Comunicação interna : como isso gera retorno financeiro?
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Entenda como a comunicação interna gera retorno financeiro

Entenda o que significa e qual é a importância da comunicação interna e como isso pode gerar retorno financeiro para as empresas.
o que é comunicação interna

Você sabia que empresas que investem em comunicação interna são financeiramente mais promissoras? É isso que mostrou um estudo realizado pela Poppulo em 2022. Já está mais do que provado que ir em busca do crescimento financeiro de uma empresa envolve, entre outros fatores, estratégias para tornar a comunicação empresarial mais fluida. 

Para falar sobre esse assunto tão importante, preparamos este conteúdo a fim de te mostrar como a comunicação interna é, sim, tão importante quanto à comunicação externa na hora de gerar retorno financeiro. Afinal, a experiência dos seus colaboradores com a sua marca tem tudo a ver com os seus resultados.

Acompanhe a leitura e descubra qual a sua importância da comunicação interna e quais são os principais canais de comunicação para impulsioná-la. Vamos lá? 

O que significa comunicação interna?

A comunicação interna é o conjunto de processos, estratégias e ações utilizadas para facilitar o fluxo de informações em uma organização. Ela serva tanto para engajar os colaboradores com o propósito da empresa tanto para dar mais clareza e agilidade no dia a dia.

Essa área da comunicação integrada se concentra em promover a troca de informações relevantes e estratégicas entre os diversos níveis hierárquicos e setores da empresa. Aliás, elas podem ocorrer verticalmente, entre superiores e subordinados, ou horizontalmente, entre funcionários do mesmo nível hierárquico.

As informações abordadas nesse contexto são muitas: mensagens amplas, como a disseminação dos valores, missões, visões, estratégias de mercado e objetivos organizacionais, ou então conteúdos mais segmentados e restritos a grupos específicos de funcionários, como avaliação do cliente interno e metas por departamento.

Qual é o principal objetivo da comunicação interna?

O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os propósitos, valores e discursos da organização. Isso estimula a adoção de comportamentos que estão alinhados com os princípios defendidos pela empresa.

Para alcançar esse objetivo, é importante divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente, envolver a equipe nas metas da organização e consolidar o cumprimento de normas, condutas éticas e valores da instituição a todos os colaboradores. Essas são as três características da qualidade da comunicação interna que ajudam a criar um ambiente propício para uma comunicação efetiva e fortalecem o engajamento e compromisso dos funcionários com a empresa.

Qual é a importância da comunicação interna?

Muito além de manter uma boa comunicação entre aqueles que trabalham na empresa, a comunicação interna é importante para gerar retorno financeiro para o seu negócio. Sim, é isso mesmo que você leu. Ainda sobre a pesquisa da Poppulo, estima-se que o prejuízo das empresas com uma comunicação interna ruim pode chegar a US$19 milhões. Porém, nada que um pouco de planejamento e as ferramentas certas não consigam resolver para economizar esse montante de dinheiro para as empresas.

Outro levantamento, feito em 2021, pela Josh Bersin, mostrou que os negócios que possuem uma boa comunicação interna tem até 2x mais chances de superar suas metas financeiras, encantar seus clientes e reter seus profissionais. 

Comunicação interna tem a ver com experiência, aliás, isso não se trata apenas de algo que oferecido ao seu consumidor, ela começa dentro de casa. Com colaboradores engajados e “remando o barco” juntos, em direção a um mesmo objetivo comunicado de forma clara e transparente, o seu negócio vende mais e garante a satisfação dos clientes. 

Além do ganho financeiro com a experiência do cliente, a sua empresa também ganha em produtividade interna, clima organizacional e diminuição da taxa de rotatividade. Faça isso pelo seu negócio e veja como ele prosperará. Quando as pessoas sentem que pertencem ao local onde trabalham, fica muito mais fácil atingir suas metas e objetivos. 

Ferramentas de comunicação interna nas empresas

Para criar uma boa estratégia de comunicação interna, você terá que escolher algumas ferramentas para apoiar as suas ações. Elas precisam servir para incentivar a comunicação clara e acessível entre todos na empresa, desburocratizando o contato entre os departamentos. Também será necessário um canal para ouvir o que o público interno tem para falar, e um espaço para reconhecer os esforços dos colaboradores

Para tudo isso, você precisará utilizar diferentes canais de comunicação. A sua empresa pode se beneficiar de uma variedade de ferramentas e canais para dessa forma, garantir que as informações sejam transmitidas de maneira eficaz e atendam às preferências dos funcionários. Alguns dos meios mais usuais incluem:

Email

O e-mail é uma ferramenta amplamente utilizada para comunicação interna, permitindo o envio de mensagens formais, informativas ou atualizações importantes para todos os colaboradores ou grupos específicos.

Vídeos

Os vídeos são uma excelente maneira de transmitir informações de forma visual e envolvente. Eles podem ser usados para comunicar mensagens-chave, apresentar novas iniciativas ou compartilhar notícias relevantes.

Murais

Os murais físicos ou digitais são espaços onde informações importantes podem ser compartilhadas de forma acessível a todos os funcionários. Eles podem conter anúncios, eventos, reconhecimentos, assim como oportunidades internas.

Reuniões

As reuniões são importantes por permitir uma comunicação mais direta e interativa. Portanto, elas devem ser utilizadas para discussões detalhadas, alinhamento de equipes e tomadas de decisão em conjunto, seja de forma presencial ou online.

Intranets

As intranets são plataformas digitais internas que oferecem um espaço centralizado para compartilhamento de informações, documentos, notícias e recursos úteis para os funcionários.

comunicação interna com o RCS


TVs corporativas

TVs instaladas em locais estratégicos da empresa (como elevadores) podem ser utilizadas para exibir comunicados, notícias, dados de desempenho e outros conteúdos relevantes. Mas, a comunicação interna não está restrita apenas aos canais “tradicionais”.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, por que não investir em canais de mensageria mobile? Enviar um SMS, RCS ou WhatsApp para os colaboradores pode ser tão efetivo – ou mais – do que através dos meios acima. A comunicação se torna mais pessoal e o engajamento aumenta, já que o celular hoje em dia é o principal meio de comunicação entre todos. 

Nossa dica é: utilize uma combinação de ferramentas tradicionais e canais digitais. Dessa forma, a sua empresa consegue abranger diferentes preferências de comunicação entre os funcionários. Além disso, oferecer diferentes formatos para a mesma informação, permite que os colaboradores escolham a melhor forma de consumir o conteúdo, aumentando a efetividade da comunicação interna e a compreensão das mensagens transmitidas. 

Viu como a comunicação interna pode, além de promover mais senso de pertencimento e envolvimento entre os times, trazer mais retorno financeiro para a sua empresa? Se você quer implementar novos canais de comunicação como os que mostramos neste artigo, não deixe de conhecer a plataforma e soluções da Pontaltech! 

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23 de agosto de 2023
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