SMS pirata: como identificar e porque evitar - Pontaltech

Blog

SMS pirata: como identificar e porque evitar

O surgimento de novas opções de SMS no mercado é frequente. Aprenda como diferenciar o SMS bom do SMS pirata

Todo mundo está sempre atento ao celular, não é mesmo?! Basta chegar uma notificação para que a gente passe longos minutos navegando pela tela, lendo mensagens, vendo fotos e muito mais. Por isso, o celular tornou-se uma ferramenta importante para o relacionamento das marcas. A comunicação feita por SMS já é muito comum entre empresa e cliente, porém tamanha popularidade também traz problemas, como o SMS pirata.

Você sabe identificar um SMS pirata? Continue a leitura que a gente te conta como identificar e porque com o uso dele, todo mundo sai perdendo.

O SMS – Short Message Service, que significa Serviço de mensagens curtas – é a forma mais tradicional de envio e recebimento de mensagens por telefones móveis. Sua simplicidade e alto poder de alcance o posicionam como uma das tecnologias mais utilizadas na comunicação corporativa.

O surgimento de novas opções de SMS no mercado é frequente. Na busca incessante de se fazer mais com menos, empresas são sempre tentadas a avaliar e testar todas as alternativas disponíveis. Este processo pode ser trabalhoso e, na maioria das vezes, frustrante.

Afinal, existe uma forma mais fácil de distinguir um SMS bom de um SMS pirata?

A resposta é sim, existe! E é mais fácil do que você imagina. Nós preparamos algumas dicas que vão te nessa identificação:

1 – SMS Oficial

Em primeiro lugar, uma informação valiosa: não existe SMS bom ou ruim, rota boa ou ruim. O que existe é o SMS oficial .

Só há uma forma confiável de se entregar mensagens para o telefone de um assinante: por meio de sua operadora. Neste caso, quem garante a qualidade e velocidade é a própria operadora, não empresas terceiras.

Portanto, fique atento aos adjetivos: aquela “rota excelente” que estão te vendendo ou o “short code internacional de altíssima qualidade”. Essas são características que normalmente indicam o contrário do que prometem.

2 – Respostas e Devolutivas

É padrão das operadoras locais devolverem todas as respostas dos clientes (MO), assim como os status (DR) das mensagens.

Não acredite nas “rotas” que não entregam informações ou não aceitam todas as respostas.

3 – Preço

O custo do SMS é determinado pelas operadoras e o produto já é bastante maduro no mercado. Não existe milagre: as margens já são bastante apertadas.

Então, desconfie dos preços muito baixos, é muito provável que sejam bons demais para serem verdade.

Com o SMS Pirata sua empresa sempre sai perdendo

Além de criar uma imagem negativa para sua marca, o envio indiscriminado de mensagens sem autorização da pessoa que as receberá, feito pelo SMS Pirata, pode levar o seu cliente a abrir uma reclamação junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Não é nada fácil medir a qualidade de uma ação de SMS. Existem muitas variáveis e montar um processo estatisticamente perfeito é um desafio quase impossível. Mais difícil ainda é manter este crivo de qualidade em longo prazo.

Portanto, o recomendável sempre é escolher uma empresa confiável, com experiência e boa reputação no serviço de SMS para estabelecer um relacionamento duradouro. Experimente a sensação de se livrar da eterna desconfiança sobre a entrega efetiva das campanhas que sua empresa investe tanto tempo e dinheiro.

Se você quer saber mais sobre a diferença entre SMS Oficial e SMS Pirata, entre em contato conosco, nós somos um dos maiores provedores de SMS do país e temos muitos diferenciais, como uma plataforma completa e intuitiva, e um atendimento de excelência.

Nossos especialistas estão sempre prontos para ajudar, conte com nossa parceria para extrair os melhores resultados em suas campanhas!

17 de maio de 2021
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.