Títulos de e-mails são os grandes responsáveis pela taxa de abertura, uma das métricas mais importantes a serem mensuradas neste canal. Isso porque o assunto do e-mail é o primeiro ponto de contato com o usuário e, quando bem elaborado, desperta o interesse para que o conteúdo da mensagem seja aberto e, consequentemente, lido.
Mas, como se destacar diante de centenas de e-mails que chegam todos os dias na caixa de entrada do seu público-alvo? Como fazer títulos que despertem o interesse de quem recebe a sua comunicação? Saber a resposta dessas perguntas é o que fará com que você consiga aumentar a taxa de abertura de e-mail e venda mais através desse canal digital.
No artigo de hoje preparamos diversas dicas entre metodologias e gatilhos mentais para você aplicar nos seus títulos de e-mail e ter mais sucesso por este canal. Continue a leitura e descubra como chamar a atenção do seu público, fazendo com que o seu e-mail se destaque na caixa de entrada. Vem com a gente!
Metodologia CURVE para títulos de e-mails
Na hora de construir um título de e-mail, tenha em mente a metodologia CURVE. Ou seja, são 5 elementos principais que precisam estar presentes quando você for elaborar o seu próximo assunto de e-mail marketing. Entenda quais são os gatilhos mentais:
C = curiosidade
A curiosidade está presente em todos nós e é, sem dúvidas, um motivador na hora de fazer com que o usuário abra o seu e-mail. Então, na hora de escrever o seu título de e-mail, faça de uma forma que leve às pessoas a acreditarem que estão perdendo algo essencial se não clicarem.
U = urgência
O seu título de e-mail receberá muito mais cliques se trouxer senso de urgência. Para isso, chame quem está lendo para realizar uma ação imediata, e deixe claro que se essa ação não for realizada naquele momento, a oportunidade deixará de existir em breve.
R = relevância
A relevância é o motivo principal que fez com que as pessoas autorizassem o recebimento dos seus e-mails. Então, cada vez que você mandar uma nova comunicação, certifique-se que são relevantes para o seu público-alvo e veja a sua taxa de abertura aumentar.
V = valor
O valor vem aliado à relevância. Informações relevantes devem sempre ser valiosas, e isso precisa soar no seu título de e-mail. E o mais importante, ao clicar no seu e-mail, os destinatários precisam encontrar o que foi prometido no assunto, ou sairão frustrados e a sua empresa poderá ser vista como não confiável.
E = emoção
Uma pesquisa da Fuel Design mostra que a decisão de compra dos clientes é baseada em emoções em 80% das vezes. Ou seja, por mais que a lógica parece estar presente, a emoção é o que realmente toma conta. Isso faz com que um título de e-mail que converse com as emoções do público-alvo seja mais clicado, sendo um dos aspectos mais comuns entre assuntos com boas aberturas.
9 dicas de títulos de e-mail para aumentar a taxa de abertura
Que tal colocar a mão na massa e ver como deixar os seus títulos de e-mail irresistíveis? Então, confira 9 dicas que separamos para aumentar a taxa de abertura desse canal no seu negócio. Acompanhe!
Personalize os assuntos
Ninguém gosta de receber mensagens genéricas e que não foram elaboradas de forma exclusiva com base nos seus interesses. Então, apostar na personalização no assunto do e-mail garante que você não só impressione o usuário, mas se aproxime dele, aumentando as chances de abertura do e-mail.
Além de usar o nome da pessoa que receberá a comunicação, também é importante direcionar a linguagem para o seu público. Fazendo isso você chama a atenção das pessoas e faz com que o seu email pareça mais útil e relevante.
Números funcionam bem em títulos de e-mails
Você sabia que ao ler numerais nosso cérebro tende a prestar mais atenção? Então, se você tem alguma estatística relevante ou algum número para adicionar ao seu título de e-mail, não deixe de fazê-lo. Veja alguns exemplos de assuntos:
- 81% das empresas já conhecem essa ferramenta;
- 10 maneiras de economizar nas suas ações de marketing;
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Evite títulos compridos
Os melhores assuntos são aqueles curtos e objetivos. E isso não é só porque é mais fácil de chamar a atenção do leitor dessa forma. Títulos de e-mail muito longos acabam sendo cortados, em especial quando o usuário verifica sua caixa de mensagens pelo celular.
Sendo esse um elemento tão importante para aumentar a sua taxa de abertura de e-mail, você não vai querer que seu assunto apareça cortado, não é mesmo? Tome cuidado na quantidade de caracteres que vai utilizar e aproveite todo o potencial que o título de e-mail tem para a estratégia deste canal.
Não use termos considerados Spam
Spam é o termo utilizado para mensagens indesejadas, geralmente enviadas em massa por e-mail. Existem algumas práticas que podem fazer com que as mensagens da sua empresa sejam consideradas spam, entre elas o uso de alguns termos frequentemente adotados por quem pratica essa “fraude“. Sendo assim, veja as palavras que você deve evitar:
- Crédito
- Oferta
- Compre
- Promoção
- Clique Aqui
- Consulte-nos
- Anuncie
- De graça
Inclua palavras-chave do seu negócio
Incluir palavras-chave do seu negócio nos assuntos de emails pode ajudar a melhorar suas taxas de abertura. Isso porque sua base de contatos já demonstrou interesse na sua empresa e área de atuação. Então, nada mais lógico do que usar esse interesse para reforçar o que você faz e incentivá-los, também, a abrir os seus e-mails.
Realize testes A/B de títulos de e-mails
Os testes A/B são relatórios que comparam duas versões de assuntos de uma mesma campanha. Ao comparar resultados como taxa de abertura e conversão, é possível identificar qual dos dois títulos de e-mail funciona melhor para o seu público, disparando o assunto vencedor para o restante da base.
Com essas informações, é possível elaborar títulos de e-mail de maneira mais segura, investindo em ações que comprovadamente apresentam um resultado melhor. Então, a cada disparo, não deixe de realizar um teste A/B e envie sempre o seu título vencedor. Essa é uma prática que, sem dúvidas, irá aumentar a sua taxa de abertura de e-mail.
Faça perguntas
Lembra da letra C da metodologia CURVE? Uma ótima maneira de colocá-la em prática é investindo em perguntas nos seus títulos de e-mail. No entanto, é fundamental realizar a pergunta certa. Então, pense o que irá incentivar o seu leitor a abrir o e-mail e aposte em perguntas que o deixem curioso para saber a resposta, fazendo com que clique na mensagem para resolver seu problema. Veja alguns exemplos:
- Quer saber como criar títulos para email marketing?
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- Como aumentar a taxa de conversão dos seus e-mails?
Títulos de e-mails com emojis
Por fim, os emojis têm o poder de destacar o seu e-mail em uma caixa de entrada. Além disso, eles também ajudam a expressar emoções e trazem um tom informal à mensagem que ajudam os leitores a identificar o assunto que será tratado no seu e-mail. Na hora de usar emojis nos seus títulos, procure sempre escolher aqueles que combine com o que está escrito, por exemplo:
- Você não vai acreditar nisso! 😱
- Você vai amar essas dicas sobre e-mail marketing 😍
Seja controverso
Oi? Como assim? É isso mesmo que você leu! Gerar controvérsia (desde que seja verdadeira), é uma excelente maneira de criar títulos de e-mails criativos que aumentam a taxa de abertura. A ideia é contrariar o senso comum gera uma certa polêmica, que pode ser o gatilho mental que o seu negócio precisa. Mas, atenção! O título controverso precisa fazer sentido dentro do texto, ou seja, o conteúdo da mensagem precisa explicar o porquê deste título. Jamais use algo apenas para chamar atenção e gerar cliques. Veja exemplos:
- Caminhar não emagrece: Dentro do e-mail, você poderia abordar que apenas essa prática sozinha, sem a alimentação aliada é em vão.
- Ficar desempregado vai mudar a sua vida para melhor: No conteúdo da mensagem, você poderia oferecer cursos de alguma nova profissão que gera uma renda maior do que a que a sua base tem hoje.
E então, gostou das nossas dicas de títulos de e-mail para aumentar a taxa de abertura? Aqui no blog da Pontaltech você encontra muitos outros conteúdos com dicas sobre canais digitais e estratégias de comunicação. Inscreva-se na nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas atualizações! Conheça a nossa plataforma de e-mail marketing e corporativo, fale com nossos especialistas.