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Chatbot: verdade ou mentira

É muito importante aprimorar o diálogo com os consumidores. Por isso, conheça algumas verdades ou mentiras sobre o uso do chatbot.

Qualquer relacionamento começa com uma boa conversa. No mundo dos negócios não é diferente, já que a boa comunicação entre cliente e marca é determinante para resultados positivos da empresa. E é aí que entra em cena o chatbot.

É muito importante aprimorar o diálogo com os consumidores, mesmo que seja de modo automático. Por esse motivo, vamos mostrar algumas verdades e mentiras sobre o uso de chatbots.

Continue acompanhando e boa leitura.

Chatbot é eficiente no SAC?

Verdade! Cada vez mais avançados e eficientes, os chatbots que atuam no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), são ótimas opções. Isso porque eles conseguem resolver assuntos no primeiro nível da comunicação. Solucionam, por exemplo, problemas recorrentes, além de fazer com que alguns pedidos de clientes sejam direcionados para os canais apropriados.

Além disso, os brasileiros enviam hoje, quase um bilhão de mensagens para chatbots. Ou seja, seria necessária uma enorme quantidade de atendentes humanos para dar conta dessa demanda.

Mas acima de tudo, a maior vantagem oferecida ao cliente é a rapidez e eficiência.

Todo chatbot fica disponível 24h por dia?

Mentira! Mas sim, o chatbot pode ficar disponível o dia inteiro, se estiver dentro da estratégia da empresa – mas não é uma regra.

O sonho de qualquer administração de negócio é que o cliente tenha acesso aos seus serviços durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

Dessa forma, seja de manhã, à tarde ou à noite, o robô toma conta do serviço de atendimento em qualquer hora que o cliente precisar.

No caso de questões com complexidade maior, que o robô não consiga resolver, as informações são registradas para que o profissional consiga acessar o histórico. Isso evita que o cliente precise repetir o que já foi dito.

Contratar equipes para cobrir todos os períodos certamente é um investimento muito maior do que o uso de um chatbot. Portanto, além da eficiência, o robô gera economia.

Todo chatbot precisa de IA?

Mentira! Nem todos.

Não é necessário implantar o chatbot com inteligência artificial (IA). Chatbot sem IA é mais simples. Funciona a partir da construção de uma árvore conversacional com perguntas e respostas fechadas. Ou seja, a interação é feita de forma rígida, sem espaço para questões personalizadas.

Já os robôs com inteligência artificial (IA) possibilitam que a interação com o cliente seja completa e dinâmica. A IA, nesse caso, busca uma série de padrões e sugestões para responder questionamentos e problemas complexos.

Em suma, o sistema de IA consegue analisar a linguagem do cliente e oferecer respostas melhor construídas. As opções sugeridas pela IA permitirão que a pessoa que está sendo atendida encontre uma solução que não fique dentro das questões comuns. Assim, ela vai mais longe no atendimento, ainda sem precisar entrar em contato humano.

No caso dos chatbots, a IA ainda pode estar programada para a contenção de informação e construções de novos padrões. O robô aprende com cada atendimento, demanda e questão apresentada pelos clientes.

Nem todo chatbot precisa de IA, mas aconselhamos que invista nessa tecnologia, pois os ganhos para sua são enormes.

Ele aumenta a produtividade e reduz o tempo de atendimento?

Verdade! Principalmente, pois um chatbot tem uma resposta mais rápida para os questionamentos do cliente, já que ele acessa a base de dados de modo eficiente e automático.

Além disso, mudanças de regras, atualizações do produto e outros incrementos podem ser adicionados automaticamente na base de dados.

Como dito anteriormente, o uso do bot reduz o tempo de atendimento, já que os clientes têm suas dúvidas sanadas na primeira interação.

Isso também permite a valorização do atendente humano, já que se relacionará apenas com as demandas e problemas específicos e super complexos.

Chatbot só pode ser utilizado em sites?

Não é verdade. Ele é usado em sites, SMS, WhatsApp e demais meios de comunicação direta.

O mais importante dos chatbots, independente do canal, é ter a certeza que a comunicação do cliente com sua marca não pode ser apenas uma via de mão única.

Responder manualmente todas questões se torna uma opção extremamente ligada à ineficiência e demora na comunicação.

Grande parte da do contato pode ser feito de forma automática e sem sair do ambiente em que a conversa está acontecendo. Com isso, as perguntas de rotina deixam de tomar o tempo de profissionais.

Além de tudo isso, o robô ainda cria uma base de informações que permite à empresa, uma tomada de decisão com base em dados reais.

Nosso Chatbot

O nosso chatbot é um jeito mais eficiente de comunicação entre as empresas e seus clientes. Uma opção que resulta em qualidade, inovação e confiança. Com ele, o público escolhe o melhor canal de atendimento.

Tudo isso centralizado em uma única plataforma onde é possível configurar o chatbot com perfil e objetivo da sua empresa. Há também a possibilidade de integração com canais diferentes e a criação completa de fluxos conversacionais humanizados.

O chatbot Pontaltech traz todas vantagens e benefícios já conhecidos:

  • Agilidade no atendimento
  • Diminuição do tempo de resposta
  • Melhora na experiência do cliente
  • Disponibilidade 24 horas por dia
  • Redução de custos operacionais
  • Atendimento de diversos canais em um só ambiente

Além disso tudo, ele proporciona engajamento maior, porque resolver facilmente questões recorrentes.

Por outro lado, é possível ir ainda além com nosso produto, já que ele oferece IA com as melhores respostas automatizadas e atendimentos simultâneos, o que põe fim à fila de espera. Sem contar a otimização de tempo, a retenção do histórico e a possibilidade de transferir a chamada para um profissional humano.

Mas o mais importante é a transformação do atendimento digital de sua empresa. Tornando essa dinâmica eficiente para seus clientes.

Conheça melhor o nosso chatbot e se precisar, entre em contato com nosso time de especialistas.

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25 de abril de 2022
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