Procurando por segredos sobre conversão em vendas na Black Friday? O Igor Castro, nosso Diretor de Produtos contou ao Portal Segs sobre um canal que vai aumentar 40% das suas conversões, seja no varejo físico ou digital. Clique para ler na íntegra, ou acompanhe um resumo a seguir.
A Black Friday é uma data muito importante para o mercado global de varejo, pois se trata da época de aumento significativo das vendas. Mesmo em meio a concorrência, o planejamento cuidadoso das ações e as ferramentas são fundamentais para proporcionar boas experiências ao consumidor. Como exemplo, o RCS pode ajudar as marcas com este objetivo.
Esta data chegou em moldes diferentes no Brasil, já que ao invés de um único dia, estende-se para dias e semanas. Segundo o Relatório Black Friday 2021, o faturamento nacional no período foi de R$ 5,41 bilhões, com crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Diante deste cenário de oportunidades, marcas que aproveitam os canais de comunicação de forma inteligente, tendem a fidelizar mais seus clientes. Aliás, geralmente o perfil de consumidor é mobile, e cada vez mais há a necessidade de comprar de forma rápida e sem empecilhos.
Como aumentar a conversão de vendas na Black Friday 2022?
A fim de aumentar o número de conversões, o RCS é um canal que pode conduzir a estratégia de vendas, bem como o engajamento do cliente. Isso porque a mensagem pode ser personalizada e incorporar recursos multimídia.
Carrosséis de imagem, vídeos, gifs e recursos de chat podem promover uma jornada de compra muito mais atrativa, e em um único canal. Já que o mercado do varejo aposta em estratégias omnichannel, o RCS é um canal completo para este fim.
Benefícios do RCS para o varejo na Black Friday
Para além de fortalecer o relacionamento entre marca e consumidor, o sistema RCS promove credibilidade, segurança e agilidade para o consumidor. Aliás, a cibersegurança é um diferencial do sistema que tem como obrigatoriedade ter perfis verificados pelo Google. Este selo, contudo, garante que o protocolo seja saudável, livre de fraudes e práticas de phishing.
Outro benefício é que o protocolo é atrativo para as marcas por oferecer novas possibilidades de divulgação. Os vídeos são os conteúdos que ganham cada vez mais importância aos usuários, sendo assim, conteúdos sobre os produtos podem ajudar a convencer a finalizar a compra.
A partir do interesse do consumidor, uma boa prática é enviar link e cupom de desconto para traquear a jornada de compra. Dessa forma, esses gatilhos ajudam a finalizar o processo ao ser melhor conduzido.
Recursos multimídia como o do RCS tornam as mensagens mais interativas e aumentam em 40% a conversão, de acordo com a Upstream. Ainda que haja uma grande expectativa do mercado quanto a venda online, é importante destacar que este recurso pode ajudar o offline. Ou seja, além de uma estratégia digital, ela pode ser física ou se inserir de forma figital.
Por fim, todas as estratégias devem entender os canais de compra, de comunicação, pontos de conversão, perfis e jornada de compra. Os caminhos devem ser pensados em conjunto, mas, entender as possibilidades que um canal como o RCS pode oferecer.
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