Um dos meios mais utilizados no momento da operação de cobrança, seja ela preventiva ou de inadimplente, é o SMS. Mas para atender as expectativas do novo comportamento dos consumidores, que são cada vez mais digitais, chegou o RCS, a evolução da mensagem de texto.
RCS significa Rich Communication Services, ou seja, são mensagens mais ricas. Mas antes de falarmos do RCS na cobrança, entenda melhor como funciona o novo padrão de mensagens do Google.
O que é e quais as vantagens
O RCS é parecido com outros aplicativos de mensagens, em que é possível enviar imagens, arquivos, vídeos e demais recursos multimídia, mas todos esses recursos ele oferece no próprio aplicativo padrão de mensagem dos smartphones.
Com ele as comunicações transmitem mais credibilidade, pois no lugar do shortcode vai o nome da empresa que está enviando a mensagem com a logomarca e o selo de verificação do Google. Mas as vantagens vão além.
Outro destaque é a facilidade de interação que o RCS oferece. Os clientes poderão interagir com sua marca apenas com cliques. Por meio de fluxos conversacionais é possível criar experiências completas que estimulam o engajamento, ou seja, aumentam as taxas de conversão.
E não para por aí!
A segurança é um fator de destaque no RCS. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.
Se alguém tentar capturar ou ler alguma mensagem, só verá textos ilegíveis devido à criptografia Transport Layer Security (TLS). Já os arquivos compartilhados, esses são armazenados temporariamente em URLs aleatórias, o que impossibilita associar a mensagem com o remetente.
Integração com Chatbot
O RCS permite a integração com chatbot, e essa é sem dúvida a melhor maneira de aproveitar todo o potencial que o canal oferece.
Como dissemos, por meio de botões para ações rápidas será possível criar conversas naturais, dinâmicas e de fácil interação. E o melhor, totalmente de forma customizada e personalizada com a identidade visual da sua empresa.
Análise de campanhas mais ricas
Você acha que as vantagens do RCS acabaram? Ainda não!
Sua empresa irá usufruir de mais indicadores de sucesso nas análises das campanhas.
Com o RCS é possível saber quem recebeu sua mensagem e mais: quem abriu, quem leu e quem interagiu.
E possível também saber em qual mensagem seu público interagiu ou em qual momento ele parou de interagir com sua marca.
Mas como o RCS pode ajudar no momento da cobrança?
Sabemos que o momento de realizar o contato para informar sobre um débito em aberto, ou até mesmo uma cobrança preventiva, todo cuidado é pouco.
Por isso, o tom da mensagem deve ser amigável, leve e sempre educado. E antes de ir além com qualquer tipo de informação, o cliente deve confirmar que é ele mesmo, e é aqui que as vantagens do RCS começam.
Com o novo padrão de mensagens sua empresa poderá criar, dentro do fluxo conversacional, a confirmação do CPF. Desse modo, só continuaram com o atendimento, e só terá acesso a mais informações, aqueles que se identificarem. Claro, tudo de forma automatizada.
Além disso, sua empresa transmitirá maior credibilidade e segurança aos clientes ao utilizar um canal que apresenta à identidade da empresa que está entrando em contato mais o selo de verificação do Google.
Irá facilitar a interação por meio de botões para ações rápidas, em outras palavras, será um atendimento ágil e dinâmico.
Toda a navegação será realizada em um único ambiente, sem mais a necessidade de direcionar os clientes para uma página externa na web.
RCS ou WhatsApp? Qual o melhor canal para cobrança?
Tanto o RCS quanto o WhatsApp permitem a integração com chatbot, porém, a política de privacidade do WhatsApp proibi ações de vendas e cobranças feitas por robôs.
Enquanto a automação no WhatsApp é voltada para interações de SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – o RCS aceita a criação de fluxos conversacionais para todos os tipos de serviços.
Muitas empresas tiveram seus números de WhatsApp banidos do aplicativo por realizarem ações de cobrança de forma automatizada, mas isso não precisa mais acontecer, pois o RCS chegou! E vamos mostrar na prática a efetividade desse novo canal de comunicação.
Prova da eficiência do RCS na cobrança
Sabe quem já apostou no RCS? Nosso parceiro, a fintech Adimplere, que utiliza Data Science e inteligência artificial em suas operações de cobrança.
Juntos, criamos uma campanha interativa que priorizava a autonomia dos clientes. E o resultado foi além do esperado.
Segundo André Oliveira, CEO na Adimplere, o RCS:
“Oferece ao cliente todo empoderamento para decidir o que, como e quando fazer a sua negociação de forma segura e com total transparência da marca que interage com ele, tudo sem intervenção humana.”
Mas acredito que você queira saber os resultados dessa campanha, né? Então vamos lá!
O nível de engajamento e envolvimento dos clientes foi quase 5 vezes maior quando comparado com uma ação de SMS.
Mas não para por aí. A taxa relativa de negociação foi 13 vezes superior e 85% dos acordos realizados foram feitos em menos de 3 minutos.
Incrível, né? Se você quer conhecer o case completo, esse case virou matéria no Blog Televendas e Cobrança.
Conclusão
Por fim, o RCS chegou e sua empresa tem a chance de sair na frente e inovar o jeito que se conecta com os clientes. Aliás, é uma forma inovadora de enviar mensagem de lembrete de pagamento.
O leque de opções que o novo canal de mensageria oferece é muito amplo e pode ser utilizado independente do perfil da empresa ou do objetivo da campanha. Nesse sentido, seus recursos oferecem muito mais possibilidades e traz vantagem competitiva a qualquer segmento de empresa.
Conte com a gente, e com o RCS, para elevar o resultado de suas campanhas e aprimorar o jeito que sua empresa interagi com os clientes. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.