Como sempre falamos por aqui, a experiência do cliente não termina após a compra. Aliás, o maior “peso” na satisfação do cliente está no pós-venda, e isso envolve, entre outras ações, uma muito simples: o rastreamento de produtos. Trazer mais transparência para o processo de compras faz toda diferença e é benéfico que muitas empresas nem imaginam.
Continue a leitura para acompanhar os benefícios de oferecer o rastreamento de produtos aos seus clientes, quais as boas práticas para essa ação e, claro, quais os canais mais eficazes para você enviar esse tipo de comunicação. Vem com a gente e tire todas as suas dúvidas! Vamos lá?
Como funciona o rastreio de produtos?
O rastreio de produtos é um sistema que permite acompanhar o trajeto de uma encomenda ou produto desde o momento em que é despachado pelo vendedor até sua entrega ao destinatário. Sendo assim, fornece informações detalhadas sobre o status e a localização da mercadoria durante todo o percurso.
Mas, talvez você esteja se perguntando: Como rastrear um produto de uma transportadora? O funcionamento do rastreio de produtos pode variar dependendo da empresa de transporte ou da plataforma de e-commerce utilizada, mas você pode facilmente ter acesso aos dados para comunicar ao cliente através de integrações.
A seguir, vamos entender como fazer o rastreamento de produtos? Conheça o processo padrão que envolve os seguintes status:
- Emissão do código de rastreio: após o despache, o produto é rasteado por meio de um código.
- Atualização de status: à medida que o pacote é movimentado, as informações são registradas no sistema da transportadora ou plataforma de e-commerce.
- Acesso às informações: geralmente, essa etapa é feita através de um site ou aplicativo da empresa de transporte. o cliente pode acessar as informações de rastreamento usando o código fornecido pela sua empresa.
- Envio de notificações: a sua empresa pode, pró-ativamente, enviar notificações a cada mudança no status, lendo automaticamente o rastreamento da transportadora.
- Entrega ao destinatário: quando a encomenda é entregue com sucesso, o status é atualizado para “entregue” ou algo semelhante, indicando que o produto foi recebido pelo destinatário.
Benefícios do rastreamento de produtos
Sejam clientes já habituados a comprar online, ou não, o rastreamento de produtos é uma etapa essencial. Com objetivo de ajudar o consumidor a passar pela fase de espera com mais tranquilidade, o rastreamento de produtos tem diversas vantagens, vamos conhecer algumas delas a seguir:
Diminui a ansiedade
Mesmo com uma data de entrega em mente, o consumidor acaba ficando ansioso para receber o que comprou. Por isso, o rastreamento de produtos é de grande ajuda e, além de acalmá-lo, também passa segurança de que o pedido que ele fez com você está sendo tratado com atenção.
O rastreamento de produtos te dá a possibilidade de avisar o cliente sobre cada nova atualização do status do pedido, além de fornecer o código de rastreio para que ele mesmo faça o acompanhamento por conta própria, se quiser.
Ajuda na adaptação das compras online
Pode não parecer, mas muitos brasileiros estão começando a fazer compras pela internet agora. O rastreamento de produtos ajuda a tornar a transição da compra física para a online mais fácil, proporcionando a sensação de segurança e confiança que a compra física nos dá ao sairmos da loja com o que acabamos de pagar.
Passa credibilidade
Uma das maiores dificuldades de quem vende à distância e online é conquistar credibilidade. E, mais uma vez, o rastreamento de produtos pode ser uma ajuda a mais nesse processo, já que ele assegura aos clientes que eles receberão seus produtos no prazo combinado.
Se a entrega ocorrer sem problemas, acontece a divulgação orgânica e a reputação online da loja. Assim, o lojista pode acelerar esse processo incentivando os usuários a avaliarem tanto o produto quanto a loja virtual. E acreditem: a transparência na entrega conta muitos pontos!
Antecipa de problemas
Uma grande vantagem do rastreamento de encomendas é poder identificar movimentações estranhas e agir rapidamente para evitar problemas maiores.
Nesses casos, é fundamental ser proativo e comunicar o cliente antes que ele perceba por si. Diante de um contratempo assim (que acaba acontecendo mesmo nas melhores operações), o mínimo que o consumidor espera é receber informações e apoio da sua marca, sem precisar ficar entrando em contato com você para saber o que aconteceu.
Reduz custo com novas tentativas de entregas
Quando o cliente acompanha a movimentação da sua encomenda com uma ideia de quando ela vai chegar, tudo fica mais fácil! Ele pode se organizar para recebê-la pessoalmente ou avisar alguém para ficar no seu lugar. Ou seja, uma simples mensagem de rastreamento transportadora é capaz de evitar dificuldades na entrega, que não são legais nem para o cliente, que precisa esperar mais tempo, e nem para você, pois pode gerar custos extras.
Boas práticas no rastreamento de produtos
Não basta apenas disponibilizar o rastreamento de produtos. É preciso comunicar essa ferramenta para que os seus clientes a utilizem. Então, vamos ver algumas boas práticas? Acompanhe!
Tenha clareza na comunicação
Vamos lá! Se você colocou um sistema de rastreamento em seu site ou aplicativo, é crucial que a seção esteja bem visível e fácil de encontrar para seus clientes. Senão, você vai acabar respondendo mil vezes à mesma pergunta: “Onde posso ver o status do meu pedido?” O primeiro passo é deixar essa seção em um lugar bem visível e conveniente para seus clientes.
Outra coisa legal é enviar notificações proativas de mudanças no status do pedido. Por exemplo: “produto despachado”, “produto em entrega”, “troca recebida e processada”. Assim, seus clientes se sentirão bem informados e confiantes durante todo o processo, o que ajuda na relação deles com sua empresa.
E não esqueça, seja bem claro e descritivo nas informações que você fornece. Nada de fazer seus clientes ficarem procurando a resposta! Especifique o que foi comprado, o prazo de entrega estimado, o status atual do pedido. Desa forma, dê um código de rastreamento para eles acompanharem o andamento da entrega sempre que quiserem. E se houver algum contratempo, explique de forma simples. Seus clientes vão adorar a atenção e clareza que você oferece!
Escolha os canais certos
Para manter o cliente super bem informado sobre o status do pedido, é essencial saber quais canais ele prefere e onde essa informação seria mais útil. Por exemplo, a maioria dos e-commerces brasileiros envia um e-mail de confirmação de pagamento, o que é ótimo para uma primeira comunicação. Assim, você pode incluir mais detalhes e manter tudo organizado em um só lugar.
Mas olha, contar apenas com esse canal pode não ser a melhor ideia. Os clientes estão cada vez mais abertos a receber informações de empresas em outros lugares, como SMS e até no RCS Message. Isso ajuda a personalizar ainda mais a experiência deles e garante que eles se sintam confiantes e satisfeitos com a sua marca, sem perder nenhuma comunicação sua.
Vamos ver mais nos detalhe como funciona o disparo de SMS e o RCS para mensagens de rastreamento de produtos? Então vem com a gente!
SMS e RCS para o rastreamento de produtos
O SMS e o RCS são ferramentas incríveis para manter os clientes bem informados sobre o rastreamento dos produtos que compraram. Na gestão de operações logísticas, o disparo automático de SMS é usado para melhorar a produtividade e o nível de serviços, reduzir riscos e custos.
É uma maneira prática e eficiente de proporcionar uma experiência de entrega transparente e de alta qualidade. Além disso, através desses canais, é possível enviar notificações proativas para os clientes, informando sobre mudanças no cronograma de entrega ou atrasos inesperados. Isso ajuda a manter uma relação de confiança com eles, mostrando que a sua marca está sempre comprometida em mantê-los informados sobre o status de suas compras.
Com o SMS, o seu negócio pode enviar atualizações rápidas e diretas sobre o status do pedido, desde a confirmação de pagamento até a saída da encomenda para a entrega. É um canal super conveniente, e evita que os clientes tenham que ficar entrando em contato com você em busca de uma informação tão simples como essa, não é mesmo? E melhor, o SMS alcança todos os clientes, independentemente do tipo de smartphone que utilizem.
Por outro lado, com o RCS é possível enviar mensagens mais interativas, com fotos, botões e até mesmo vídeos. Isso permite que os clientes acompanhem visualmente o trajeto de seus pedidos de uma forma mais atraente e engajadora. A experiência se torna mais rica e completa!
Está esperando o que para investir no rastreamento de produtos aí na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e implemente SMS e RCS para se comunicar com os seus clientes e dar mais transparência no rastreamento transportadora.