Data driven: o que é e como aplicar?
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O que é data driven? Saiba a importância desse conceito para os negócios

Saiba o que significa o conceito Data Driven, principais características e como implementar essa cultura nas organizações.
o que é data driven

Data driven tornou-se uma palavra comum em diversos setores devido a grande quantidade de dados gerados diariamente. Mas o que exatamente significa esse conceito e por que é tão crucial para empresas, profissionais e organizações? Se essas respostas ainda não estão claras, você chegou ao lugar certo. 

Continue a leitura para compreender como a abordagem data driven pode transformar a tomada de decisão nas empresas. Até porque, em um ambiente altamente competitivo, é necessário estratégias e um bom embasamento em históricos anteriores e previsões futuras. Vamos lá?

RCS Google

O que é data driven?

Data driven é um conceito estratégico aplicável a qualquer negócio. Em sua essência, significa a tomada de decisões embasada na análise e interpretação de dados, representando uma gestão orientada por eles. No entanto, vai além da mera coleta de informações. Ao adotar a abordagem, as empresas podem personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com clientes através do histórico da empresa. 

Acredite, não dá mais para ignorar a importância dos dados. Eles se tornaram o combustível para tomada de decisões que contribuem, efetivamente, para a melhoria dos resultados. E é justamente isso o que é data driven. Nele, os dados estão no epicentro das decisões e estratégias organizacionais. Através da coleta, análise e interpretação, é possível embasar escolhas, identificar padrões, prever tendências e otimizar resultados. 

Qual a origem do data driven?

À medida que a disponibilidade de informações cresce, o conceito de data driven se torna cada vez mais relevante. Isspo porque ele se destacando como uma ferramenta indispensável para impulsionar o sucesso e a inovação. Mas, qual a origem do data driven? Onde tudo isso começou?

A origem do conceito “data driven” vem do advento da computação e da capacidade de armazenar e processar grandes volumes de dados de forma eficiente. No entanto, o termo só ganhou destaque e popularidade com o crescimento exponencial da quantidade de informações geradas, especialmente com o avanço da internet e das tecnologias digitais.

Você sabia que 1 Zettabytes é equivalente a um trilhão de Gigabytes? Em 2018, a esfera de dados global era de 33 Zettabytes. A previsão do IDC é que esse número chegue a 175 Zettabytes até 2025. Deu para perceber como o data driven é mais do que necessário, principalmente no pós-pandemia?

Aliás, nos últimos anos, empresas têm acumulado uma quantidade massiva de dados devido à digitalização de processos, interações online, dispositivos conectados à internet, entre outros fatores. Esse enorme armazém digital criou uma necessidade de extrair valor e insights para impulsionar decisões estratégicas.

A partir do desenvolvimento de ferramentas analíticas mais sofisticadas e acessíveis, as organizações passaram a adotar uma abordagem mais sistemática e estratégica. Daí, nasceu então o conceito de data driven. Hoje, é uma prática fundamental para empresas que desejam se manter competitivas nos mais diversos setores.

Qual a importância do data driven?

A importância do data driven se reflete em uma série de benefícios e vantagens que contribuem para o sucesso e a eficiência das empresas. Vamos conhecê-los: 

Embasar decisões com base em evidências

Ao utilizar dados objetivos para embasar decisões estratégicas e operacionais, é possível minimizar o impacto de intuições subjetivas ou decisões baseadas apenas em experiências passadas. Com isso, o planejamento estratégico da empresa fica mais eficiente e refinado. Até porque, leva-se em consideração fatores como comportamento do consumidor, tendências de mercado, concorrência e histórico do negócio.

Identificar  e antecipar tendências e padrões ocultos

O data driven permite a identificação de padrões e tendências que podem passar despercebidos em uma análise superficial. Além disso, capacita as empresas a antecipar e responder proativamente às mudanças do mercado, mantendo-se ágeis e competitivas. Essas informações dão uma visão mais clara do estado atual do negócio e quais ajustes são necessários para alcançar as metas estabelecidas.

Reduzir de custos

Permite uma alocação mais eficiente de recursos e a otimização de processos internos, contribuindo para a redução de custos e o aumento da produtividade. Segundo um estudo da Harvard Business Review, 48,4% das empresas relataram uma melhoria significativa na redução de custos ao implementar o data driven em suas operações.

Personalizar a experiência do cliente

Com os dados na mão, fica mais simples compreender o comportamento do cliente, personalizar produtos, serviços e comunicações para atender às suas necessidades e preferências específicas.

cultura data driven

O que é a cultura data driven?

A cultura data driven, ou cultura orientada por dados, é uma filosofia organizacional que enfatiza a utilização de informações digitais para criar estratégias e executar operações eficazes em uma empresa. Ou seja, a companhia coloca o conceito como balizador, promovendo a coleta, análise e interpretação de dados como parte integral do processo de tomada de decisão.

Portanto, essa “metodologia cultural” valorizada os dados como ativos estratégicos e fontes de insights. Todos os líderes e colaboradores, sem exceção de hierarquia, são encorajados a confiar nos elementos objetivos em vez de depender apenas de intuições ou experiências passadas. É o famoso “sem achismos”, sabe? 

Além de incentivar a transparência dos dados e a colaboração, todos têm acesso às mesmas informações e podem tomar decisões assertivas. Essa cultura não se limita apenas à análise de dados, mas também inclui investimentos em tecnologia, infraestrutura e capacitação de pessoal para garantir que toda interação com os dados seja feita de forma eficaz e ética.

Principais características de uma empresa data driven 

  • Cultura orientada por dados;
  • Coleta e análise de dados sistemáticas;
  • Tomada de decisão embasada em dados;
  • Investimento em talento e capacitação;
  • Uso de métricas e indicadores de desempenho;
  • Agilidade e adaptação;
  • Transparência e compartilhamento de informações.

Como implementar a cultura data driven?

Não há mais espaço para “achismo” e nem tempo para buscar dados. Mesmo assim, segundo pesquisas, profissionais ainda investem quase 40% do tempo em busca de informações para executar suas atividades, e mais de 20% para gerenciar esses dados. Além disso, só 3% dos dados são empregados de forma prática pelas empresas.

Então, como mudar isso? A resposta é uma só: colocando o data driven em prática. Mas, afinal, como implementar essa cultura? Bom, é preciso alguns passos. Acompanhe! 

1. Coleta de dados

A coleta de dados é o ponto de partida de uma estratégia eficaz de data driven. No entanto, não basta simplesmente reunir uma infinidade de informações. É comum que os analistas de dados dediquem cerca de 80% do tempo para coletar e “minerar” os dados, reservando apenas 20% para desenvolver modelos estratégicos a partir deles. 

Contudo, vale ressaltar que simplesmente reunir informações não garante que sua empresa seja orientada por dados. O verdadeiro valor está no que é feito com eles, ou seja, na capacidade de transformá-los em insights que impulsionam a tomada de decisões informadas e estratégicas.

2. Educação e Comprometimento

Desde o início do processo, é essencial que a alta liderança esteja comprometida em promover uma cultura data driven e demonstre isso através de suas ações.

Uma excelente maneira é investir em treinamentos e workshops para educar os funcionários sobre a importância dos dados e ainda como eles podem ser utilizados para tomar decisões mais informadas e estratégicas.

3. Tecnologia e Criação de Processos

Implemente as ferramentas e sistemas necessários para coletar, armazenar, processar e analisar dados de forma eficiente e segura. Mas, não se esqueça que a tecnologia sozinha não faz tudo, é preciso desenvolver processos e políticas que incentivem a coleta e análise de dados de forma ética e responsável, garantindo a privacidade e segurança dos dados dos clientes e funcionários. Outros dois pontos fundamentais, são:

  • Fomento à colaboração e compartilhamento de dados: promova uma cultura de colaboração e compartilhamento de dados entre os diferentes departamentos e equipes da organização, para que todos possam se beneficiar dos insights gerados.
  • Avaliação e ajustes contínuos: avalie regularmente o progresso na implementação da cultura data driven e faça ajustes conforme necessário, aprendendo com os sucessos e fracassos ao longo do caminho.

4. Democratização do acesso

Os dados coletados devem ser acessíveis e facilmente consultáveis, possibilitando a agregação das informações relevantes a outros dados da empresa sempre que necessário. Para isso, é crucial estabelecer uma cultura de compartilhamento de dados, onde toda a equipe tenha acesso ao histórico de dados, o que aprimora a sofisticação e precisão na tomada de decisões. 

Ao preparar relatórios, é essencial fornecer contexto para que as informações sejam compreendidas de forma mais abrangente. Apenas dados puros, como taxas de crescimento, podem ser insuficientes. É fundamental comunicar sobre campanhas de marketing, mudanças de mercado e outras alterações nos processos que podem impactar os resultados. 

Além disso, a implementação de alertas em tempo real é fundamental para identificar o que está ocorrendo e o que precisa ser aprimorado na estratégia, garantindo uma abordagem proativa e orientada por dados.

information data driven

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Qual a melhor definição de data driven business?

O termo data driven tem algumas ramificações, entre elas, uma aplicação específica para a área de negócios. Data Driven Business é um modelo de negócio que fundamenta suas operações, estratégias e tomadas de decisão em dados relevantes e análises profundas e vai além de conceitos semelhantes, como Data Analytics e Data Management.

Embora todos estejam ligados à gestão de dados, o conceito representa um avanço significativo nessa abordagem. Ele vai desde compreender o comportamento do cliente e as tendências de mercado até otimizar processos internos e inovar produtos e serviços. Nesse sentido, todas as áreas funcionais da organização são influenciadas por essa abordagem.

Embora muitas organizações associam o data driven principalmente ao marketing, sua aplicação vai além. Um data driven business analisa diversos aspectos, incluindo o perfil de potenciais clientes, estratégias de engajamento do público, possíveis parcerias e elementos que diferenciam o negócio em relação à concorrência, além de promover insights que orientam o desenvolvimento de produtos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, etc. 

Como ser um profissional data driven?

Em um cenário onde 90% das empresas procuram profissionais para áreas além da TI, a capacidade de interpretar e utilizar dados estrategicamente torna-se um diferencial competitivo crucial. Mas, ser um profissional data driven implica mais do que simplesmente entender ferramentas de análise de dados. Significa adotar uma mentalidade orientada por dados em todas as facetas do trabalho.

Independente do cargo, ter uma orientação aos fatos e não apenas processar grandes volumes de informações, mas os transformá-los em insights acionáveis, fundamenta sua tomada de decisão e proporciona maior qualidade às entregas. É essencial investir em habilidades em análise de dados para se destacar e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. Isso garante a obtenção de respostas e tomada de decisões mais rápidas.

Entender detalhadamente a organização orienta na definição dos tipos de dados que serão analisados e transformados em informações relevantes. Por fim, a capacidade de comunicação clara e eficiente será um grande diferencial ao preparar relatórios ou apresentações para colegas e parceiros, com informações precisas e facilmente compreensíveis por todos os envolvidos. 

Se esse assunto te interessa, continue de olho no blog da Pontaltech. Por aqui, o tema data driven é constantemente abordado, já que essa é uma tendência que pode mudar a maneira como você se relaciona com os seus clientes e, consequentemente, os resultados que você alcança. Até mais!

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18 de março de 2024
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