Atendente virtual: 5 principais benefícios do voicebot | Pontaltech

Blog

Atendente virtual: 5 principais benefícios do voicebot

Graças a tecnologia, o atendente virtual de voz evoluiu. Conheça suas principais características e os 5 benefícios de implantar em sua operação.

O atendente virtual é o robô que fala com seus clientes de forma automatizada em qualquer horário ou canal.

Existem alguns tipos de atendente virtual no mercado, como por exemplo o chatbot, que interage com as pessoas por meio de texto em chats no site ou pelas próprias redes sociais.

Há também o atendente virtual que usa a voz para se relacionar, chamado de voicebot. E é sobre ele que vamos nos aprofundar nesse material, para conhecermos as suas principais características e os benefícios que gera.

Acompanhe e boa leitura!

O que é um atendente virtual de voz?

Muitas pessoas ainda confundem o atendente virtual de voz (voicebot) com a URA – Unidade de Resposta Audível.

As URAs são padronizadas, com elas, são os clientes que conduzem o caminho da conversa. Em outras palavras, o papel da tecnologia é apenas mostrar as opções que estão disponíveis.

Por outro lado, os atendentes virtuais, usam da Inteligência Artificial, incluindo machine learning, para conduzir, de forma humanizada, a comunicação.

Dessa forma, o agente virtual usa a voz para criar diálogos fluidos, com empatia e atendimento personalizado.

Como resultado, eles falam de forma natural, entendem as dúvidas e as solicitações dos clientes, e ainda ofereçam soluções.

Características do atendente virtual de voz

Os voicebots ajudam a empresa a ter atendimento ágil e eficiente, aumentando tanto a quantidade, como a qualidade.

Eles contribuem para que a marca se destaque frente à concorrência, já que ela estará disponível 24 horas por dia, os 7 dias da semana. Além disso, eles aumentam a produtividade, reduzem custos e agilizam o atendimento. É o fim da fila de espera.

Continue a leitura para conhecer as características dos atendentes virtuais de voz e 5 benefícios que ele gera para a empresa.

01. Aprendizado contínuo

Machine learning, ou aprendizado da máquina, é a tecnologia que permite que o robô aprenda a cada atendimento.

Esse aprendizado acontece porque ele identifica padrões entre os dados coletados no atendimento. De forma automática, cada vez mais a tecnologia tem permitido que os robôs tenham autonomia para analisar os dados, e assim melhorar gradativamente o trabalho.

Benefício: melhorias contínuas!

02. Sem folga nem descanso

Uma outra característica do atendente virtual de voz é que ele não para em nenhum momento do dia e em nenhum dia da semana.

Como resultado, o cliente pode entrar em contato com a empresa no melhor horário para ele, em qualquer dia da semana. Ou seja, com o bot, a empresa tem atendimento realmente centrado no cliente.

Benefício: 24 horas por dia, os 7 dias da semana.

03. Alta performance

É incrível a quantidade de atendimentos que o bot pode fazer. O número chega a 350 por hora.

Além de um atendimento realizado no momento em que o cliente deseja, é muito importante ser claro e objetivo, sem perder a empatia e mantendo a humanização, claro. E os robôs são especialistas em fazer isso.

Benefício: escalabilidade do atendimento

04. Trabalha sem recursos externos

A redução de custo que um atendente virtual gera para a operação vem de vários lugares.

A começar pelo próprio valor investido em um voicebot, por exemplo. Porque ele pode trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem descanso, com um custo menor que uma operação com atendentes humanos.

A economia vem também da estrutura física, já que não é preciso ter um grande espaço nem materiais de trabalho.

Benefício: redução de custo

05. Reconhecimento de voz

Da mesma forma em quem o machine learning é fundamental para um bom atendimento feito por robôs, o reconhecimento de voz também é.

Não deixe de ler o artigo sobre como o reconhecimento de voz pode criar experiências incríveis para os seus clientes. Clique aqui e saiba mais.

Essa tecnologia permite que os robôs reconheçam palavras, expressões e os termos falados pelos clientes. Como resultado, a interação entre robô e pessoa é espontânea.

Hoje, com o design conversacional, é possível ter conversas naturais, porque eles têm diálogos fluídos e objetivos, feitos com gravações humanizadas.

Benefício: satisfação do cliente

Considerações finais

Em suma, há muitas vantagens em se trabalhar com atendentes virtuais. Pois eles têm recursos para aumentar a produtividade, gerar melhores resultados e assim, garantir a satisfação de todos os clientes.

Se você quer saber mais sobre os voicebots e como eles podem trazer benefícios para o seu negócio, converse com um de nossos especialistas e conheça o Play!, o nosso agente virtual de voz.

E aí, você já está preparado para avançar para um próximo nível no atendimento do seu negócio?

E tem mais! Veja outros conteúdos que podem te interessar

Reconhecimento de voz para criar experiências incríveis

O papel dos agentes virtuais na otimização do atendimento ao cliente

Agente virtual de voz na cobrança

07 de janeiro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados