Abertura de E-mail: o que fazer para aumentar essa taxa?
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O que fazer para aumentar a taxa de abertura de e-mail?

Conheça as melhores dicas para melhorar a sua taxa de abertura de e-mail. Veja como aumentar as performance das suas campanhas.
abertura de e-mail

O e-mail marketing é um dos canais mais populares e eficientes de relacionamento com o cliente, e por isso, garantir altas taxas de abertura é importante. Isso porque, através dele é possível se comunicar de forma direta com a sua base, ajudando os usuários a avançarem na jornada de compra. Sem uma boa performance da principal métrica de e-mail, os outro indicadores não podem ser mensurados, já que isso representaria que o seu e-mail se quer for aberto. 

A taxa de abertura de e-mail representa um indicador direto para medir a performance e é fundamental para mensurar a atratividade das campanhas de e-mail. Mas, como aumentar essa métrica? Será que existem técnicas para isso? A resposta é sim! Através de algumas boas práticas, é possível aumentar a taxa de abertura de e-mail e então, fazer com que mais pessoas leiam as suas comunicações. 

Neste artigo, vamos te ensinar por que acompanhar esse indicador é tão importante, e te dar dicas do que fazer para aumentá-lo. Continue acompanhando a leitura e vamos juntos melhorar a performance desse canal de comunicação. 

Por que é importante acompanhar a taxa de abertura de e-mail?

A taxa de abertura de e-mail é um ótimo termômetro para descobrir pontos importantes, sobre as suas campanhas, como: o melhor assunto, o melhor horário para disparo e a atratividade. Por isso, acompanhá-la é fundamental para que o seu time de marketing saiba se os e-mails que estão sendo enviados são relevantes e mantém a base engajada, garantindo uma boa performance não só para o canal, mas para as vendas da empresa. 

Mas afinal, como é calculada a taxa de abertura de e-mail? A fórmula para calcular essa taxa é bem simples: 

Taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados)

Assim que o usuário abre o e-mail, existe uma imagem oculta que é aberta automaticamente e fica salva em cache no servidor. Assim, a visualização é contabilizada para todos que abrirem apenas uma única vez. 

Mesmo se a sua média de taxa de abertura for muito baixa, é preciso acompanhá-la, já que esse será o seu número de parâmetro de desempenho. A partir daí, mais do que apenas saber a sua taxa de abertura média, é importante criar mecanismos de mudanças rápidas na estratégia, para que essa taxa melhore e traga melhores resultados para o canal. 

6 dicas para aumentar a taxa de abertura de e-mail

Se você vem observando taxas de abertura de e-mails baixas e não sabe o que fazer, não se desespere. Para melhorar essa métrica, nós trouxemos dicas valiosas que irão aumentar a taxa de abertura de e-mail do seu negócio, bem como trazer mais representatividade deste canal através de campanhas mais atrativas. Confira a seguir 6 dicas e coloque-as em prática na sua empresa: 

Cuidado com o mailing

As boas práticas para aumentar a taxa de abertura de e-mail começam pela base de clientes. Também chamado de mailing, a lista de e-mails de quem se interessa pela sua marca ou já compra com você precisa ser construída organicamente. Então, nada de comprar mailings prontos com e-mail de pessoas que nem sabem que a sua marca existe. 

Uma vez que você manda as suas comunicações para quem realmente quer interagir com o seu negócio e ficar por dentro das promoções e novidades, naturalmente a sua taxa de abertura tende a ser muito maior do que quando você fala comum a base fria e comprada, na qual nenhum usuário ali autorizou receber os seus e-mails na caixa de entrada. 

Segmentação

Mesmo uma base sendo construída organicamente, você irá concordar que não é todo o seu mailing que tem interesse em receber todos os e-mails que você produz, não é mesmo? Isso porque, cada lead está em um estágio da jornada do cliente com a sua empresa, por isso investir na segmentação fará com que as suas taxas de abertura de e-mail aumentem. 

Tenha em mente que uma base pequena pode funcionar melhor quando a segmentação é bem feita, do que um e-mail enviado para um grupo muito grande de pessoas que mistura diversos assuntos. A comunicação errada no momento errado pode significar a perda de um lead na base e ainda resultar em uma baixa taxa de abertura.

Ter um objetivo claro no envio de cada e-mail

Cada e-mail enviado deve ter uma estratégia, com um objetivo claro. É esse objetivo bem definido que ajudará na construção do conteúdo, do assunto do e-mail e, também, da seleção de pessoas que deverão recebê-lo. 

Para despertar o interesse nesse objetivo, é preciso conhecer quem está “do outro lado” do e-mail e criar urgência na mensagem enviada. Para isso, é fundamental conhecer muito bem o público-alvo e ter claro quem são as suas personas. Essas definições afetam a tomada de decisões, motivação, e consequentemente, a taxa de abertura de e-mail. 

Avaliar o timing do envio

Além de avaliar o momento da jornada de compra que cada usuário se encontra, com base no perfil de cada lead, também é necessário encontrar um equilíbrio no volume de disparos a fim de engajar os destinatários a cada envio. Existem muitas pesquisas que mostram os melhores dias, horários e frequência de enviar e-mails marketing. Segundo um estudo da CoSchedule, a terça-feira, às 10:00hs, é o melhor horário para enviar um email. 

Porém, o ideal é que essa análise seja feita de acordo com o histórico do seu negócio.Com base nos disparos anteriores, é possível identificar e escolher o momento em que costuma garantir o maior percentual de abertura, indicando que sua base possui esse horário como o mais disponível para acessar sua caixa de email. 

Acredite, sempre há padrões de comportamento das pessoas diante do mobile ou computador que interferem no resultado de ações de email. Então, a dica para aumentar a sua taxa de abertura de e-mail é descobrir qual é o padrão no seu negócio seguindo os dados e realizando testes com a sua base de contatos. 

Conteúdo claro, objetivo e personalizado

A maneira como você formata seu email, incluindo o assunto e descritivos, tem um grande impacto em como as pessoas percebem e interagem com a sua comunicação. Por isso, a chave para o sucesso aqui é passar uma mensagem clara e personalizada. Usar o nome das pessoas chama mais a atenção delas e faz com que o seu email pareça mais pessoal, informal, útil e relevante. 

Sendo assim, na hora de compor o conteúdo do seu email, pense que você está competindo com muitos e-mails na caixa de entrada de alguém. Então, o melhor a fazer é dizer claramente o que a pessoa tem que fazer para obter a informação que preparou para ela no seu e-mail marketing. Se você não fizer isso e apostar na suposição dos usuários, você corre um sério risco de ter a sua comunicação ignorada e a sua taxa de abertura de e-mail continuará baixa. 

Atenção ao assunto do e-mail

Criar assuntos curtos e relevantes é, no final das contas, o que fará com que o seu e-mail seja ou não aberto. Ele deve atender aos seguintes critérios: C = curiosidade; U = urgência; R = relevância; V = valor e E = emoção. Ou seja, nos seus assuntos, procure aguçar a curiosidade com algo atrativo para seu lead ou utilize urgência para chamar atenção imediatamente.Fazer com que as pessoas acreditem que estão perdendo algo essencial se eles não clicarem atende aos requisitos curiosidade e urgência.

Já a relevância do conteúdo pode definir a importância da abertura de um email ou não. Por isso, é necessário se certificar que o assunto é relevante e a informação é valiosa antes de enviar para sua base. E lembre-se que os conteúdos da sua marca devem conter emoção ao falar com o público. Aliás, segundo pesquisas, elaborar assuntos que falam com emoção produzem melhores resultados na abertura de emails.

Mas, preste atenção! É essencial assegurar que a sua marca cumpra o que os e-mails promotem. Promessas falsas podem até elevar a sua taxa de abertura, mas a longo prazo, seus números vão cair e será difícil voltar a crescer, já que as pessoas terão menos confiança em você. Anote essa dica: perder a credibilidade é o pior resultado para qualquer empresa.

Bônus: como funciona o teste A/B?

Para chegar ao assunto ideal e aumentar a taxa de abertura de e-mail, você precisará realizar testes A/B. Com esse tipo de teste, você pode selecionar uma pequena parte da sua base e avaliar qual entre dois assuntos possui melhor performance. Funciona assim: metade de uma base reduzida recebe o assunto A, e a outra metade o assunto B. 

Aquele que tiver a melhor taxa de abertura vence, e você consegue enviar o mesmo email para uma base de leads maior, já com a confiança de ter um bom assunto de e-mail marketing para o disparo. Demais, não é mesmo? 

Conheça a nossa plataforma de disparo de e-mail marketing e comportativo

Viu como aumentar a taxa de abertura de e-mail não é nenhum bicho de sete cabeças? Para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos, continue acompanhando o blog da Pontaltech. Se preferir, fale com um de nossos consultores e conheça a nossa plataforma de email corporativo e marketing para você tirar o máximo de proveito deste canal. 

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09 de março de 2023
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