Marketing para saúde: 5 estratégias e 6 canais para utilizar
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5 estratégias e canais de marketing para saúde

Conheça o que é marketing para a saúde, porque investir nele e aprenda 5 estratégias e os 6 melhores canais para utilizar na comunicação.
estratégias marketing para saúde

O marketing para saúde se tornou essencial para garantir a visibilidade e o engajamento de profissionais da área, pacientes e stakeholders. Isso porque as mudanças nas expectativas do consumidor fizeram com que as empresas reconhecessem a importância de adotar abordagens inovadoras para promover seus serviços. Dessa forma, relacionamentos sólidos são construídos, indo além das mídias tradicionais e congressos, como antigamente. Mas como unir diversas estratégias em um setor tão desafiador?

Explorar os principais canais de marketing, desde a otimização de presença online até a implementação de estratégias personalizadas, faz parte do dia a dia das empresas que buscam alcançar um público mais amplo e assim, promover uma comunicação eficaz no setor de saúde. Continue a leitura para entender quais são as melhores táticas e canais para utilizar.

marketing para a saúde

O que é o marketing para saúde?

Marketing para saúde envolve um conjunto de estratégias e ferramentas dedicadas à promoção, captação e fidelização de pacientes, bem como à divulgação de serviços e informações médicas. Elas podem ser aplicadas por diversas empresas relacionadas à área da saúde, incluindo hospitais, clínicas, planos de saúde, profissionais individuais e empresas farmacêuticas. 

A aplicação do marketing para a área da saúde engloba uma variedade de estratégias, como produção de conteúdo, mídias sociais, eventos, e-mail marketing, mensageria e mídia paga. Além de impulsionar os negócios no setor, o marketing para saúde desempenha um papel significativo na educação pública, abordando questões cruciais como a campanha de cores dos meses, que alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de várias doenças ao longo do ano. 

Contudo, é importante ressaltar que a eficácia das ações está intrinsecamente ligada a um planejamento estratégico sólido, que considere cuidadosamente os objetivos específicos da empresa. Por exemplo, estabelecer uma ponte entre o setor de saúde e a sociedade, para além do papel comercial, pode tornar sua marca referência ao produzir conteúdos educativo e informativo, impactado seu público-alvo.

Por que investir em marketing para saúde?

Fundamental para a competitividade, investir em marketing para saúde oferece vantagens significativas para instituições e profissionais do setor. Essas ações não apenas proporcionam maior visibilidade e relevância da empresa no mercado, mas também contribui para a construção de credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados. 

Mas, não para por aí. Uma das principais vantagens da utilização de estratégias marketeiras é a capacidade de oferecer informações relevantes, combatendo a desinformação e promovendo uma compreensão mais profunda dos cuidados necessários para manter uma vida saudável. Ao compartilhar conteúdo valioso, as instituições demonstram expertise e constroem confiança com seu público, o que atrai organicamente novos pacientes e clientes. 

Além disso, ao investir em conscientização, esse tipo de marketing desempenha um papel crucial ao informar sobre a importância de buscar profissionais de saúde para avaliações de rotina, exames e tratamentos adequados, contribuindo para a segurança e eficácia dos cuidados com a saúde. A capacidade de atrair mais pacientes e fidelizar os atuais, por meio de campanhas direcionadas e atendimento personalizado, se tornam consequências, promovendo um crescimento mais sustentável e uma reputação positiva para a marca. 

5 estratégias de marketing para saúde

As estratégias de marketing para saúde são fundamentais para estabelecer uma presença sólida e impactante no mercado, promovendo a confiança dos pacientes e construindo relacionamentos duradouros. Veja seguir 5 estratégias para colocar em prática.

1. Produção de conteúdo relevante

A criação de conteúdo informativo e educativo é crucial para demonstrar a expertise da instituição ou profissional de saúde. Blogs, vídeos, infográficos e redes sociais podem ser utilizados para compartilhar informações relevantes sobre prevenção, tratamentos e temas de interesse do público-alvo. 

Acredite, esse é o primeiro passo para uma estratégia de marketing para saúde bem feita. Se preocupe primeiro em levar informação, e depois vender o seu produto ou serviço. Assim, você terá uma base de conteúdo bem construída e os clientes que chegaram até você terão mais confiança no seu trabalho. 

2. Humanização da marca

Humanizar a marca é essencial para conectar emocionalmente com os pacientes. Isso envolve destacar histórias de sucesso, mostrar a equipe de profissionais, e transmitir empatia e compaixão em todos canais de comunicação. Essa abordagem cria uma ligação mais pessoal e fortalece a confiança, afinal trata-se de um setor bastante emocional, já que estamos falando da vida de seres humanos. 

3. Atendimento ao paciente

A experiência do paciente é um fator determinante. Por isso, garantir um atendimento de qualidade, desde o primeiro contato até o pós-tratamento, é crucial para conquistar e manter a confiança. Respostas rápidas, comunicação clara e atenção às necessidades individuais contribuem para uma experiência positiva. Sem isso, nem a melhor campanha de saúde do mundo será capaz de trazer sucesso a sua empresa. 

4. Presença online

Se antes mídias tradicionais, fóruns e congressos eram suficientes para que a sua empresa fosse vista, isso mudou. Ter uma presença online robusta é imperativo nos tempos atuais, e isso inclui um site profissional, presença ativa em redes sociais e, se aplicável, a utilização de plataformas de agendamento online. Uma presença digital forte facilita a busca por informações e a interação com os pacientes.

5. Campanhas segmentadas

Desenvolver campanhas direcionadas a públicos específicos é uma estratégia muito eficaz em diferentes setores mas, principalmente, no marketing para saúde. Segmentar as mensagens, canais e interações de acordo com as necessidades e características de diferentes grupos de pacientes contribui para uma abordagem mais personalizada e eficiente, demonstrando que a sua empresa leva a saúde individual de cada um a sério. 

Canais de divulgação de marketing para saúde

A importância dos canais digitais, como e-mail, redes sociais, RCS e SMS, nas estratégias de marketing para saúde não pode ser subestimada. Esses meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos, no engajamento do público e na disseminação eficiente de informações relevantes. 

Conheça a seguir os principais canais e como cada um se destaca na construção dessa estratégia, que deve ser integrada, prezando sempre pela preferência dos clientes.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para engajamento. Publicar regularmente, interagir com os seguidores, responder a perguntas e comentários, além de compartilhar depoimentos e informações relevantes, ajuda a construir uma comunidade online e fortalecer a reputação.

Eventos

Apesar de não se sustentarem mais sozinhos, quando organizados e impulsionados por outros canais digitais os eventos presenciais ou virtuais, como workshops, palestras e webinars, oferecem oportunidades para educar o público sobre temas de saúde, promover a interação com profissionais da área e reforçar a imagem da instituição como uma fonte confiável de informação.

Mídias pagas

A inclusão de estratégias de mídias pagas potencializa as ações de marketing para saúde, colocando sua marca em destaque no Google e nas principais mídias sociais. A publicidade no Google, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para garantir visibilidade quando as pessoas procuram informações relacionadas à saúde. 

Campanhas de anúncios pagos podem ser direcionadas a palavras-chave específicas, como tratamentos médicos, especialidades ou procedimentos cirúrgicos, garantindo que a instituição ou profissional apareça nos resultados de pesquisa relevantes.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa para comunicação direta com pacientes. Campanhas de e-mail marketing permitem o envio de newsletters, atualizações sobre serviços, informações sobre eventos e promoções. Além disso, o e-mail é uma forma eficaz de fornecer lembretes de consultas, compartilhar resultados de exames e manter os pacientes informados sobre cuidados preventivos.

SMS

Mensagens de texto são extremamente diretas e têm altas taxas de abertura. As instituições de saúde podem usar SMS para enviar lembretes de consultas, fornecer informações sobre exames de rotina, enviar mensagens de promoção da saúde e até mesmo para coletar feedbacks dos pacientes. A simplicidade e rapidez das mensagens de texto tornam-nas uma ferramenta valiosa para manter a comunicação eficiente.

RCS

O RCS representa uma evolução nas mensagens de texto, oferecendo recursos avançados, como imagens, vídeos, botões interativos e opções de pagamento. Para a área da saúde, o canal pode ser utilizado para envio de mensagens mais ricas em conteúdo, como instruções pré e pós-operatórias, lembretes de medicamentos e até mesmo para agendamento de consultas.

Agentes virtuais de voz

Por fim, os agentes virtuais de voz estão transformando o cenário do marketing para saúde, proporcionando uma interação mais eficaz e personalizada entre instituições médicas e pacientes. Tais tecnologias baseadas em inteligência artificial, como chatbots e assistentes virtuais, oferecem suporte contínuo aos usuários. Isto é, desde a triagem de sintomas até o agendamento de consultas e follow-ups pós-tratamento. 

Ao proporcionar uma experiência 24/7, esses agentes virtuais não apenas melhoram a acessibilidade e conveniência para os pacientes, mas também fortalecem a eficiência operacional das organizações de saúde, contribuindo para uma abordagem inovadora e centrada no paciente no contexto do marketing para a saúde.

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Ao integrar esses canais às estratégias gerais de marketing para saúde, sua empresa pode personalizar a comunicação de acordo com as preferências individuais dos pacientes. Dessa forma, você garante uma abordagem mais eficaz e adaptada. E, a fim de gerar mais confiança, esses canais facilitam a interação em tempo real, promovendo uma comunicação mais ágil.

Então, se você ainda não adotou algum dos canais acima, a Pontaltech pode te ajudar. Além de um blog cheio de novidades sobre campanhas e dicas de marketing, nós temos uma plataforma completa de mensageria. Conheça nosso RCS, SMS, e-mail marketing e agentes de voz virtuais que podem contribuir para tirar todo o seu planejamento do papel. Fale conosco

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22 de fevereiro de 2024
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