Copa do Mundo e Black Friday 2022: qual a influência nas vendas?
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Copa do Mundo na Black Friday 2022: qual será a influência nas vendas?

Entenda a reação do mercado sobre a Black Friday 2022 que vai acontecer ao mesmo tempo da Copa do Mundo. Veja dicas para preparar seu negócio
copa do mundo black friday

Que a Black Friday é uma data importante para o varejo, isso todo mundo já sabe! Mas, como será o comportamento do mercado de varejo, uma vez que a data promocional mais importante do ano vai acontecer ao mesmo tempo que a Copa do Mundo? O chamado “super trimestre”, que contará com Black Friday, Copa do Mundo e Natal é uma oportunidade única para as vendas da sua empresa.

Para aumentar a conversão em vendas, será preciso muito planejamento e inovação para se adequar a um período sazonal nunca antes visto no varejo! Para a Black Friday 2022, alguns setores diretamente ligados à Copa do Mundo enxergam um benefício claro. Categorias como alimentos, bebidas, artigos esportivos e eletrônicos estão em vantagem mas, isso não significa que os demais não vão performar. O segredo é saber o que fazer com base no que os clientes esperam! 

Se você também quer saber como será a influência da Copa na Black Friday, veio ao lugar certo! Neste conteúdo, entenda o que os consumidores estão pensando, como as empresas estão se preparando, e o que você pode esperar de resultados. Continue a leitura para chegar mais confiante e preparado em Novembro.

Tendências do mercado na época da Copa do Mundo e Black Friday

Começando no dia 20 de Novembro, a pergunta feita por todos é: Como a Copa do Mundo vai afetar a Black Friday 2022? O primeiro passo para responder essa questão é entender o sentimento dos consumidores em relação a esse período, considerando o comportamento do consumo. Para isso, uma série de pesquisas estão sendo realizadas, e nós vamos trazer algumas análises e insights para você, com base nesses dados. 

Segundo um estudo realizado pelo Google, a intenção de compra na Black chega a 71%. O número representa 29% de crescimento em relação ao ano passo, o que mostra que, apesar do contexto atípico, a Black Friday ainda é muito aguardada pelos consumidores, que querem comprar mais barato. Entre as categorias mais citadas estão roupas e acessórios, eletrodomésticos, livros e papelaria, calçados, celulares e eletroportáteis. Destaque para a intenção de compra por produtos como bebidas, alimentos, esporte, moda e eletrônicos/eletroportáteis, que serão altamente potencializados pela fusão Copa e Black.

Mas, é agora que vem a parte mais interessante: 50% dos entrevistados declararam que farão compras na Black Friday 2022 para se preparar para a Copa, independentemente da categoria. Para as empresas, esse é um número importante e um insumo adicional na hora de fazer suas campanhas de marketing. Além do atributo preço, já conhecido na Black Friday, as empresas poderão trazer em suas comunicações a Copa do Mundo como um motivo a mais para as compras. 

Como criar estratégia de vendas para a Copa do Mundo e Black Friday 2022?

Uma preocupação que a Copa na Black Friday trouxe ao mercado de varejo é em relação ao desempenho das vendas durante os jogos do Brasil. Isso porque, o primeiro jogo acontece na quinta-feira que antecede a Black Friday, um dia que já costuma ter um alto fluxo de compras, visto que a maioria das marcas antecipam a Black Friday. Segundo o Google, não é necessário preocupação. Apesar de existir uma queda de vendas durante os jogos do Brasil, esse volume será rapidamente superado nos horários e dias posteriores. 

Existem muitas estratégias a serem pensadas para a Copa do Mundo e Black Friday 2022. A seguir, separamos 4 dicas para te ajudar a criar uma estratégia de vendas para esse momento. Confira! 

Mobile first

Se a sua empresa ainda não oferece uma experiência mobile completa, saiba que essa promete ser uma Black ainda mais mobile, já que as pessoas estarão mais tempo fora de suas casas, reunida com amigos, e usarão o smartphone como principal canal para encontrar promoções e realizar suas compras. 

Por isso, independentemente do seu segmento e porte, não espere mais para se adequar ao “futuro”. O “consumidor mobile” já é uma realidade, então invista toda a sua energia em uma jornada de compra mobile e não perca vendas em Novembro. 

Direcione a publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, 68% do público está disposto a participar de ativações de publicidade durante os jogos da Copa do Mundo. 75% das pessoas citaram cupons promocionais como a ativação mais aguardada, seguido de descontos por QR Code, com 55% e antecipação de ofertas, com 40% dos votos. 

A questão sobre antecipar ou não promoções, vai depender muito do segmento do varejista, já que o consumo vai acontecer bem diferente esse ano. Por exemplo, para quem trabalha com bebida e comida, será fácil fazer comunicações promocionais na hora do jogo. Agora, para quem vende produtos de beleza, geladeiras ou lingeries, por exemplo, o ideal é ofertar antes da Black Friday. 

Sabendo disso, muitas empresas já começaram a antecipar a Black Friday de 2022, com as ações promocionais na semana do cliente, ou ao longo do mês de Outubro. Cabe a você julgar se o seu produto ou serviço tem fit com a Copa do Mundo e pode ser comunicado de forma natural durante o período de jogos. 

Canais de comunicação

Os canais de comunicação digital no varejo serão os seus melhores amigos nessa Black Friday. Eles são excelentes para manter uma comunicação ativa em meio a concorrência. Por isso, empresas que já fazem um bom uso deles, tendem a ser mais lembradas em períodos como a Black Friday, utilizando a data apenas para reforçar suas ações promocionais e atendimento ao cliente. 

Os meios tradicionais de publicidade e mídia além de terem um alcance limitado, ficarão ainda mais restritos aos grandes anunciantes durante o período, com altos preços devido a junção das suas datas. Como vimos anteriormente, esse período promete ser mais mobile do que nunca. Sendo assim, os seus consumidores estarão super conectados em notícias sobre a Copa do Mundo e promoções da Black Friday 2022. Planeje-se para chamar a atenção deles por meio dos canais digitais. 

SMS, WhatsApp, RCS e e-mail marketing são algumas das suas opções. É hora de sair da caixa e pensar em ações especiais, dignas do momento sazonal que iremos viver! Que tal programar um chatbot para que, a cada gol do Brasil, dispare cupons promocionais por SMS ou RCS para a sua base de clientes? São esses os tipos de ações que você precisa planejar para surfar essa onda única e nunca antes vista que é a Black Friday com a Copa do Mundo. 

Outras tecnologias para Copa e Black Friday

As pesquisas mostram, como você viu anteriormente, exatamente o que os consumidores querem: cupons, ofertas via QR Code e etc. Então, dê isso para eles através de comunicações bem elaboradas nos seus canais digitais. Além disso, no tópico acima você pode ver que, para alguns segmentos, pode ser interessante a antecipação de algumas ofertas. 

Para isso, utilizar os canais de comunicação são fundamentais, já que os clientes não têm como saber que a sua empresa decidiu antecipar as ofertas. Por isso, use e abuse dos canais digitais e faça com que as novidades cheguem para a sua base antes da data oficial do evento. 

Lembre-se também de não utilizar os meios digitais apenas para ofertar produtos e serviços. Eles também servem para dar autonomia e agilidade no atendimento dos consumidores, através de agentes de voz virtual e chatbots, por exemplo. Com uma alta demanda de pedidos, o seu atendimento pode ficar sobrecarregado nesse período. Contar com a tecnologia em uma hora dessas é a solução mais barata e efetiva para a sua empresa. Utilize estratégias de SAC digital e escale seu atendimento.

Benefícios da Copa do Mundo na época da Black Friday

De forma geral, o mercado de varejo tem uma oportunidade única nas mãos. A Copa na Black Friday 2022 mostra um potencial enorme de conversão em vendas em todos os segmentos, basta saber quem vai aproveitar essa chance com uma ajudinha da tecnologia, dos canais digitais e claro, da importância mundial de um evento como a Copa do Mundo! 

Planejar as ações com antecedência é o segredo das grandes empresas. Mas, saber dar vazão às suas ações através dos canais digitais é o que realmente fará com que a sua marca se diferencie das demais, e se destaque em um período de tanta competitividade. Vá além da comunicação promocional e proporcione uma jornada de compra fluida, desde a primeira interação, até o pós venda. 

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Se você quer uma ajudinha para fazer isso, conte com a Pontaltech! Oferecemos uma plataforma completa que conecta empresas de diversos segmentos, pessoas e tecnologia. Somos especialistas em canais de comunicação como SMS, Chatbot, RCS, Agente Virtual de Voz e mais. 

Fale com um de nossos consultores e entenda como as nossas soluções podem te ajudar a fazer dessa Black Friday 2022 um grande evento de vendas para a sua empresa. Por aqui, enxergamos a Copa na Black Friday como uma oportunidade única para elevar o relacionamento da sua marca com os seus clientes, aumentando a conversão em vendas, a fidelidade dos seus consumidores e claro, a satisfação dos seus clientes.

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18 de outubro de 2022
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