O e-mail marketing é uma ferramenta na gestão de campanhas de relacionamento com o cliente extremamente efetiva até hoje. Apesar de alguns defenderem que o seu uso está defasado, empresas de diversos segmentos acompanham os resultados positivos que só uma boa campanha de e-mail marketing pode trazer para os negócios.
Isso porque, esse canal foi um dos primeiros a mostrar sucesso no marketing digital como uma alternativa rentável e altamente lucrativa na construção de um relacionamento estreito entre empresa e consumidor, que garante o aumento das vendas. Porém, alguns erros cometidos por muitas empresas em campanhas de e-mail marketing podem trazer problemas para essas ações, prejudicando a performance.
Se você utiliza o e-mail marketing como uma estratégia de relacionamento e vendas, confira este artigo pois, talvez, você esteja cometendo algum desses erros e nem percebeu. Ao longo deste texto, vamos te mostrar como aumentar a performance das suas campanhas de e-mail marketing para melhorar a experiência do seu consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas. Acompanhe e boa leitura!
Por que usar email marketing?
Antes de mostrarmos os principais erros cometidos em estratégias de e-mail marketing, é sempre bom lembrar as vantagens de utilizar esse canal como forma de comunicação e relacionamento com os clientes. Assim, o primeiro benefício diz respeito às suas diversas formas de uso, como e-mail transacional, newsletter, promocional, sazonal e corporativo. Isso permite que, através de um único canal, você comunique diferentes mensagens para diferentes públicos dentro da sua base.
O que nos leva a mais uma vantagem do e-mail marketing: sua capacidade de segmentação e personalização. A possibilidade de construção de conteúdos diferentes para perfis de públicos diferentes faz com que as taxas de engajamento subam muito, quando comparadas a e-mails genéricos. Por isso, se você ainda não segmenta a sua base a cada disparo, fica aí esta dica valiosa.
O e-mail marketing é a chave para gerar receita no digital, já que é o principal meio para nutrir um contato contínuo com sua audiência. E começar com essa estratégia é muito fácil e os resultados podem ser medidos logo de cara. Assim, a maioria dos softwares permite que você rastreie taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real.
Por fim, as campanhas de e-mail marketing tem um grande diferencial em relação aos custos. Na comparação com outras ações de marketing, esse canal apresenta uma economia para a empresa, já que o canal possui um dos maiores custo-benefícios. E o melhor, na maioria dos casos, você está enviando mensagens para quem se inscreveu para recebê-las, o que ajuda a ter taxas de conversão muito mais altas, justificando o custo com a ferramenta.
10 erros em campanhas de e-mail marketing que prejudicam os resultados
Agora que você já sabe a importância das campanhas de e-mail marketing para a sua empresa, que tal garantir que você não cometa nenhum dos principais erros listados abaixo? Veja como é simples diminuir a taxa de rejeição das suas comunicações e vender mais através deste canal. Acompanhe:
1. Campanhas de e-mail marketing com falta de objetivo
Qualquer estratégia de marketing precisa ter um objetivo. Com o e-mail, não é diferente. Antes de enviar a mensagem, esteja certo de qual é o objetivo daquele envio e crie toda comunicação em torno disso. Dessa forma, se o destinatário não entender o que você espera que ele faça de forma rápida e intuitiva, ele com certeza irá fechar a mensagem e jogá-la na lixeira antes de concluir a leitura.
2. Sem segmentação e personalização
Com o objetivo da comunicação bem definida, também é possível e, digamos, essencial definir o público alvo das campanhas de e-mail marketing. Só assim será possível ter sucesso na ação. Porém, algumas empresas pecam nessa questão e acabam vendendo produtos para pessoas que não condizem com seu perfil. Então, não faça parte desse grupo e segmente as suas comunicações. Divida sua base de usuários de acordo com interesses, e personalize ao máximo o seu e-mail marketing para aquele público em específico.
3. Conteúdo sem valor
Enviar dezenas de e-mails sem sentido para sua base não é uma boa estratégia de e-mail marketing. A cada envio é preciso gerar valor ao cliente com uma real solução para o que ele procura ou necessita. Sendo assim, pense que cada e-mail marketing disparado é uma oportunidade de construir uma relação de longo prazo. Se o usuário não vê valor no seu conteúdo, muito provavelmente você acabará caindo no spam.
4. Não validar a sua base
Todas as empresas podem apresentar problemas com hard bounce e soft bounce. No entanto, é seu dever inativar e remover da sua lista todos os contatos que apresentarem esses erros, para que não sofra punições mais severas, sendo impedido de enviar e-mail marketing. Essa “limpeza” na base pode ser feita manualmente ou então de forma automática, por ferramentas mais avançadas que oferecem essa opção.
5. Problemas com o assunto
Quem nunca criou um e-mail marketing e deixou para decidir o assunto só no final? Muitas empresas não dão a atenção devida a esse campo, perdendo muitos usuários logo no momento da abertura do e-mail. Caso o assunto for muito longo, pode dificultar a leitura do cliente e provavelmente não abrirá e levará à lixeira. Ou seja, se não chamar a atenção diante de uma caixa cheia de outras comunicações, provavelmente vai parar no lixo junto com vários outros.
6. Erro com imagens em campanhas de e-mail marketing
As imagens também ajudam na performance de um e-mail marketing ou mesmo para corporativo. Entretanto, algumas empresas também erram nesse quesito. Os problemas mais comuns são: a falta de imagens no corpo do e-mail, que pode prejudicar o número de acessos através da mensagem, pois as pessoas têm uma menor tendência a clicar em anúncios que tem apenas textos, ou o excesso de imagens com um template de e-mail confuso e pesado.
7. Erro na frequência de envios
Se você enviar poucos e-mails, o relacionamento com os seus clientes pode ficar muito frio, fazendo com que ele esqueça da sua empresa. Contudo, se exceder a quantidade de e-mails, pode haver problemas mais graves, como o cancelamento da inscrição ou ser jogado na caixa de spam. Para resolver esse problema, a solução é encontrar o equilíbrio. Realizar testes para encontrar a frequência ideal para a sua empresa, com os melhores horários de envio.
8. Utilizar endereço de e-mail “no-reply”
E-mails em “não responda” é um erro grave na sua campanha. Ao fazer isso, você está indo contra uma das principais características do e-mail marketing que é a proximidade do cliente. Em outras palavras, quando o cliente não pode te responder, você acaba com qualquer possibilidade de interação e ainda desumaniza a mensagem, algo que pode atrapalhar a sua estratégia de fidelização de clientes.
9. Não monitorar e otimizar campanhas
Se tem uma vantagem que só o marketing digital oferece é a possibilidade de monitorar e mensurar o desempenho das ações. Boas ferramentas de envio de e-mail marketing já te dão dados e informações para que você melhore as suas campanhas. No entanto, cabe a você reservar um tempo para analisar as principais taxas de sucesso e otimizar a sua comunicação. O segredo é testar e melhorar o tempo todo!
10. Não fazer teste A/B
Não tem como você adivinhar o que o seu usuário gosta de primeira. Na hora de planejar um e-mail marketing, surgirão dúvidas em relação aos assuntos, templates, CTAs. Por isso, não deixe as suas hipóteses de lado e teste. Os testes A/B são excelentes oportunidades de descobrir quais são os melhores gatilhos, imagens, linguagem, texto assim como oferta para os seus clientes. Campanhas de e-mail marketing de sucesso sempre tem duas versões, acredite!
Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing para disparar campanhas?
Você reparou como muitos dos principais erros em campanhas de e-mail marketing podem ser evitados com uma boa plataforma de disparo? Aliás, a melhor ferramenta é aquela que trabalha para você, te dando recursos que facilitem a operação do seu time de e-mail, e otimize os disparos. Algumas ações que você pode fazer com um bom software de e-mail marketing são:
- Segmentar seus contatos de forma inteligente, tendo controle total do público que irá receber seus emails;
- Criar layouts eficientes e replicáveis de forma simples, ajudando na criação do design de seus emails;
- Automatizar o disparo de suas campanhas, ganhando produtividade e eficiência no envio de emails;
- Acompanhar o desempenho dos disparos, analisando as principais taxas do canal.
Por fim, na hora de escolher a sua plataforma de envio de e-mail marketing, atente-se se a empresa possui boa reputação no mercado, como funciona a integração com outros canais digitais e quais recursos de disparo ela oferece. É essencial que o software escolhido atenda às necessidades da sua empresa.
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