Retail media: conceito e estratégias
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Retail media: o que é?

Retail media está transformando a publicidade das marcas que desejam capturar a atenção dos clientes e impulsionar as vendas.

Nos últimos anos, o retail media se tornou uma estratégia para as marcas que desejam a atenção dos clientes e impulsionar as vendas no varejo. Esse conceito está transformando o panorama da publicidade, sendo visto como uma poderosa ferramenta para conectar empresas e clientes. 

Com previsões impressionantes da Bain & Company apontando para investimentos globais que podem chegar a US$ 140 bilhões até 2026. Grandes players como Amazon, Ali Baba, JD, Apple e eBay já apostam nesse caminho, evidenciando que essa tendência veio para ficar. Na América Latina, estima-se que o retail media atinja US$ 1,6 bilhões até 2025 e de 50% dos anunciantes afirmam estarem prontos para investir nessa forma de publicidade. 

Mas afinal, o que é retail media? Neste artigo vamos explorar mais sobre o que é esse conceito e as estratégias e canais que o compõem. Dessa forma, veremos como as marcas podem aproveitar ao máximo essa revolucionária abordagem para alcançar e engajar os consumidores no ambiente digital. Boa leitura! 

O que é retail media?

Também conhecido como “mídia do varejo”, retail media é uma estratégia que permite anúncios em espaços no varejo, seja no físico ou online. No âmbito do marketing digital, a segmentação é feita com base nas informações dos usuários já cadastrados e coletadas pelo próprio varejista, diferenciando-se dos anúncios tradicionais. 

Ao contrário das plataformas terceirizadas, como o Google Ads, os dados utilizados para segmentar as ofertas são fornecidos pelo varejista. Sendo assim, pessoas que já possuem conta na plataforma de venda consentiram com o uso de seus dados. 

Nesse modelo, a marca anunciante remunera o varejista para incluir seus produtos e anúncios no site, app e outros canais de comunicação. Então, permite que ele utilize suas informações sobre os compradores para direcionar os anúncios ao público-alvo correto, aumentando assim as chances de sucesso da campanha. Essa segmentação possibilita a personalização dos anúncios de acordo com as preferências de cada comprador, proporcionando uma experiência mais relevante.

Principais estratégias do retail media

Algumas estratégias são a chave para uma ação de retail media de sucesso. Ao adotá-las, as marcas podem maximizar o impacto de suas campanhas, aumentando a conscientização da marca, as vendas e construindo relacionamentos com os consumidores. Quer saber quais são elas? Acompanhe: 

Segmentação

A utilização dos dados dos usuários coletados pelo varejista para segmentar os anúncios de forma precisa. Assim, os esforços de comunicação chegam no público-alvo correto com base em características demográficas, comportamentais e de compra.

Personalização

A customização dos anúncios de acordo com as preferências e histórico de compra de cada consumidor cria uma experiência mais relevante, aumentando a eficácia da campanha.

Integração omnichannel

Consistência na comunicação da marca em diferentes meios, como lojas físicas, sites e canais digitais garantem uma experiência de compra unificada para o consumidor. Você pode anunciar seus produtos e serviços em diferentes canais de um só varejista, ampliando seus resultados. 

Ofertas e promoções direcionadas

Para ter ainda mais resultado, você pode criar ofertas e promoções específicas para determinados segmentos de clientes, incentivando a conversão e aumentando o retorno sobre o investimento.

Vantagens do retail media: uma relação ganha ganha 

O retail media oferece uma série de vantagens significativas para marcas anunciantes, consumidores e varejistas. Vamos conhecer esses benefícios!

Para as empresas que anunciam:

Essa abordagem proporciona acesso a plataformas específicas de anúncios em ambientes de varejo, possibilitando a personalização de campanhas com base em informações detalhadas de CRM, como hábitos de compra e preferências dos consumidores. Isso não apenas aumenta a eficácia da publicidade, mas também permite que as marcas construam relacionamentos mais profundos e significativos com seu público-alvo. 

Outra vantagem significativa do retail media está relacionada à conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao contrário de outras formas de publicidade que lidam diretamente com a coleta e o tratamento de dados pessoais, o retail media não enfrenta essas questões. Isso porque os anúncios são fornecidos diretamente pelo varejista, ou seja, os dados utilizados são de pessoas que já possuem conta no canal do varejista e já deram seu consentimento prévio. 

Para os consumidores:

Uma das principais vantagens do retail media para os consumidores é a personalização das ofertas e experiências de compra. Por meio da coleta e análise de dados dos hábitos de compra e preferências dos consumidores, o retail media permite que as marcas ofereçam anúncios e promoções altamente relevantes e adaptados aos interesses individuais de cada cliente. 

Isso não só torna a experiência de compra mais agradável e conveniente, mas também aumenta a probabilidade de os consumidores encontrarem produtos ou serviços que realmente atendam às suas necessidades e desejos. Além disso, ao receberem ofertas mais personalizadas, os consumidores podem economizar tempo e esforço na busca por produtos, tornando o processo de compra mais eficiente e satisfatório.

Para os varejistas: 

A colaboração com marcas para planejar investimentos conjuntos não apenas melhora a eficácia na conversão, mas também se torna uma nova fonte de receita para a empresa. Não à toa, diversos varejistas estão criando suas próprias plataformas de anúncios que oferecem diversos formatos aos anunciantes. 

Canais de comunicação no retail media

Mas, afinal, quais canais utilizar para a estratégia de retail media? Os canais são diversos e abrangem desde anúncios em sites e aplicativos dos varejistas até ações de CRM por meio de e-mail, SMS e RCS. Vamos falar um pouco sobre cada um deles e suas características. 

Os anúncios em sites e aplicativos dos varejistas representam uma forma eficaz de publicidade, uma vez que permitem que as marcas alcancem os consumidores enquanto eles estão navegando ou realizando compras online. Esses anúncios podem ser exibidos de forma estratégica, levando em consideração o comportamento de compra e as preferências do usuário, o que aumenta a relevância e a eficácia da mensagem publicitária.

Já as ações de CRM por meio de e-mail, SMS e RCS desempenham um papel fundamental no engajamento e na fidelização dos clientes. O e-mail marketing, por exemplo, permite o envio de mensagens personalizadas, como ofertas exclusivas, recomendações de produtos e atualizações sobre promoções, diretamente para a caixa de entrada dos consumidores. 

Já o SMS e o RCS oferecem uma forma mais imediata e interativa de comunicação, possibilitando o envio de mensagens instantâneas com links diretos para produtos, cupons de desconto e outras informações relevantes.

Viu só como o retail media abrange uma variedade de plataformas e formatos? Isso proporcionando às marcas oportunidades únicas para se conectar com os consumidores de maneira relevante, oportuna e personalizada durante todo o processo de compra, contribuindo assim para o sucesso das estratégias de marketing e vendas.

Retail Media é com a Pontaltech!

A Pontaltech já ajudou grandes varejistas com a estratégia de retail media através do RCS Google, como Mercado Livre, Shopee, Casas Bahia e Di Santinni. Conheça alguns cases de sucesso e vamos juntos fazer com que, em breve, o sucesso seja da sua empresa! 

Pontaltech + Di Santini 

A varejista Di Santinni já utilizava canais digitais de mensageria para anunciar promoções, campanhas de marketing e se relacionar com os seus clientes. Na Black Friday, a aposta foi no dinamismo do RCS, no qual a empresa surpreendeu os clientes enviando ofertas com imagens e links para compra.

O RCS foi disparado para uma base de 48 mil clientes com algum tipo de interação no site nos últimos 720 dias. Como resultado, além da tradicional procura pelas lojas físicas, a empresa alcançou um aumento de 102% na conversão em vendas online, ou seja, com o dobro da taxa de cliques em comparação a outros canais e 16x mais leitura do que no SMS. 

Pontaltech + Casas Bahia

Para fomentar a aquisição do carnê digital, as Casas Bahia dispararam mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão através do RCS. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. 

Para esta ação, banners atrativos foram utilizados para chamar a atenção do público, junto com cupons de desconto e maior facilidade de pagamento. O resultado não podia ser melhor: o dobro de conversão comparado a outros canais, 43% de taxa de leitura e 10x mais interatividade. 

Viu como a Pontaltech entende de canais digitais e pode ajudar o seu negócio a implementar uma estratégia de retail media? Esses são só alguns exemplos! Nosso objetivo é prover experiências completas que conectem empresas, pessoas e tecnologia. Somos especialistas em RCS, SMS, e-mail marketing e outros canais que elevam a experiência que você oferece aos seus consumidores. 

Quer saber mais? Além de acompanhar nosso blog, você pode falar com um dos nossos especialistas e conhecer todas as nossas soluções. Vem com a gente e prepare-se para impulsionar o seu negócio com o conceito de retail media!

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16 de maio de 2024
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