10 erros em campanhas de e-mail marketing e corporativo
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10 erros que prejudicam campanhas de e-mail marketing e corporativo

Conheça os principais erros sobre campanhas de e-mail marketing, dicas sobre conteúdo e plataforma para aumentar a performance dos disparos.
disparo de campanhas de e-mail marketing e corporativo

O e-mail marketing é uma ferramenta na gestão de campanhas de relacionamento com o cliente extremamente efetiva até hoje. Apesar de alguns defenderem que o seu uso está defasado, empresas de diversos segmentos acompanham os resultados positivos que só uma boa campanha de e-mail marketing pode trazer para os negócios. 

Isso porque, esse canal foi um dos primeiros a mostrar sucesso no marketing digital como uma alternativa rentável e altamente lucrativa na construção de um relacionamento estreito entre empresa e consumidor, que garante o aumento das vendas. Porém, alguns erros cometidos por muitas empresas em campanhas de e-mail marketing podem trazer problemas para essas ações, prejudicando a performance. 

Se você utiliza o e-mail marketing como uma estratégia de relacionamento e vendas, confira este artigo pois, talvez, você esteja cometendo algum desses erros e nem percebeu. Ao longo deste texto, vamos te mostrar como aumentar a performance das suas campanhas de e-mail marketing para melhorar a experiência do seu consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas. Acompanhe e boa leitura! 

Por que usar email marketing?

Antes de mostrarmos os principais erros cometidos em estratégias de e-mail marketing, é sempre bom lembrar as vantagens de utilizar esse canal como forma de comunicação e relacionamento com os clientes. Assim, o primeiro benefício diz respeito às suas diversas formas de uso, como e-mail transacional, newsletter, promocional, sazonal e corporativo. Isso permite que, através de um único canal, você comunique diferentes mensagens para diferentes públicos dentro da sua base. 

O que nos leva a mais uma vantagem do e-mail marketing: sua capacidade de segmentação e personalização. A possibilidade de construção de conteúdos diferentes para perfis de públicos diferentes faz com que as taxas de engajamento subam muito, quando comparadas a e-mails genéricos. Por isso, se você ainda não segmenta a sua base a cada disparo, fica aí esta dica valiosa. 

O e-mail marketing é a chave para gerar receita no digital, já que é o principal meio para nutrir um contato contínuo com sua audiência. E começar com essa estratégia é muito fácil e os resultados podem ser medidos logo de cara. Assim, a maioria dos softwares permite que você rastreie taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real.

Por fim, as campanhas de e-mail marketing tem um grande diferencial em relação aos custos. Na comparação com outras ações de marketing, esse canal apresenta uma economia para a empresa, já que o canal possui um dos maiores custo-benefícios. E o melhor, na maioria dos casos, você está enviando mensagens para quem se inscreveu para recebê-las, o que ajuda a ter taxas de conversão muito mais altas, justificando o custo com a ferramenta. 

10 erros em campanhas de e-mail marketing que prejudicam os resultados

Agora que você já sabe a importância das campanhas de e-mail marketing para a sua empresa, que tal garantir que você não cometa nenhum dos principais erros listados abaixo? Veja como é simples diminuir a taxa de rejeição das suas comunicações e vender mais através deste canal. Acompanhe:

1. Campanhas de e-mail marketing com falta de objetivo

Qualquer estratégia de marketing precisa ter um objetivo. Com o e-mail, não é diferente. Antes de enviar a mensagem, esteja certo de qual é o objetivo daquele envio e crie toda comunicação em torno disso. Dessa forma, se o destinatário não entender o que você espera que ele faça de forma rápida e intuitiva, ele com certeza irá fechar a mensagem e jogá-la na lixeira antes de concluir a leitura.

2. Sem segmentação e personalização

Com o objetivo da comunicação bem definida, também é possível e, digamos, essencial definir o público alvo das campanhas de e-mail marketing. Só assim será possível ter sucesso na ação. Porém, algumas empresas pecam nessa questão e acabam vendendo produtos para pessoas que não condizem com seu perfil. Então, não faça parte desse grupo e segmente as suas comunicações. Divida sua base de usuários de acordo com interesses, e personalize ao máximo o seu e-mail marketing para aquele público em específico. 

3. Conteúdo sem valor

Enviar dezenas de e-mails sem sentido para sua base não é uma boa estratégia de e-mail marketing. A cada envio é preciso gerar valor ao cliente com uma real solução para o que ele procura ou necessita. Sendo assim, pense que cada e-mail marketing disparado é uma oportunidade de construir uma relação de longo prazo. Se o usuário não vê valor no seu conteúdo, muito provavelmente você acabará caindo no spam. 

4. Não validar a sua base

Todas as empresas podem apresentar problemas com hard bounce e soft bounce. No entanto, é seu dever inativar e remover da sua lista todos os contatos que apresentarem esses erros, para que não sofra punições mais severas, sendo impedido de enviar e-mail marketing. Essa “limpeza” na base pode ser feita manualmente ou então de forma automática, por ferramentas mais avançadas que oferecem essa opção. 

5. Problemas com o assunto

Quem nunca criou um e-mail marketing e deixou para decidir o assunto só no final? Muitas empresas não dão a atenção devida a esse campo, perdendo muitos usuários logo no momento da abertura do e-mail. Caso o assunto for muito longo, pode dificultar a leitura do cliente e provavelmente não abrirá e levará à lixeira. Ou seja, se não chamar a atenção diante de uma caixa cheia de outras comunicações, provavelmente vai parar no lixo junto com vários outros. 

6. Erro com imagens em campanhas de e-mail marketing

As imagens também ajudam na performance de um e-mail marketing ou mesmo para corporativo. Entretanto, algumas empresas também erram nesse quesito. Os problemas mais comuns são: a falta de imagens no corpo do e-mail, que pode prejudicar o número de acessos através da mensagem, pois as pessoas têm uma menor tendência a clicar em anúncios que tem apenas textos, ou o excesso de imagens com um template de e-mail confuso e pesado. 

7. Erro na frequência de envios

Se você enviar poucos e-mails, o relacionamento com os seus clientes pode ficar muito frio, fazendo com que ele esqueça da sua empresa. Contudo, se exceder a quantidade de e-mails, pode haver problemas mais graves, como o cancelamento da inscrição ou ser jogado na caixa de spam. Para resolver esse problema, a solução é encontrar o equilíbrio. Realizar testes para encontrar a frequência ideal para a sua empresa, com os melhores horários de envio

8. Utilizar endereço de e-mail “no-reply”

E-mails em “não responda” é um erro grave na sua campanha. Ao fazer isso, você está indo contra uma das principais características do e-mail marketing que é a proximidade do cliente. Em outras palavras, quando o cliente não pode te responder, você acaba com qualquer possibilidade de interação e ainda desumaniza a mensagem, algo que pode atrapalhar a sua estratégia de fidelização de clientes.

9. Não monitorar e otimizar campanhas

Se tem uma vantagem que só o marketing digital oferece é a possibilidade de monitorar e mensurar o desempenho das ações. Boas ferramentas de envio de e-mail marketing já te dão dados e informações para que você melhore as suas campanhas. No entanto, cabe a você reservar um tempo para analisar as principais taxas de sucesso e otimizar a sua comunicação. O segredo é testar e melhorar o tempo todo! 

10. Não fazer teste A/B

Não tem como você adivinhar o que o seu usuário gosta de primeira. Na hora de planejar um e-mail marketing, surgirão dúvidas em relação aos assuntos, templates, CTAs. Por isso, não deixe as suas hipóteses de lado e teste. Os testes A/B são excelentes oportunidades de descobrir quais são os melhores gatilhos, imagens, linguagem, texto assim como oferta para os seus clientes. Campanhas de e-mail marketing de sucesso sempre tem duas versões, acredite!

plataforma de disparo de campanhas de e-mail marketing

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing para disparar campanhas?

Você reparou como muitos dos principais erros em campanhas de e-mail marketing podem ser evitados com uma boa plataforma de disparo? Aliás, a melhor ferramenta é aquela que trabalha para você, te dando recursos que facilitem a operação do seu time de e-mail, e otimize os disparos. Algumas ações que você pode fazer com um bom software de e-mail marketing são:

  • Segmentar seus contatos de forma inteligente, tendo controle total do público que irá receber seus emails;
  • Criar layouts eficientes e replicáveis de forma simples, ajudando na criação do design de seus emails;
  • Automatizar o disparo de suas campanhas, ganhando produtividade e eficiência no envio de emails;
  • Acompanhar o desempenho dos disparos, analisando as principais taxas do canal.

Por fim, na hora de escolher a sua plataforma de envio de e-mail marketing, atente-se se a empresa possui boa reputação no mercado, como funciona a integração com outros canais digitais e quais recursos de disparo ela oferece. É essencial que o software escolhido atenda às necessidades da sua empresa. 

Quer conhecer mais sobre as soluções da Pontaltech? Nossa plataforma de e-mail marketing é completa e oferece recursos avançados com uma usabilidade intuitiva e total autonomia para você criar e gerenciar todas as suas ações e campanhas. Fale com um especialista do nosso time e descubra como podemos te ajudar a se destacar em um dos canais mais consolidados no mundo. 

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23 de novembro de 2022
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