Campanha de Páscoa: estratégia de marketing 2023
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Como criar uma estratégia de marketing para campanha de páscoa?

Uma boa campanha de Páscoa é sempre um jeito eficiente de aumentar as vendas. Conheça dicas para se destacar nessa data.

Quanto mais perto chega a Páscoa, mais claro ficam aquelas ótimas oportunidades que chegam junto com o feriado. Uma campanha de Páscoa é sempre um jeito eficiente de aumentar as vendas com a ajuda da internet, e dos canais de comunicação que você tem à sua disposição.

Portanto, é importante estar preparado para a Páscoa o quanto antes. Começar a fazer isso logo, gera muito mais chances de ver os resultados. E melhor ainda, a Páscoa é também uma época ótima para que as pessoas conheçam sua marca.

Com essas duas possibilidades em mente, é preciso coordenar os esforços e não deixar de levar em conta o crescimento exponencial do comércio digital na data. Ou seja, mais gente nova procurando produtos que têm ligação direta e indireta com a Páscoa. Mais gente nova que pode descobrir sua marca.

Conheça então algumas ações que vão te ajudar a se destacar na Páscoa. Utilizando tanto os canais de comunicação que você já usa, como novos.

Por que investir em estratégias para Campanha de Páscoa?

Em primeiro lugar, a páscoa é uma data sazonal que impacta muito as vendas de alguns tipos de produtos e alimentos. Para além do chocolate, bomboniere, cestas, seção de peixaria e frutos do mar, outros mercados são beneficiados.

Setores de decoração e até mesmo de serviços de entretenimento, participam de uma fatia do aumento do consumo no período.

Qual é o faturamento na época Páscoa?

Assim como no varejo físico, o e-commerce tem aumento nas vendas no período que antecede o feriado até algumas semanas depois. Prova disso, é que na Páscoa de 2022, o Brasil registrou aumento de 8,8% nas vendas online. Isso significa um faturamento de mais de R$ 6,5 bilhões e 12,4 milhões de compras online. Os dados são da Neotrust e o período analisada foi de 2 a 16 de abril.

Já em 2023, a expectativa de faturamento para a semana da páscoa é de R$ 2,49 bilhões segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 111 milhões de pessoas vão ás compras de páscoa neste ano.

Qual é o público da campanha de Páscoa?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas a alta do consumo no período da Páscoa não provém apenas de ovos de chocolate. Fato é que a publicidade é mais direcionada às crianças, mas o ato de presentear não é só para elas.

59% das pessoas presenteiam filhos, 41% adquirem produtos para cônjuges, 41% para mães e 33% para sobrinhos.

Dados de 2022 do Meta, destacaram que antes mesmo da efetivação da compra, o comportamento do consumidor é a pesquisa prévia. Ou seja, 88% compara preços (51%), qualidade (48%), promoções (41%) e marca (20%) antes de comprar.

Além disso, um aumento em setores de viagens e turismo, aluguel de automóveis, e passagens aéreas aumenta. O motivo? 20% das pessoas costumam ir à casa dos pais e 11% visitam seus parentes no período da Páscoa.

Ideias para campanha de Páscoa

O ponto principal de uma Campanha de Páscoa não pode ser outro a não ser o mais óbvio: ter uma campanha de sucesso.

Não importa se será apenas uma mensagem apresentando a marca na Páscoa ou só disponibilizando algumas ofertas. É preciso ter algum planejamento para ser lembrado por seus clientes e colocar a empresa, e seus produtos, como possível opção de compra.

Quando o assunto é a internet, o mínimo que se pode fazer é uma campanha por e-mail e através das redes sociais. Nessa hora, muita gente prefere até uma campanha de Páscoa que não parece ser uma campanha de Páscoa.

Da mesma forma que uma campanha com todo jeito de Páscoa pode ser uma ótima opção, a mensagem pode ser entendida de jeitos diferentes e o resultado não ser o esperado. Assim como a Páscoa pode ser relacionada a coelhos, ovos e chocolate, o feriado tem ligação com religiosidade para grande parte do público.

Na hora de criar uma campanha que fuja de estereótipos, é possível, por exemplo, optar por um tema ligado ao Outono. Parece simples, mas com os produtos certos e o conceito encaixado, a eficiência será maior do que uma campanha baseada naquilo que todos já fazem.

Mas o mais importante é entender sua marca. Talvez os coelhos e chocolates sejam uma boa opção para ela. Talvez um ovo de Páscoa e as cores pastéis podem ser opções perfeitas, sim.

Optar por qualquer umas dessas possibilidades vai funcionar desde que seja feito com eficiência e bom gosto. Tudo vai depender do público, dos produtos e do quanto a marca conhece bem essas duas frentes.

Tendências e estratégias

Confira algumas tendências para a Páscoa de 2023, e algumas estratégias de marketing para sua campanha.

Quais são as tendências para Páscoa 2023?

  1. Cestas e Ovos Artesanais em alta: as cestas de chocolate que é composta em média por 8 alimentos, terá alta de 8,1%. Já as vendas de bolos vão crescer 15,9% e o chocolate, 13,9%, em comparação a 2022. Por outro lado, a tendência é que quase a metade do consumo de ovos de chocolate serão artesanais, de acordo com a Kantar IBOPE.
  2. Maior consumo de outros alimentos: o período tem alta nas vendas de peixes, frutos do mar, vinho, massas, azeite, sucos e refrigerantes.
  3. Restaurantes preparam cardápio diferenciado: a oportunidade de aumentar as vendas de refeições e marmitas é grande. No entanto, é preciso investir na experiência de compra, embalagem, e se o negócio for físico, é importante trabalhar o fluxo de pessoas e logística de reservas.
  4. Comida saudável: segundo dados da Behup, mix de produtos saudáveis e veganos também podem aumentar. Além disso, o Sebrae aponta que ingredientes como frutas tropicais, castanha, e temperos reforça culturas regionais, já que o localismo é forte tendência de consumo.

Que estratégias de marketing usar na Páscoa?

As melhores estratégias de marketing iniciam a partir do conhecimento do seu público. Não adianta oferecer produtos diferenciados se não há potencial de consumo. Claro, você pode aproveitar as tendências, mas deve saber como atrair a atenção dos seus clientes e vender esses produtos.

Veja algumas estratégias:

  1. Veja o volume de buscas pelo produto no Google Trends: esta é a forma mais rápida para você entender se as pessoas estão buscando pelo produto. Aliás, pesquise por palavras-chave específicas e imagine como o seu cliente pesquisaria por elas. Assim, você tem mais chances de utilizá-las em seu site ou redes sociais e aumentar o interesse pela compra.
  2. Pesquise o consumo pelas redes sociais: partindo da mesma lógica do Google Trends, as redes sociais também são mecanismos de busca. Por isso, pesquise por hashtags, que nada mais são que palavras-chave. Você pode ver a intenção de busca e ver quais estratégias de conteúdo seus concorrentes estão usando.
  3. Utilize os canais digitais preferidos dos clientes: parece óbvio, mas não é. É importante entender como fazer com que a campanha chegue até o público. Significa dizer que você deve ter uma estratégia multicanal que contemple redes sociais, site, e canais como SMS e RCS para enviar mensagens em massa.
  4. Compare o seu preço com a concorrência: você viu neste artigo que seus clientes pesquisam por preço antes de comprar. Então por que você não faria isso? Veja os preços do mercado e faça promoções para atrair mais clientes. Outra forma de aumentar as vendas é oferecer outros produtos ou serviços para tornar a experiência de compra melhor.
mensagens de páscoa em campanha de RCS

Que promoções fazer em campanha de Páscoa?

Quando falamos em datas comemorativas, existem poucas opções mais eficientes do que uma promoção exclusiva. Conseguir atrelar a descontos ao feriado, com detalhes que se refiram a ele, com certeza, reflete ainda mais toda experiência do cliente.

O resultado se dá porque promoção é uma oportunidade com tempo limitado e a impressão para o cliente de que aquilo pode ser algo único e imperdível.

Por isso mesmo, cada vez que sua marca promove essas ações, fica mais fácil pros clientes enxergarem uma oportunidade.

Um jeito de trazer eles para mais perto da empresa é oferecer descontos, códigos promocionais e cupons. é um bom momento pra fazer a lista de e-mails crescer.

Cuidado com a imagem da embalagem

Quanto mais empolgante a imagem de seu produto, campanha ou e-mail, mais retorno ela terá. A interação do cliente com o produto pode ser um jeito eficiente e atrativo. Portanto, capriche na embalagem, crie uma degustação, encante o cliente.

Além disso, estimule os clientes a compartilharem suas experiências, isso aumenta em muito a chance de outros clientes verem essa ação e se interessarem também.

Em tempos de Páscoa, o melhor jeito de criar essa possibilidade de compartilhar esse “unboxing” é criando uma embalagem que chame a atenção. Uma caixa caprichada deixa o cliente ainda mais interessado no produto. E todo mundo adora receber em casa uma linda caixa enfeitada e única.

A oportunidade de aumentar suas vendas em épocas como a Páscoa são muitas. Não deixe a oportunidade passar. 

A gente te ajuda a divulgar sua Campanha de Páscoa

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Vamos juntos?

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