento de tráfego do site em X%, aumentar o número de leads em Y% e aumentar as vendas em Z% em um determinado tempo. Aplique taxas de conversão em diferentes etapas do funil de vendas para estimar quantos leads se tornarão clientes. Isso ajuda a traçar um caminho claro de como as ações de marketing digital contribuirão para as metas de vendas da empresa.
Para chegar lá, também é importante identificar os canais digitais mais adequados para atingir suas metas. Considere o comportamento do seu público-alvo e onde eles estão mais presentes online e faça os investimentos necessários para conseguir escalar as suas comunicações no ambiente digital.
Como cada canal digital se comporta de maneira diferente, é importante personalizar suas metas e estratégias para cada um deles. Por exemplo, as taxas de conversão e o comportamento do público podem variar entre mídia paga, orgânica e canais de mensageria, então ajuste suas metas de acordo com essas diferenças.
Mas você realmente sabe como criar uma meta? Conheça a seguir, uma metodologia infalível para te ajudar.
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SMART: 5 características de uma meta
O método SMART é uma abordagem amplamente utilizada para criar metas eficazes e bem definidas. Aliás, ele é perfeito para criar metas de marketing. Cada letra do acrônimo SMART representa uma característica fundamental que uma meta deve possuir, sendo elas – specific, measurable, attainable, relevant e timely. Quer aprender?
Específicas (Specific):
Pode parecer óbvio, mas não é. As metas precisam ser claras e específicas, evitando ambiguidades. Elas devem responder às perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Onde?”, “Quando?”, “Por quê?”.
Por exemplo, em vez de estabelecer uma meta vaga como “aumentar as vendas”, uma meta específica seria “aumentar as vendas de um produto específico em 20% até o final do trimestre”.
Mensuráveis (Measurable)
Como já falamos, as metas devem ser mensuráveis para que o progresso possa ser monitorado e avaliado ao longo do tempo. Isso envolve quantificar os resultados desejados de forma clara e objetiva.
Por exemplo, “aumentar o número de leads em 30% até o final do ano” é uma meta mensurável, pois é possível acompanhar o número atual de leads e medir o progresso em direção à meta.
Alcançáveis (Attainable)
As metas devem ser desafiadoras. Porém, é preciso que elas sejam alcançáveis para evitar desmotivação. Sendo assim, na hora de estabelecer suas metas de marketing, tenha certeza de que elas estão dentro das capacidades e recursos da empresa.
Por exemplo, uma meta de aumentar as vendas em 500% em um mês pode ser inalcançável, principalmente se o máximo de crescimento que a empresa já realizou foi de 15%. Já uma meta de aumentar as vendas em 20% pode ser desafiadora, mas factível com esforço e estratégia adequados.
Relevantes (Relevant)
Uma meta deve ser relevante e estar alinhada com os objetivos gerais da empresa, contribuindo para o seu sucesso. Do contrário, pode levar a um desperdício de recursos e esforços.
Por exemplo, se o objetivo estratégico da empresa é expandir para novos mercados, uma meta relevante poderia ser “aumentar a penetração de mercado em regiões específicas”.
Com prazos (Timely)
Para ser uma meta real, ela deve ter um prazo específico para sere alcançada. Isso cria um senso de urgência e ajuda a manter o foco e a motivação. Além disso, estabelecer um prazo também facilita o acompanhamento do progresso e a identificação de eventuais desvios.
Por exemplo, “aumentar a taxa de conversão em 15% até o final do próximo mês” é uma meta com prazo definido.
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Meta de marketing para os principais canais digitais
Como falamos acima, é fundamental definir metas de marketing próprias para cada canal de comunicação. Aqui, vamos abordar 3 deles: SMS, RCS e e-mail marketing para te mostrar como elaborar metas ideais para cada um desses canais.
Análise do mercado e benchmarking
Comece analisando os dados de mercado relacionados aos canais SMS, RCS e e-mail marketing. Isso pode incluir taxas de abertura, taxas de cliques, taxas de conversão e outros indicadores de desempenho relevantes. Realize benchmarking para entender como sua empresa se compara às métricas médias do setor.
Mensure os resultados anteriores
Analise os resultados anteriores de suas campanhas de SMS, RCS e e-mail marketing para entender o desempenho atual de cada canal. Isso ajudará a determinar onde você está atualmente e a estabelecer metas realistas de melhoria.
Considere das características de cada canal
Considere as características únicas de cada canal ao definir suas metas de desempenho. Por exemplo, o SMS geralmente tem uma taxa de abertura mais alta, que pode chegar a 98%, mas um limite de caracteres mais restrito, enquanto o e-mail marketing pode oferecer mais espaço para conteúdo, mas pode ter taxas de abertura mais baixas.
Ajuste as metas com base em recursos e investimentos
Considere seus recursos disponíveis e o investimento planejado em cada canal ao definir metas de desempenho. Se você planeja investir mais em RCS, por exemplo, pode definir metas de desempenho mais ambiciosas para esse canal em comparação com os outros.
Monitore e ajuste as metas
Uma vez que as metas de desempenho sejam estabelecidas, monitore regularmente os resultados de suas campanhas em cada canal e ajuste as metas conforme necessário com base no desempenho real. Talvez você não acerte de primeira, mas seguindo os passos anteriores, você terá cada vez mais recursos e históricos para definir metas de marketing mais assertivas e desafiadoras para o time.
A Pontaltech é especialista em canais de mensageria como SMS e RCS, além do e-mail marketing. Contamos com diversos cases de sucesso, todos realizados com base em metas de marketing desenvolvidas a quatro mãos com os nossos parceiros. Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a não só estabelecer boas metas, mas alcançá-las através das nossas soluções e plataformas. Até mais!