Fevereiro roxo e laranja: tudo sobre as campanhas de saúde
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Tudo sobre as campanhas de saúde Fevereiro Roxo e Laranja

Conheça as campanhas Fevereiro Roxo e Laranja, saiba como incluir na sua empresa e os canais digitais para divulgá-la.
fevereiro roxo e laranja

Campanhas de saúde visam conscientizar a população em relação sobre a prevenção e o tratamento de algumas doença cada vez mais recorrentes. O segundo mês do ano, apesar de curto, possui duas campanhas que recebe o nome de fevereiro roxo e laranja, cores que chamam a nossa atenção para duas causas importantes. Mas, como criar campanhas para divulgá-las? Continue a leitura para descobrir estratégias e melhores canais para utilizar. 

Entenda quais são os temas das campanha de saúde para o mês de fevereiro e como incluí-la na sua empresa, contribuindo assim para a prevenção, diagnóstico e enfrentamento de doenças.

cores dos meses

O que é Fevereiro roxo e laranja?

O termo “fevereiro roxo e laranja” são duas campanhas de saúde com o objetivo de trazer ao debate público formas de prevenção e tratamento de doenças. Eles estão associados a campanhas de sobre quatro doenças específicas: leucemia (fevereiro laranja), lúpus, fibromialgia e Alzheimer (fevereiro roxo).

Durante todo o mês de fevereiro, organizações de saúde e grupos promovem ações voltadas para a divulgação de informações, arrecadação de fundos e conscientização sobre essas condições médicas. Nesse sentido, a comunicação eficiente é fundamental para que mais pessoas conheçam possíveis causas, formas de tratamento e principalmente, se há maneiras de evitá-las.

Promover e a disseminar o conhecimento sobre essas campanhas reduzir o estigma associado a essas condições. Além disso, ajuda a incentivar a solidariedade e o apoio às pessoas afetadas por cada uma dessas doenças. Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas campanhas e suas respectivas doenças: 

Fevereiro Roxo

A campanha fevereiro roxo teve origem em 2014, no estado de Minas Gerais, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Doenças crônicas como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, abordadas pela campanha, não têm cura, mas estratégias para controle dos sintomas estão disponíveis e permitem que os pacientes convivam com essas condições. Contudo, em todas elas, o diagnóstico precoce é crucial para atrasar e controlar os sintomas de forma eficaz.

Ainda pouco conhecida, a Fibromialgia é uma condição caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, com duração superior a três meses, sem evidência de inflamação nos locais afetados. Além da dor, os sintomas incluem sono não reparador, cansaço, distúrbios do humor (ansiedade e depressão) e alterações na concentração e memória. 

Já o Lúpus é uma doença autoimune crônica que causa períodos de exacerbação e remissão, levando o corpo a produzir mais anticorpos do que o necessário. Esses anticorpos excessivos atacam as células, resultando em inflamações em órgãos como rins, pulmões, coração, pele, articulações bem como o sistema nervoso. Embora não haja cura para o Lúpus, um tratamento adequado pode controlar e até mesmo eliminar os sintomas da doença. O dia mundial do Lúpus é no dia 10 de maio.

Por fim, a doença de Alzheimer é a principal causa de demência, caracterizada por um transtorno neurodegenerativo progressivo que resulta na deterioração das funções cognitivas e da memória. Ela se manifesta através do comprometimento gradual das atividades diárias, apresentando uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais. A perda de memória recente é um dos primeiros e mais distintivos sintomas da condição. 

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar a população sobre a Leucemia e a importância da doação de medula óssea. Trata-se de uma doença maligna dos glóbulos brancos, que envolve o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos para essa doença.

A cura para a Leucemia depende da doação de medula óssea, sendo a chance de compatibilidade em média uma em 100 mil. Portanto, aumentar o número de doadores é crucial para ampliar as possibilidades de encontrar medulas compatíveis. 

A doação de medula óssea é simples, exigindo que o doador esteja saudável, tenha entre 18 e 35 anos, e procure um hemocentro com documento oficial com foto. A coleta de apenas 5 ml de sangue identifica características genéticas que são cruzadas com os dados de pacientes necessitados. Se houver compatibilidade, exames adicionais são realizados.

Como incluir a campanha fevereiro roxo e laranja na sua empresa?

Divulgar a campanha fevereiro roxo e laranja representa um compromisso com a responsabilidade social e a saúde de toda comunidade, sejam eles clientes, pacientes, colaboradores, ou parceiros. A participação ativa na campanha não apenas promove uma imagem positiva da empresa, mas também fortalece os laços com todos que interagem com a sua marca, criando uma cultura corporativa que valoriza a solidariedade e a preocupação com o bem-estar coletivo. 

Essa iniciativa não apenas eleva a reputação da empresa, mas também pode inspirar outros a se envolverem em causas importantes de saúde pública. Mas, como incluir esse tipo de ação interna e externamente? Acompanhe nossas dicas: 

Conscientização Interna

Trazer o tema da campanha para dentro da sua empresa é o primeiro passo. Para isso, invista em treinamento para colaboradores explicando a importância da campanha e em materiais informativos, que promovam a compreensão sobre as condições abordadas no fevereiro roxo e laranja.

Você também pode preparar eventos especiais sobre o tema, como palestras de profissionais de saúde ou atividades físicas. Se a sua empresa tiver redes sociais internas, crie grupos ou fóruns para os colaboradores compartilharem informações, histórias pessoais e se envolverem na campanha. 

Comunicação visual

Aposte nas cores roxo e laranja na hora de criar a identidade visual das suas campanhas. Feito isso, utilize essa identidade em materiais internos, como murais, banners e e-mails corporativos e materiais externos, como outdoors, banners e displays em pontos de venda. Se aplicável, você também pode aplicar em embalagens de produtos. 

Redes sociais

As redes sociais da sua empresa são um ótimo canal para divulgar informações sobre a campanha fevereiro roxo e laranja. Então, utilize-as para compartilhar informações através de posts informativos, histórias inspiradoras e utilize hashtags relacionadas à campanha. Outra ideia é convidar parceiros, como ONGs e profissionais da saúde para realizar lives e levar ainda mais informações para os seus seguidores. 

E-mail

O e-mail é um ótimo canal digital para direcionar aos seus clientes informações ricas sobre a campanha fevereiro roxo e laranja. Além das informações sobre a conscientização das doenças em si, também é possível destacar a participação da empresa na causa, informando todas as ações construídas em prol da campanha. 

fevereiro laranja

RCS

Os recursos interativos do RCS são uma ótima ferramenta para enviar mensagens para os seus clientes sobre a campanha fevereiro roxo e laranja. Use carrosséis de imagens, vídeos e botões para compartilhar conteúdos que conscientizem sobre o Lúpus, Leucemia, Fibromialgia e Alzheimer. 

SMS

Com entrega direta e taxa de abertura altíssima, o SMS possibilita o envio de mensagens diretas para sua base de clientes. Por ser limitado em caracteres, crie mensagens claras, como links para o site da campanha ou, se a sua empresa estiver organizando eventos específicos para o fevereiro roxo e laranja, também é possível enviar lembretes por SMS para aumentar o engajamento.

Website e Lojas físicas

Adicionar banners, push notification, pop-ups ou até mesmo uma seção inteira dedicada no site da empresa para informações sobre a campanha é uma excelente estratégia. Artigos em blog, caso sua empresa possua um, também são ótimos para disseminar esse tipo de campanha. E, assim como o site é a vitrine da sua marca no digital, não deixe de ativar a campanha fevereiro roxo e laranja nas lojas físicas, caso possua, com decoração, materiais impressos, etc. 

Parcerias com Influenciadores

Criar ações em parceria com influenciadores ou personalidades que tenham afinidade com o fevereiro roxo e laranja ajuda a alcançar um público maior, humanizando a condição de saúde que está sendo abordada. É uma ótima maneira da sua mensagem ganhar ainda mais peso, e ajudar a conscientizar sobre prevenção e diagnóstico. 

Imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa nesse tipo de campanha, além de divulgar informações sobre o fevereiro roxo e laranja, também ajuda a mostrar o envolvimento da sua empresa com a causa. Por isso, informe para os jornalistas as principais ações que a sua marca está preparando ao promover essa campanha. 

Podcasts e Vídeos

Por se tratar de temas densos que demandam autoridade, o formato de conteúdo em áudio de vídeo pode ser um ótimo caminho. Você pode utilizar das parcerias com influenciadores, médios e ONGs para criar esse tipo de conteúdo. Além disso, conte com o SMS, RCS e e-mail para divulgar esse tipo de ação para seus clientes, deixando a campanha mais dinâmica. 

Gostou desse conteúdo? Fevereiro roxo e laranja é apenas uma das campanhas de conscientização que a Pontaltech já abordou aqui no blog. Se quiser conhecer os demais sobre esse tipo de campanhas, leia os artigo sobre as cores dos meses e descubra como inseri-las no seu calendário de comunicações. 

Por fim, conte com a Pontaltech na hora de enviar as comunicações para os seus clientes. Seja no fevereiro roxo e laranja ou em qualquer outra estratégia, temos os melhores canais digitais para impulsionar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Fale com nossos especialistas e descubra mais sobre nossas soluções e plataformas! 

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30 de janeiro de 2024
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