Marketing para o setor financeiro: quais canais utilizar?
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Quais canais utilizar em estratégias de marketing para o setor financeiro?

Conheça mais sobre esta estratégia de marketing e como o RCS pode auxiliar em seu planejamento para o setor financeiro.
marketing para o setor financeiro exemplos

Demonstrar estabilidade, qualidade e variedade de produtos aos clientes e stakeholders é o principal desafio do setor financeiro, e ainda mais aplicá-los ao marketing. Nesse sentido, as empresas de banking as a service (BaaS) precisam compreender as necessidades de cada cliente para criar e executar estratégias eficazes que reforçam a credibilidade da marca.

Contudo, a transformação digital mudou a maneira como consumimos conteúdo e interagimos com as empresas. Isso possibilitou a segmentação de estratégias por setores, como o marketing financeiro, voltado diretamente para as ações deste mercado. Além disso, devido à alta competitividade, as “BaaS” têm que demonstrar seu valor comercial para diferentes públicos, como CEOs, gerentes de produto e desenvolvedores. 

Mas, como a comunicação pode ajudar nisto? Para entender melhor o conceito e a aplicação do marketing financeiro, sua importância e quais os principais canais a serem utilizados neste segmento, continua a leitura.

O que é marketing financeiro e como utilizá-lo no setor?

O marketing financeiro é uma parte específica da publicidade que envolve a construção de produtos e marcas para bancos tradicionais e fintechs. Ou seja, a produção de conteúdo e a divulgação de instituições e agentes financeiros são voltados para este mercado.

Dessa forma, os grandes bancos, escritórios de contabilidade, fintechs, assessorias financeiras, investidores assim como as empresas de crédito podem se beneficiar dessa estratégia.

Além de contribuir para as divulgações financeiras regulares, diversas ferramentas do marketing digital também podem ser utilizadas para melhorar a presença da marca entre as novas gerações.

Qual é a importância do marketing para o setor financeiro?

Em primeiro lugar, a principal barreira para os serviços bancários é que o produto oferecido é uma tecnologia, aumentando a sua complexidade. Isso porque houve uma mudança de comportamento e na maneira como o produto é entregue. O que antes era necessário um ambiente físico para estreitar o relacionamento entre cliente e banco, hoje, a tecnologia suspendeu a necessidade de lojas físicas, mas enfrenta desafios a respeito da credibilidade.

O reforço de marca também é um interessante objeto de análise. Antes, grandes e poucos bancos disputavam o horário nobre na televisão a fim de reforçar seu compromisso com seus clientes. Hoje, a tecnologia rompeu a bolha do mercado financeiro restrito e deu origem às fintechs, ou seja, empresas “techs” no ramo financeiro que utilizam as redes sociais para adquirir adeptos aos “bancos mais jovens e sem burocracia”.

Nesse sentido, é importante perceber que as fintechs estudaram a forma de se comunicar com cada público. Até porque, constantemente, todos estão disputando a atenção e a confiança das pessoas. Ao explicar questões complexas de forma simplificada, e garantir que a proposta de valor fosse desejada, o sucesso veio imediato.

Essa mudança ilustra a importância do marketing financeiro para evidenciar a credibilidade de marca bem como a desburocratização de alguns serviços que havia no mercado tradicional. Só de startups, são mais de 1.200 empresas no Brasil inovando no setor financeiro, segundo relatório da empresa Distrito, especializada no tema.

Por fim, é importante estabelecer uma boa reputação e ser reconhecido como um produto que agrega valor aos clientes. Ao utilizar estratégias alinhadas com as dores do público, é possível, dessa forma, construir relacionamentos duradouros com os clientes e guiá-los em sua jornada de compra.

Como fazer marketing para o setor financeiro?

Antes de utilizar estratégias de marketing financeiro, é necessário elaborar um plano de ação conforme a situação operacional da empresa e o público-alvo a atingir.

Com base nesses fatores, é possível planejar estratégias de marketing financeiro com base nos seguintes objetivos:

Custos

Como o nome indica, esta estratégia está ligada aos custos que o cliente irá incorrer. A ideia é oferecer aos clientes custos menores, além de condições diferenciadas de pagamento. Descontos, promoções e até isenções de juros são estratégias interessantes que devem ser tratadas com cautela, isto é, segmentadas por públicos.

Diferenciação

Essa estratégia visa melhorar a imagem da marca e apresentá-la como uma autoridade no segmento do setor financeiro. Além disso, a diferenciação visa mostrar às pessoas que a empresa tem uma vantagem e oferece algo que os concorrentes não possuem.

Segmentação

Agrupe perfis por renda, histórico ou até mesmo acesso em determinadas páginas do site ou aplicativo. Com isso, é possível separá-los em diferentes “bases de envio” a fim de adequar seus produtos e serviços para oferecer planos diferentes a cada um.

Tendências de marketing para o setor financeiro

Se você quer conhecer as principais tendências que podem ajudar a exercitar o marketing financeiro em sua empresa, veja o que é possível fazer e quais são as melhores práticas.

Usar Big Data e Data Science

Hoje, saber usar os dados em uma empresa é fator determinante para as empresas terem sucesso ou até mesmo, fecharem às portas. Através das informações, é possível encontrar ideias para melhorar os resultados e aumentar a satisfação do cliente.

Esse estilo também pode ser usado para melhorar a jornada de compra. Assim, a capacidade de aumentar os lucros e garantir a sustentabilidade financeira do negócio é muito grande.

No entanto, é importante ficar atento à qualidade dos dados disponíveis, para evitar erros. Certifique-se de aplicar esse método de marketing financeiro em sua empresa e obter os melhores resultados.

Automatização

Usar a ferramentas com automação no marketing financeiro é uma ótima opção. Com ela, é possível aumentar a produtividade, melhorar as formas de pagamento online, realizar tarefas repetitivas e garantir melhores resultados dentro da empresa. 

Além disso, você pode obter mais dados sobre seus clientes para garantir que seu público esteja satisfeito com o relacionamento construído.

Por exemplo, por meio de processos automatizados, você pode coletar dados de usuários (de forma legal é claro) e assim, fornecer serviços financeiros adequados às necessidades de seus clientes em potencial. Ou, ainda, oferecer soluções que se encaixem no seu perfil dos usuários.

Mais humanização

Ainda que alguns processos sejam automatizados, como o uso de chatbots e voicebots para atendimento, ele deve ser pensado pela perspectiva da humanização. Isso quer dizer que o processo precisa ser pensando para atender às necessidades de quem vai utilizar o produto ou serviço, nesse caso, os clientes.

Não é novidade que a humanização é indispensável. No entanto, ela é difícil de ser praticada, seja porque as marcas não conhecem seus clientes profundamente, porque não os ouve, ou ainda pela falta de orientação aos dados produzidos pelo comportamento dos clientes/usuários do seu site/aplicativo.

A boa notícia é que, além de ser muito importante no marketing financeiro, é possível implementar a humanização ao dia a dia da empresa para melhorar a relação com o consumidor.

Por exemplo, o que gera confiança entre uma instituição financeira e seus clientes é a transparência. Sendo assim, invista em formas de aprimorar esse recurso garantindo uma comunicação e um atendimento de qualidade.

Já na automação, utilizar a metodologia do mapa da empatia para a construção da inteligência conversacional é o primeiro passo para estruturar uma jornada centrada nas necessidades do cliente. Assim como a escolha do canal, isso pode auxiliar em uma comunicação automatizada mais humana.

Portanto, combine a automação do atendimento com suporte humano estratégico para facilitar o fluxo de contato e criar proximidade com os clientes.

Conteúdos ricos

Utilizar o Marketing de Conteúdo é um importante método que pode ajudar sua empresa a alcançar mais consumidores. Com esta estratégia, faz sentido agregar valor e ajudar a resolver problemas do dia a dia.

Por exemplo, você pode querer entender os pontos problemáticos e desejos de seu cliente em potencial e publicar artigos de blog e enviar mensagens que abordam esses problemas. Como resultado, você aciona um gatilho de repetição e suas chances de conquistar um novo cliente aumentam.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima oportunidade para melhorar seus resultados de marketing financeiro. Com elas, você pode aproximar sua organização das pessoas e construir relacionamentos fortes que produzem resultados tangíveis.

Por exemplo, use o perfil da sua empresa nas redes sociais para se comunicar com clientes e potenciais compradores para melhorar o engajamento. Dessa forma, crie postagens que abordam problemas e mostram que o negócio está ali para ajudar em qualquer parte da sua vida financeira.

Assim, é possível fortalecer a base do relacionamento e garantir maior alcance da marca a um custo muito baixo. Além disso, você pode entender os perfis dos seguidores da rede de sua organização e procurar outros com comportamentos e interesses semelhantes.

RCS: uma poderosa ferramenta de marketing para o setor financeiro

O RCS é uma excelente ferramenta na construção de estratégias de marketing financeiro. Primeiro, porque ele oferece perfil comercial, exclusivo e verificado da marca, o que reduz o risco de fraudes, ou seja, de cibercriminosos se passarem pelas instituições.

Além disso, somente por meio de um Business Partner do Google, é possível criar um agente para enviar RCS. Para isso, é necessário submeter uma documentação com uma comprovação de opt-in que assegura que o site segue as legislações vigentes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Após isso, é possível enviar por RCS com imagens, vídeo, áudio, fotos e GIFs, e ainda criar botões para ações rápidas, o que permite ao cliente interagir apenas com cliques, sem necessidade de digitar informações.

marketing para o setor financeiro com RCS

Vantagens de usar RCS

As vantagens de se utilizar RCS como ferramenta de marketing para o setor financeiro são muitas. Por exemplo, o canal pode ser integrado com soluções de inteligência artificial, como um chatbot para desenvolver um atendimento, triagem ou fornecer informações simples.

Outras formas de aplicar o RCS nas estratégias de marketing financeiro são:

  • Notificações de transações em tempo real;
  • Rota OTP (códigos de verificação, 2FA);
  • Envio de documentos e links;
  • Transferência do atendimento para humanos;
  • Análise de dados em tempo real;
  • Experiência personalizada para os clientes;
  • Possibilidade de aquisição de novos produtos financeiros;
  • Campanhas de marketing e relacionamento.

Por fim, a inteligência artificial aplicada ao RCS pode ajudar a efetivar políticas de privacidade, criptografar dados e proteger sistemas de várias maneiras.

Conclusão

Foi-se o tempo em que o mercado financeiro estava nas mãos de instituições engessadas. As novas formas de comunicação como RCS, ajudam a reforçar as marcas das empresas financeiras e a desburocratizar o setor.

Agora, sua empresa e o cliente podem contar com uma infinidade de alternativas, o que amplia a capacidade de escolha. Por isso, é importante ter uma variedade de ferramentas de marketing financeiro para se manter atualizado e atingir um público diversificado e exigente.

Fale com os nossos especialistas e implemente já o RCS na sua comunicação!

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03 de julho de 2023
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