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Transformação digital no relacionamento com os clientes

Veja o impacto da transformação digital no atendimento ao cliente e com sua empresa pode se destacar para atrair e fidelizar consumidores.

O termo transformação digital vem sendo muito usado nos últimos anos. Ele representa uma série de mudanças de processos nas empresas, que estão substituindo o manual pela automação. Além de reduzir custos e automatizar processos, esses avanços têm um importante impacto na satisfação e no relacionamento com os clientes. 

Com uma renovação profunda no atendimento, a transformação digital tem sido o caminho para que empresas do século 21 se adaptem aos novos comportamentos do consumidor, resolvendo problemas e solicitações de maneira dinâmica e eficiente. Se identificou com o tema e quer entender melhor como tudo isso funciona?

Continue a leitura porque nós preparamos um conteúdo para você ficar por dentro de tudo o que envolve transformação digital. Descubra não apenas o que de fato é transformação digital, mas também como é possível aprimorar a experiência do cliente com relacionamentos mais duradouros por meio da tecnologia. Acompanhe! 

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo permanente de investimentos em tecnologia por parte das empresas de todos os tamanhos, a fim de melhorar os seus resultados. Com um mercado cada vez mais competitivo, utilizar tecnologias avançadas se tornou o meio para que as marcas correspondam às expectativas de clientes que estão mais críticos e exigentes. 

Existem alguns fundamentos da transformação digital que guiam esses processos. São eles: digitalização em todos os níveis da organização, redução de custos por meio de soluções inteligentes, agilidade nos processos, desburocratização, democratização do acesso à informação, facilidade, comodidade e conforto para o consumidor. 

Sendo assim, um dos exemplos mais comuns da transformação digital vem acontecendo dentro da área de atendimento ao consumidor. As interações entre empresa e cliente são otimizadas através do uso de tecnologia, o que contribui não só para a imagem da marca, como também na satisfação e fidelização

Investimentos na área de atendimento, como o uso de chatbots, inteligência artificial e processos automatizados, são responsáveis pela aceleração dos resultados de diversas empresas. Quer saber mais sobre o impacto da transformação digital no relacionamento com os clientes? Então continue a leitura! 

Como a transformação digital impacta no relacionamento com os clientes?

Segundo um estudo realizado pela Microsoft em países como Brasil, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, 97% dos consumidores afirmam que o atendimento ao cliente é o que define sua escolha de fidelização. Ou seja, oferecer um atendimento que corresponda às expectativas do seu público não é mais uma estratégia, mas sim, uma obrigação para manter um bom relacionamento. 

Outro dado importante mostra que 86% dos consumidores já foram para a concorrência pelo mau atendimento que receberam. Mas, quais seriam as maiores queixas dos clientes sobre serviços de atendimento? Se você pensou em tempo de espera e dificuldades com o histórico de compra, acertou! 

No momento do atendimento, 72% dos entrevistados esperam que a empresa tivesse em mãos todas as informações sobre o seu histórico desde o início, para evitar a repetição de informações ou a transferência para outros atendentes.

Já sobre o tempo de espera, apenas 57% apontam estarem dispostos a esperar de 1 a 5 minutos para ser atendido. E esse número cai para 11% quando o tempo de espera sobe para 10 minutos. 

Com consumidores cada vez mais informados, exigentes e seletivos, a transformação digital deve ter foco no cliente. Só assim será possível garantir que a tecnologia otimize os pontos de contato com o consumidor, elevando sua satisfação e engajamento. 

Dicas de como aprimorar a experiência com cliente por meio da tecnologia

Agora que você já sabe da importância da transformação digital para o relacionamento com o seu cliente, conheça as principais tendências: 

Implemente chatbots

O chatbot é uma solução para otimizar o atendimento, pois ao diminuir o tempo de espera, as taxas de resolução de chamados aumentam. A estratégia pode ser usada em diferentes canais como SMS, redes sociais, site ou WhatsApp, de acordo com a necessidade. 

Com esse software programado para aprender e reproduzir fluxos de conversas humanas, a sua empresa estará pronta para atender clientes 24 horas por dia, 7 dias na semana, com agilidade e qualidade que só um robô é capaz de oferecer. 

Invista no atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel não só oferece uma série de canais de contato com a sua empresa, como também possui integração entre eles. É uma forma de evitar que o seu cliente tenha que repetir todo o histórico anterior, ou ser transferido para outro canal de atendimento. 

Dessa forma, o contato com o cliente ganha eficiência e promove uma experiência positiva, por meio de diferentes canais que “conversam” entre si.

Aposte em um atendimento personalizado

Os clientes precisam se sentir únicos e especiais. Por isso, o atendimento personalizado vai além da tecnologia, e trata-se de uma transformação prática na cultura da empresa. Desde o ponto de venda, até nos canais digitais, personalize o atendimento e pratique a escuta. Chame seu cliente pelo nome e mostre interesse na resolução de eventuais problemas. 

Empresas ganham a confiança de seus clientes não apenas quando oferecem uma jornada sem problemas, mas principalmente resolvem problemas de forma humana.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Pontaltech você encontra sempre as novidades sobre relacionamento com cliente e tecnologia! E, se você sentiu que precisa acelerar a transformação digital na sua empresa, nós temos a solução! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções para canais de comunicação podem te ajudar nesse processo! 

27 de maio de 2022
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