Dia das mães: como criar uma campanha eficiente?
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Como criar uma campanha de Dia das Mães?

O Dia das Mães é a data mais importante do primeiro semestre para o varejo. Veja como investir em campanhas para potencializar as vendas.

O Dia das Mães é, sem dúvidas, a data mais importante do primeiro semestre para o varejo.  Ao longo do ano, ela ocupa o 2º lugar no ranking, empatando com a Black Friday e ficando atrás somente do Natal. Sendo assim, não tem como não investir em campanhas de Dia das Mães para potencializar as vendas e captar novos clientes, não é mesmo?

Mas você já parou para pensar se a sua marca está aproveitando ao máximo essa data tão importante? Não basta apenas criar uma campanha de Dia das Mães e oferecer alguns descontos. A estratégia precisa estar bem amarrada em todos os seus canais digitais, afinal, é a oportunidade ideal de estreitar o relacionamento com o seu cliente e conquistar novos.

Vem com a gente descobrir como ter sucesso na sua campanha sazonal de Dia das Mães para aumentar vendas. Através de dicas práticas você pode, com a gente, fazer desse dia das mães o melhor de todos os tempos! Acompanhe a leitura.

Um pouco mais sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 12 de maio de 1918. No entanto, foi apenas em 1932 que Getúlio Vargas começou a comemorar a data todo segundo domingo de maio, como é feito nos Estados Unidos. Desde então, as famílias brasileiras costumam se reunir para um almoço, e as mães são presenteadas.

Nos últimos anos, com as restrições nas lojas físicas por causa da pandemia, os brasileiros recorreram à internet para garantir o presente de Dia das Mães. Aliás segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, considerando o movimento atípico de 2020 e 2021, espera-se que, em 2022, o Dia das Mães movimente R$12,2 bilhões no Brasil. Isso representa 47% a mais do que nos últimos anos. 

O ticket médio das compras vem aumentando nos últimos anos e bateu R$475 em 2021. Outro fator importante para os varejistas estarem atentos é o momento da compra. A maior parte dos consumidores compram o presente uma semana antes da data, mas existe uma boa parcela que realiza a compra até duas semanas antes.

Como planejar a sua campanha de Dia das Mães?

Assim como no planejamento de qualquer campanha, é importante definir toda a estratégia para o Dia das Mães com antecedência. Um cronograma de ações bem definido, com objetivos e metas será essencial para o sucesso da ação. A seguir, veja algumas dicas que vão te ajudar na hora de desenvolver a sua campanha.

Defina o seu público alvo

Para o Dia das Mães, essa missão pode parecer fácil, mas não se engane! Apesar da data ser voltada para as mamães, você precisa falar com quem vai comprar o presente, ou seja: os filhos, maridos, parceiros, netos, e até mesmo genros e noras. Cabe a você direcionar a sua campanha de Dia das Mães para esse público.

Outro fator muito importante é falar com todos os tipos de mães. Ainda que a cada ano, novos modelos de famílias se formam, é preciso que essa diversidade esteja presente na sua campanha. Sendo assim, a mãe pode ser uma tia, uma avó, ou até mesmo, duas mães!

Tendo como objetivo uma campanha personalizada e humanizada para o público que você quer atingir, com certeza você já terá meio caminho andado! Lembre-se: o seu objetivo é gerar identificação. Ou seja, humanizar a maternidade, trazendo situações reais que acontecem entre mães, ou pessoas que exercem esse papel, e seus filhos.

Prepare sua loja

Nesta etapa, você precisará ter claro a sua expectativa de venda e todas as metas que deseja alcançar. Isso porque você deve garantir que os seus canais de comunicação e sua logística estão prontos para o fluxo de clientes que você pretende trazer com a sua campanha. São esses objetivos que te ajudarão a definir a sua estratégia de divulgação, e a ir atrás de parceiros que trarão soluções para que você chegue mais longe.

Promoções e cupons de desconto

As promoções podem vir de diferentes maneiras dentro da sua campanha de Dia das Mães. Através de cupons, descontos progressivos, formas de pagamento e muito mais. Planeje-se para oferecer promoções ou condições especiais exclusivas para a data. É importante que o cliente identifique que aquele é um benefício único para aquele momento.

Divulgação nos canais digitais

O comportamento do consumidor mudou. Por isso, para ter sucesso na sua estratégia de divulgação, você precisará ser omnichannel. Ou seja, estar onde o seu público está, da maneira que ele espera. Isso fará com que você invista em diferentes canais digitais como e-mail, WhatsApp, redes sociais, site, SMS, e até mesmo os físicos, caso você possua lojas.

Uma dica é pensar na jornada do cliente de ponta a ponta. Quais canais você utilizará para adquirir novos clientes? E como você pretende engajar-se com os clientes atuais? Por fim, por que não investir em comunicação em busca de um cross-selling e up-selling?

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de aquecer antigos clientes e conquistar novos. Utilize diferentes canais digitais para oferecer benefícios especiais para cada grupo de usuários e converter mais no próximo Dia das Mães!

Como usar o SMS para potencializar sua campanha de Dia das Mães?

Uma alternativa eficiente para se comunicar no Dia das Mães é o envio de SMS. De baixo custo, e compatível com qualquer aparelho, a solução não exige conexão à internet e permite que a sua marca fale com o seu público de forma simples e instantânea. Quer saber como utilizar o SMS para potencializar as vendas da sua campanha de Dia das Mães? Acompanhe:

SMS oferecendo descontos

Que tal mostrar para o seu cliente que você se lembrou dele neste Dia das Mães? Envie um SMS oferecendo descontos através de uma mensagem personalizada!

Exemplo: “Maria, neste dia das mães, aproveite 20% de desconto usando o cupom MÃE no nosso site!”

SMS mostrando lançamentos como dicas de presentes

É comum que as pessoas fiquem em dúvida do que comprar para suas mães. Uma excelente maneira de chamar atenção para o lançamento da sua loja é sugerindo alguns produtos como dicas de presente.

Exemplo: “Veja o que chegou por aqui > Bota de couro preta por apenas R$199 < Sua mãe vai amar!”

SMS para reforçar outros canais

O seu e-commerce precisa de tráfego para vender. Assim, enviar um SMS é uma excelente maneira de levar pessoas para o seu site.

Exemplo: Oi, já olhou nosso site hoje? Acesse nosso site e compre agora o melhor presente para sua mãe.”

Dia das mães sms

SMS divulgando as formas de pagamento

Aproveitar toda a entregabilidade do SMS para comunicar condições exclusivas de pagamento é uma excelente ideia durante a sua campanha de Dia das Mães.

Exemplo: Parcele o presente da sua mãe em até 12x sem juros!

SMS para construir um relacionamento

Apesar de ser muito bom na conversão de vendas, o SMS também deve ser usado para construir um relacionamento com os seus clientes. O dia das mães é um momento bastante emotivo, então aproveite para intensificar as relações.

Exemplo: Ana, receba o carinho de toda nossa equipe no dia de hoje. Feliz Dia das Mães

Quer um empurrãozinho para arrasar na estratégia para campanha de Dia das Mães? Fale com um de nossos especialistas e conheça todas as nossas soluções. Nossa missão é conectar empresas e clientes e, para isso, possuímos mais de 10 produtos digitais.

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05 de abril de 2022
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