Com um relacionamento cada vez mais dinâmico e interconectado entre empresas e clientes, o envio de SMS continua a desempenhar um papel vital na comunicação instantânea. E para ter sucesso em 2024, compreender as melhores práticas que moldaram o cenário do envio de SMS é fundamental para o sucesso dos negócios.
Neste guia, trazemos uma visão prática que destaca estratégias essenciais para otimizar o envio de SMS em 2024. Vem com a gente e prepare-se para explorar as ferramentas e técnicas que serão tendência para alcançar uma comunicação mais eficiente e impactante através deste canal. Vamos lá?
O que é SMS?
SMS significa “Short Message Service”, ou Serviço de Mensagens Curtas, em português. É um serviço de comunicação reconhecido globalmente, que permite o envio e recebimento de mensagens de texto curtas entre dispositivos móveis, como telefones celulares. Conhecidas como “torpedo” nos anos 90, as mensagens de texto SMS são limitadas em comprimento, geralmente contendo até 160 caracteres.
Esse formato simples de comunicação tornou-se uma ferramenta valiosa para organizações de todos os tamanhos. Assim, permitiu às empresas se comunicarem de maneira simples, econômica e direta com os consumidores. Isso porque um SMS pode ser enviado e recebido por qualquer tipo de celular, independentemente da conexão à internet ou de especificidades técnicas, tornando-a uma opção versátil e acessível.
Embora tenha sido inicialmente desenvolvido como um meio de comunicação entre telefones celulares, com sua evolução, o SMS já é utilizado em várias outras aplicações, como serviços de autenticação de dois fatores, alertas de emergência e campanhas de marketing.
Envio de SMS para empresas
O SMS corporativo consiste no uso desse canal para fins comerciais, representando uma melhoria nas experiências dos consumidores que buscam uma interação mais ágil. Essa ferramenta possibilita que as empresas enviem mensagens breves, limitadas a 160 caracteres, seja para colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros, mantendo assim, uma presença constante na vida de quem interage com a sua marca.
Ao incorporar o SMS Corporativo, as empresas podem reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a comunicação de maneira abrangente. Além de oferecer agilidade, a mensagem se revela uma ferramenta eficiente para transmitir informações como avisos, bem como alertas, lembretes, status de pedidos, processos e transações. Mas, afinal, quais são os tipos de SMS que podem ser utilizados? Veja:
- SMS de Marketing: estratégia de marketing que envolve o envio de mensagens promocionais ou informativas para um grande grupo de pessoas.
- SMS de Confirmação ou Verificação (2FA): usado para autenticação de dois fatores, confirmação de transações ou verificação de identidade.
- SMS de Alerta de Emergência: utilizado por instituições governamentais, empresas ou serviços de emergência para alertar as pessoas sobre situações críticas, como desastres naturais ou eventos de segurança.
- SMS Interativo: permite a interação do destinatário com a mensagem, por meio de respostas específicas, votações ou pesquisas.
- SMS de Atendimento ao Cliente: ferramenta para oferecer suporte ao cliente por meio de mensagens de texto.
- SMS Transacional: mensagens automáticas geradas como resposta a uma ação específica do usuário, ou seja, transações, como confirmação de compra, envio de boleto bancário, atualização de status de entrega, etc.
Como fazer envio de SMS em massa?
O envio de SMS em massa é realizado através de ferramentas especializadas em serviços de mensagens em larga escala. Para isso, o primeiro passo é escolher uma plataforma de envio de SMS. Pesquise e selecione uma plataforma confiável que ofereça serviços de envio, condizentes com o orçamento e necessidades da sua empresa. Vale lembrar que você deve procurar por uma empresa broker oficial de SMS, que possui autorização das Operadoras e órgãos regulamentadores, ok?
Antes de tudo, escolhida a plataforma oficial, registre-se e certifique-se de estar em conformidade com as leis de proteção de dados e regulamentações de envio de mensagens em massa, como o opt-in do destinatário. Logo após, prepare uma lista de contatos para os quais deseja enviar, crie sua mensagem, agende o envio e aguarde os resultados.
Lembre-se de que o envio massivo de SMS deve ser feito de maneira ética e respeitando a privacidade dos destinatários. Certifique-se de obter consentimento quando necessário e evite práticas intrusivas, e mantenha a comunicação clara e objetiva, já que você terá poucos caracteres para passar a sua mensagem.
A seguir, conheça duas opções de envio de SMS em massa aqui na Pontaltech:
Pointer SMS
Se você está buscando uma ferramenta confiável para envio de SMS em 2024, o Pointer SMS é a resposta. O envio de SMS tem altas taxa de abertura e é ideal para empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Intuitiva, de alto desempenho e estratégica, a sua empresa terá disparos personalizados, garantia de entrega com confirmação de recebimento, painel de respostas, recência e respostas por e-mail em tempo real, assim como a classificação automática de respostas, suporte online e presencial, rotas oficiais, segurança de dados e muito mais!
Nós somos homologados com todas as Operadoras do Brasil. Isso significa que temos a permissão para enviar SMS em massa respeitando todas as regras existentes, assim, garantimos a entrega das mensagens de forma segura e com relatórios completos.
Com a Pointer SMS você envia mensagens pela nossa plataforma ou faz uma integração simples com o seu sistema CRM, utilizando APIs. Pensa que acabou? Claro que não! Nossa plataforma é realmente completa e oferece relatórios customizados, controle de orçamento, higienização automática da base de dados, assim como gerenciamento das opções de classificação e bloqueio. Conheça hoje mesmo!
5 estratégias de envio de SMS em massa para 2024
Spoiler: todas as estratégias e ferramentas listadas estão disponíveis aqui, na Pontaltech!
1. SMS Phygital
A estratégia phygital visa integrar o mundo digital e físico para aprimorar a experiência do cliente. Sendo assim, o SMS phygital pode impulsionar diversas estratégias, incluindo notificações por localização, programas de fidelidade, pesquisas de satisfação, atualizações de status de pedidos e integração com a tecnologia Scan & Go. Essas abordagens proporcionam comunicação eficiente e inovadora, fortalecendo a relação com os clientes e otimizando processos de vendas.
2. Envio de SMS com link de calendário
O SMS Calendar possibilita que empresas enviem lembretes e notificações aos clientes por meio de SMS, abrangendo compromissos, eventos e campanhas sazonais. Os lembretes são agendados previamente, incluindo detalhes como data, hora e local. Aliás, essa ferramenta proporciona uma solução simples e prática que não requer a instalação de aplicativos adicionais pelos clientes. Sua compatibilidade com todos os dispositivos móveis faz do SMS Calendar uma opção acessível para empresas de todos os tamanhos.
3. Analise o funil de vendas do SMS
Você sabia que é possível rastrear cada clique do seu site vindos de um SMS, obtendo dados sobre funil de conversão, sistema operacional, IP e localização? O SMS Pointer Tracking é uma tecnologia que de track de rastreio da navegação por links em mensagens de texto, permitindo assim que as empresas acompanhem o comportamento dos clientes.
Além disso, essa tecnologia também possibilita o acompanhamento de métricas e KPIs relacionados à navegação por links em mensagens de texto, incluindo o número de cliques, tempo de navegação na página de destino e o número de conversões. Esses dados proporcionam insights valiosos para enriquecer mais ainda sua jornada de envio de SMS.
4. Crie réguas de comunicação com SMS
Chega de desperdiçar tempo e dinheiro. Saiba que é possível criar réguas de comunicação automatizadas de SMS, inclusive mesclando esse canal com outros, como e-mail, por exemplo? Isso é feito na plataforma Maestro, um workflow inteligente que melhora a experiência dos clientes e integra todos os canais de comunicação que sua marca precisa.
Portanto, com essa ferramenta, sua empresa tem total liberdade para criar réguas de relacionamento, segmentando os públicos e definindo as mensagens e os canais. Além de organizar e controlar a base recorrente, você poderá acompanhar o disparo e a efetividade das ações, tendo acesso, de forma customizada, a todos os dados e indicadores pré-selecionados, conforme sua necessidade.
5. Easy RCS
Quer potencializar as suas campanhas de uma forma simples e que trará resultados que você jamais imaginaria para a sua empresa? Você precisa conhecer o Easy RCS, um sistema que permite o envio de SMS e RCS automaticamente em uma mesma campanha. O preço não muda e seus clientes terão acesso a suas experiências de mensagens, dependendo do sistema operacional que possui.
Envie mensagens em um perfil dedicado e sem restrição de caracteres especiais. Dispare simultaneamente o RCS Basic para os aparelhos que aceitam essa opção, e do mesmo modo, SMS comum para os demais sistemas operacionais. Demais, não é mesmo?
6. RCS Basic: o que é?
O RCS Basic é a versão básica do Easy RCS, um avançado serviço de mensagens lançado para revolucionar a forma como enviamos textos. Ele se assemelha a um SMS comum, mas chega de forma exclusiva e verificada pela marca, acompanhada de uma página de destino acessível pelo logo da empresa para mais informações.
Essa abordagem inovadora constrói confiança entre marca e consumidor, oferecendo conteúdo altamente seguro com criptografia. Dessa forma, a criação de um perfil comercial seguindo padrões de segurança do Google reduz os riscos de fraude, proporcionando uma experiência superior ao usuário.
Os smartphones Android mais recentes já possuem esse recurso ativado, enquanto em modelos mais antigos é necessário habilitá-lo. Aliás, é importante destacar que a Apple anunciou que passará a incorporar o protocolo RCS no sistema operacional iOS em 2024. Mas para garantir a entrega em dispositivos que ainda não suportam RCS, a solução é o envio automático de SMS como alternativa confiável. Vale muito a pena conhecer!
7. Conheça ainda: RCS Single e Conversacional
Por fim, para quem quer utilizar os recursos do RCS como banner com link ou botões, a versão “single” é o modo de fazer disparos únicos de forma multimídia. Já para quem quer montar um fluxo conversacional com RCS, basta utilizá-lo como um canal de atendimento e interação para jornadas completas. Dessa forma, integre a experiência de chatbot com fluxos de conversação e respostas digitadas ou por botões.
E então, viu como o envio de SMS pode ir muito além do que você imaginou? Em 2024, invista em oferecer uma experiência diferenciada para o seu cliente nesse canal de comunicação. Conte com a Pontaltech para implementar novas estratégias e diferencie-se da concorrênci.! Fale com nossos especialistas!