Vender por e-mail marketing: 8 melhores estratégias
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8 dicas para vender mais por e-mail marketing

Confira as melhores dicas para você vender e faturar muito mais por e-mail marketing. Conheça as melhores práticas para ter mais performance.
como vender por e-mail marketing

A busca por estratégias para vender por e-mail marketing é algo bastante comum entre os profissionais que trabalham com vendas online. Afinal, esse canal que já foi considerado ultrapassado por muitos, sempre prova o seu valor. Não à toa, ele é até hoje um dos meios mais poderosos para vender na internet. Segundo a Statista, o número de usuários globais de email já chegou a 4 bilhões e deve crescer para 4,6 bilhões até 2025.

O contato mais direto e pessoal feito através do e-mail marketing ajuda no relacionamento com o cliente levando não só à venda produtos e serviços, mas também conteúdos relevantes. Através da sensação de exclusividade que esse canal traz, aliado à gatilhos mentais poderosos, a sua empresa consegue vender mais e melhorar os seus resultados.

Se você também utiliza o e-mail marketing para promover seus produtos e serviços, este conteúdo é para você. Conheça 8 dicas de como impulsionar esse canal e descubra que vender mais por e-mail marketing é sim possível. Vamos lá? 

Vantagens de vender por e-mail marketing

O aumento do uso de smartphones fez com que as empresas concentrassem os seus esforços de comunicação em canais mobile. Com isso, a presença massiva dos usuários nas redes sociais cresceu, e muitos acreditaram ser o fim do e-mail marketing. No entanto, isso nunca aconteceu. 

O motivo? Apesar das redes sociais serem um canal eficaz e que possibilita compreender os pensamentos, atitudes e dúvidas dos consumidores, é muito raro que um usuário consiga acompanhar todas as atualizações publicadas nas páginas das empresas por ali. E é justamente aí que o e-mail se diferencia. 

A caixa de e-mails costuma ser checada todos os dias e é uma das maneiras que as marcas encontraram para contatar seus clientes de forma pessoal e precisa. Seja um e-mail promocional ou uma comunicação de boas-vindas, esse é um canal de credibilidade que torna possível a segmentação da base e, consequentemente, vendas mais assertivas. Por lá, ainda é possível acompanhar diversas métricas, como abertura, cliques e tráfego para o seu site, que melhoram o relacionamento e a experiência do cliente, bem como o reconhecimento de marca. 

8 dicas para vender por e-mail marketing

Que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para vender mais, disso ninguém tem dúvidas. Mas, como extrair o máximo desse canal de comunicação para alcançar resultados cada vez melhores no disparo de conteúdos e campanhas do dia a dia? É justamente disso que falaremos a seguir. Continue acompanhando e confira 8 dicas para vender mais por e-mail marketing. 

1. Segmente sua base

Quanto mais o seu negócio cresce, maior se torna a sua base de leads e clientes. Com isso, ela pode conter diferentes origens e perfis de pessoas que precisam ser impactadas por mensagens diferentes. Por isso, segmentar o seu mailing é fundamental para dar um melhor direcionamento às suas campanhas. 

O grande segredo de um bom e-mail marketing é a entrega de valor que ele possui. Então, se você manda a mesma mensagem para o público A e B, sendo que um quer uma coisa, e o outro quer outra, parte deles sairá frustrado, diminuindo o potencial do seu disparo. Então, a primeira dica para você vender mais por e-mail marketing é separar as comunicações de acordo com o perfil do usuário, segmentando a sua base, combinado? 

2. Dedique-se ao assunto

O título de um e-mail marketing é a porta de entrada desse tipo de comunicação. Ou seja, se ele não é atrativo, provavelmente não chamará a atenção do usuário, o que fará com que o seu e-mail seja excluído ou considerado como “não importante”. Sendo assim, dedique-se na construção de um assunto impactante, sempre relacionado ao conteúdo do e-mail.

A dica aqui é trabalhar os benefícios que o seu produto deseja trazer de forma criativa, colocando-se como alguém que está entrando em contato para oferecer ajuda. Mas, tome cuidado: títulos muito apelativos, sem relação com o que você vende, apenas prejudicam a reputação da sua marca. Você pode até conseguir uma alta abertura no primeiro envio, mas a longo prazo a decepção dos usuários em não encontrar o que buscam falará mais alto. 

3. Realize teste A/B

Está em dúvidas sobre qual assunto usar? Qual a melhor cor para o botão de call to action? Para resolver essas questões, aposte no poder do teste A/B. Essa metodologia simples é bastante efetiva para deixar claro qual a melhor opção de forma segura e com base em estatísticas. Assim, selecione o teste que deseja fazer e parte da sua base receberá a versão A, e a outra parte, a versão B. Dessa forma, você terá números que provam qual versão foi mais eficaz. 

Mas lembre-se: as diferenças entre uma mensagem e outra devem ser sutis e feitas uma de cada vez. Ou seja, em um teste, mude apenas uma imagem, no outro, um título, em outro o corpo do texto, e assim sucessivamente até ter testado todos os atributos que considera importantes. Além de beneficiar a campanha em si, esse tipo aumenta o conhecimento sobre o seu próprio público.

4. Atente-se à frequência de envios

Criar um cronograma de e-mail marketing é fundamental para vender mais por esse canal. No entanto, é imprescindível saber a quantidade e frequência de envios ideal. Afinal, muitos e-mails poderão importunar seu usuário e, como consequência, ter uma alta taxa de ‘unsubscribe’ (pessoas que saem da sua lista). Ao mesmo tempo, os e-mails muito espaçados poderão fazer com que sua marca fique esquecida. 

5. Foque em gerar valor ao cliente

Nas dicas anteriores já comentamos sobre como é importante gerar valor para o seu cliente se o seu objetivo é vender mais por e-mail marketing. Isso porque, as pessoas estão cansadas de e-mails de vendas. Então, você não quer que a sua marca seja vista apenas como “mais uma empresa vendedora”, não é mesmo? 

Para isso, é preciso construir um relacionamento com a sua base de contatos, através do qual o leitor veja você como uma empresa que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa. Então, além de preços e boas condições comerciais, ofereça o seu conhecimento e mostre que você domina o assunto, indo além do que a entrega de um produto ou serviço. 

6. Conquiste uma base organicamente

Ninguém gosta de ter o seu contato vazado e nem de receber mensagens indesejadas. Então, não compre listas prontas! Além de você correr o risco de jogar dinheiro fora já que nenhuma delas tem interesse na sua marca, a chance da sua comunicação cair em spam e o seu negócio ter problemas legais é enorme. 

O spam prejudica os seus resultados com e-mail marketing e ainda mancha a sua reputação com o público. Aliás, quando você compra listas ou dispara e-mails sem consentimento, você também está ferindo as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Sendo assim, mesmo sendo o caminho mais longo e trabalhoso, construa você mesmo uma rede de contatos de forma orgânica e estratégica e aproveite ao máximo as vendas por e-mail marketing.

7. Aposte na simplicidade 

Não duvide: e-mails simples são poderosos. Então, procure criar mensagens claras, curtas e atrativas, que conversem com o público logo nas primeiras palavras. Saiba reconhecer o melhor momento de fazer uma oferta e, quando fizer, que seja de forma natural e sem excessos. Isso fará com que o seu usuário, em primeiro lugar, entenda a sua mensagem, e enxergue a sua empresa de forma mais humanizada. 

Outra dica é focar na personalização. Ou seja, crie assuntos e conversas que incorporem o nome do usuário ao e-mail. Isso fará do seu conteúdo cada vez mais personalizado e autêntico, com mais chances de abertura e conversão. 

vender por e-mail

8. Acompanhe as métricas para vender mais por e-mail

Por fim, acompanhar as métricas dos seus e-mails marketing é uma tarefa diária. Fique atento às taxas de abertura, cliques no link e conversões e procure entender quais fatores contribuem para o resultado positivo ou negativo da sua comunicação. Mensurar os dados é fundamental para que você possa estudar a sua audiência e melhorar nos próximos disparos. Sem isso, é impossível vender usando e-mail marketing. 

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14 de fevereiro de 2023
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