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Marketing para o público idoso: saiba como fazer

Saiba como criar excelentes estratégias de marketing para o público 60+ e melhorar a comunicação da sua marca para fidelizá-los!

Qual foi a última vez que a sua marca fez uma campanha voltada especialmente para o público idoso? Pensar em estratégias de marketing para quem já passou dos 60 é uma questão de sobrevivência para as empresas. Isso porque, segundo a OMS, um quinto da população mundial será formada por esse público até 2050. Sendo assim, deixá-los de fora é diminuir as vendas da sua marca de forma expressiva. 

Mas, como fazer marketing para o público idoso? Quando nos deparamos com ações pensadas para esse público, geralmente são estereotipadas, e não levam em consideração que o público sênior está migrando para o meio digital, permanecendo ativo por muito mais tempo. Com isso, as pessoas com mais de 60 anos não se sentem representadas, sendo um público peculiar de se conquistar. 

Se você está lendo este artigo, provavelmente quer entender como traçar uma boa estratégia de marketing para o público idoso, correto? Então, continue acompanhando e encontre aqui dicas de estratégias para conquistar e fidelizar os idosos! Vamos lá? 

Mas afinal, por que o público idoso é tão importante?

Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de fecundidade, a população tende a envelhecer cada vez mais. Se em 2015 havia 900 milhões de pessoas acima dos 65 anos no mundo, a previsão é que até 2050 esse número chegue a 2 bilhões, o que representa um quinto da população mundial. Se apenas a proporção de idosos em relação à população não te convence, o poder de compra deles seria suficiente para pensar nesse público

Antes de tudo, você precisa saber que os idosos possuem capacidade econômica bem mais elevada do que os jovens. Segundo a Bloomberg, nos EUA, 70% da receita disponível está nas mãos de grupos acima dos 50 anos. Sendo assim, com um grande poder aquisitivo e capacidade de compra, o público idoso não pode ficar de fora das suas estratégias de marketing

Apesar do senso comum imaginar que os idosos são desocupados, na realidade são bem ativos e com características diferenciadas. Nos últimos anos, o comportamento dos idosos mudou, e o público com mais de 60 é o que mais aderiu às redes sociais para manter contato com seus familiares e amigos. Porém, o uso da internet não para por aí, já que 83% deles pesquisaram pelo menos uma vez por um produto antes de realizar uma compra em lojas físicas

Cada vez mais ativos no meio digital, as estratégias de marketing para esse público não devem ficar restritas aos meios tradicionais. É necessário investir em marketing digital para os idosos, levando em consideração as necessidades e restrições dessa geração. 

Como fazer ações de marketing para o público idoso?

Você quer saber quais são as preferências desse público? Acompanhe a seguir e saiba o que é preciso para criar campanhas de marketing para o público idoso.

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Acerte na persona

Não é porque os idosos são um grupo etário que todos têm as mesmas preferências, paixões e hobbies. Nesse sentido, sua marca deve desenhar o perfil ideal de compradores e dessa forma, entender quem ele é, o que precisa para ser atraído, como se comunica e por que ele compraria de você.

Por isso, busque unificar características e experiências em personas, mas sem se esquecer de segmentá-los de acordo com cada uma de suas preferências. Também é importante atenção para a representatividade. Não é preciso fazer uma ação completamente voltada ao público idoso, mas é possível incluí-los ao realizar simples modificações visuais no site ou até mesmo investir em comunicação por voz para que se sintam parte de sua marca.

Seja claro

O público idoso recebe melhor campanhas com mensagens claras e diretas. Eles precisam entendê-las rapidamente para não desviarem a atenção para outro assunto que tenham mais conhecimento. O ideal é que em poucos segundos eles consigam entender sobre o que se trata. Isso não quer dizer que não deve haver criatividade. Porém, em comparação com o público jovem, quanto mais a comunicação for objetiva, melhor. 

Seja claro e direto tanto na parte visual quanto textual. Utilize letras e avisos grandes para tornar a leitura o mais dinâmica possível. Também tome cuidado para não usar imagens carregadas, duplo sentidos ou gírias muito modernas. 

Ganhe a confiança

Para conquistar e fidelizar o público idoso é necessário ganhar a sua confiança. Por isso, na hora de apresentar o produto ou serviço que você vende, foque nos benefícios e não só no preço ou outros dados sem relevância. É sua função mostrar para as pessoas como aquela compra irá melhorar a vida delas. 

Conte a história da sua marca, quais são os valores da sua empresa e utilize depoimentos de outros consumidores a fim de passar mais credibilidade. Utilize esses recursos em comunicações por SMS, e-mail, banners no site ou em lojas físicas. Além disso, é fundamental demonstrar que é seguro comprar na sua loja através de certificados reconhecidos, métodos de pagamento, entrega garantida e políticas de troca e devolução.

Invista em um bom time de vendas e atendimento

Sua empresa precisa estar pronta para oferecer um serviço de vendas e atendimento que dedique a atenção e garanta a solução rápida que o consumidor sênior espera

Em um ambiente de atendimento ativo, prepare-se para conversar bastante, explicar seus processos com calma e paciência, ser pessoal e compartilhar boas histórias em qualquer etapa da jornada de compra.

Por outro lado, muitos consumidores 60+ preferem a comunicação automatizada. Uma ótima solução para garantir a clareza e a qualidade no atendimento é fazer uso de agentes virtuais de voz, por exemplo. 

Ofereça conforto

Se nem os mais jovens querem sair de casa para comprar suas coisas, por que o público idoso gostaria disso? Apesar de ser um hábito, sua estratégia de marketing pode mostrar para eles toda a conveniência de fazer suas compras e realizar serviços em casa. Entregas personalizadas, consultorias e serviços à domicílio por exemplo, são boas soluções. 

No âmbito digital, investir em tráfego orgânico garante que a página seja encontrada rapidamente. Afinal, é cada vez mais comum que os idosos pesquisem o que querem saber no Google antes de comprar. Por isso, os conteúdos devem ser fáceis de ser encontrados. Pense em como os clientes pesquisariam pelo produto ou serviço, seja digitando na aba de pesquisa ou por voz através de assistentes virtuais.

Logo depois de atraí-los ao seu site, é importante desenvolver caminhos intuitivos, com anúncios simples para a conversão rápida. Ofereça chatbot para tirar dúvidas de forma instantânea e garanta que todas as informações estejam visíveis para finalizar a compra em pouco tempo

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27 de junho de 2022
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