Agente virtual para call center: entenda os benefícios | Pontaltech

Blog

Agente virtual para call center: entenda os benefícios

Que tal otimizar a operação do seu call center? O agente virtual de voz funciona como localizador, negociador ou de forma personalizada. Saiba mais!

Utilizar um agente virtual de voz no call center se tornou uma maneira de manter a qualidade dos atendimentos, já que os hábitos dos consumidores mudaram. Para atendê-los agora, é preciso de muito mais agilidade, precisão e eficiência. Mas, como fazer isso trabalhando da mesma maneira?

Os agentes digitais são a solução tecnológica que as empresas encontraram para atender as necessidades de comunicação. Eles são capazes de oferecer um atendimento personalizado e com muito mais autonomia para os clientes. Por isso, tem sido uma aposta de sucesso para os call centers que querem continuar prestando um bom atendimento ao público. 

Quer entender o que são os agentes virtuais e quais os benefícios para o seu call center? Acompanhe a leitura, conheça nossa plataforma e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos lá? 

O que é um agente virtual de voz?

Devido a alta demanda nos call centers, aumentar a velocidade dos atendimentos sem perder a qualidade sempre foi um desafio, além de necessário. Para solucionar essa demanda, o agente virtual de voz une a tecnologia e a comunicação humanizada que automatiza fluxos de diálogos por telefone.

Basicamente, essa inteligência artificial é um robô que torna o atendimento mais dinâmico. Ele é capaz de manter conversas com o cliente de forma personalizada, utilizando um dicionário semântico e mapas mentais para interpretar as frases. Dessa forma, o agente virtual de voz ajusta a sua linguagem de acordo com o perfil do cliente e o tom de voz da marca, criando interações cada vez mais eficientes. 

O grande diferencial dessa tecnologia é a sua poderosa capacidade de reconhecimento de voz. Isso faz com que os agentes consigam atender um grande número de clientes ao mesmo tempo, o que é ótimo para uma operação em larga escala. Além de identificar as perguntas e respostas dos clientes, eles também são capazes de resolver problemas pré-programados, que orientam a uma resolução. Caso não seja possível, o robô encaminha o cliente para um atendimento humano.

Tipos de agentes virtuais para call center

Existem alguns tipos de agentes virtuais, de acordo com o objetivo dos atendimentos. São eles: 

  • Agente localizador, que tem como objetivo encontrar os contatos certos dentro do mailing, de maneira ágil e eficiente;
  • Agente negociador, configurado para fazer a negociação de dívidas e apresentar condições de pagamento, conforme o andamento da conversa;
  • Agente de aviso, que funciona de maneira preventiva garantindo que o cliente não se esqueça de um pagamento;
  • Agente personalizado, configurado de acordo com as necessidades do seu call center. Entre as opções estão: cobrança, vendas ou SAC. 

Demais, não é mesmo? A operação do seu call center ficará muito mais potente com esse recurso extra! Então, que tal conhecer todas as vantagens do agente virtual para a sua empresa? Acompanhe a seguir! 

Quais as vantagens do agente virtual para call center?

Os motivos para você implementar um agente virtual no call center são muitos! A seguir, conheça 5 benefícios dessa tecnologia! 

Redução de custos

Os agentes virtuais são capazes de reduzir custos operacionais e de infraestrutura. Isso porque, com um único robô, você escala de forma automatizada o atendimento dos clientes, sem precisar aumentar o quadro de funcionários e, consequentemente, o espaço físico. É uma forma eficiente de manter os custos, mesmo que a demanda de atendimento aumente. 

Fidelização dos clientes

Como já falamos anteriormente, a inteligência artificial dos robôs adequa a sua linguagem à forma como o cliente se comunica. Isso gera mais proximidade entre marcas e clientes, trazendo como consequência mais satisfação. Um cliente satisfeito é sinônimo de cliente fiel. Ou seja, o agente virtual pode sim ser decisivo na hora de oferecer uma boa experiência para o consumidor. 

Qualidade no atendimento

O agente virtual utiliza abordagens personalizadas e humanizadas durante o atendimento, do começo ao fim. Sendo assim, o robô não sofre com influências externas como doenças, mal humor, stress que podem interferir na qualidade dos atendimentos. Juntando isso a agilidade das respostas, o agente virtual é capaz de melhorar consideravelmente a qualidade dos atendimentos no call center. 

Aumenta a produtividade

Robôs não faltam, não ficam doentes e não se restringem apenas ao horário comercial. Só com isso, já dá para perceber como o agente virtual consegue aumentar a produtividade no call center, correto? Mas não para por aí. 

Aliás, os chamados abertos em um call center podem ser agilizados com a automação, reduzindo a demanda dos atendentes humanos. Dessa forma, se o contato humano for necessário por conta de um problema mais complexo, o cliente é automaticamente direcionado ao atendente mais indicado, que recebe todos os dados necessários para concluir o atendimento.

Otimiza o tempo de chamada

Por fim, por oferecer o autoatendimento, os agentes de voz eliminam o tempo de espera e reduzem a duração das chamadas, atendendo os clientes em poucos minutos. Além disso, os robôs fazem a triagem inicial e quando percebem que não conseguem resolver o problema, transferem a ligação para um atendente humano já com todas as informações necessárias, como os dados, histórico do cliente e o problema relatado. Isso diminui em muito o tempo total das chamadas. 

Conheça o Play! o agente virtual de voz certo para call center

E aí, o que achou desta solução? Viu como o agente virtual pode levar o seu call center para outro patamar? Então, que tal experimentar a nossa plataforma? Com o Play! você cria um agente virtual com base no perfil da sua empresa e adequado aos objetivos dos seus atendimentos. Além disso, você monitora as ações e identifica novas oportunidades. 

Preparado para aumentar sua produtividade e ainda melhorar a satisfação de seus clientes? Então fale com um de nossos especialistas e experimente nossa plataforma 100% na nuvem! Até mais! 

19 de julho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados