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3 razões para ter um agente virtual de voz

Essa estratégia tem alto retorno com baixo custo! Saiba as principais razões para aplicar voicebots na comunicação da sua empresa!

Agente virtual de voz é um recurso indispensável quando o assunto é automatizar atendimentos. Hoje existe maior personalização ao passo que a ferramenta é utilizada em cada vez mais estratégias. Desse modo, o retorno financeiro e os benefícios de comunicação se tornam bastante relevantes.

Os famosos voicebots servem como um grande aliado para a área de atendimento, entretanto, pode potencializar vendas. Com os mais diversos papéis, esses robôs são responsáveis por melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos das empresas, o que torna todo o processo mais otimizado. 

Já que o resultado das empresas está ligado às modernizações dos processos e aos investimentos em tecnologia, que tal entender mais sobre esse assunto?

Se a sua empresa ainda não faz uso de agentes virtuais de voz, ou sente que ainda não extrai o máximo do potencial dessa ferramenta, esse conteúdo é para você. Hoje, vamos falar sobre agentes virtuais de voz, e por que essas chamadas de robôs podem ser tão benéficas para várias áreas da sua empresa. Acompanhe e boa leitura! 

Razões para a sua empresa investir em um agente virtual de voz

O agente virtual de voz faz uso de inteligência artificial para se comunicar através e interagir através da voz e pode ser utilizado para diferentes finalidades. Através de perguntas e respostas prontas em um banco de dados, o robô interpreta situações e fornece as melhores respostas ao longo de um atendimento. Isso faz com que cada ligação se torne muito mais eficaz, ágil e personalizada. 

Segundo o estudo “Conversational Commerce”, 70% dos idosos afirmam que gostariam de substituir atendentes de call center por assistentes de voz. Isso mostra que, além de oferecer agilidade e eficiência na interação, os agentes virtuais de voz também se destacam pela acessibilidade. Sendo assim, aplicar essa tecnologia na sua empresa, independente do público, parece uma boa ideia, não é mesmo? 

Veja a seguir 3 dos principais motivos para investir em um agente de voz virtual para sua empresa hoje:

Mais vendas para o seu negócio

Investir em um agente de voz virtual para a sua empresa aumenta as chances de conversão em vendas e além de fidelizar seu cliente. Isso acontece por dois motivos: 

O primeiro deles é pela capacidade de escalar o contato, uma vez que a produtividade do atendimento com robôs aumenta em até 70%. Além de sempre estarem disponíveis, robôs de voz prospectam, informam, realizam cobranças e tiram dúvidas com mais velocidade comparado aos atendentes humanos. 

Outro ponto é a melhora da experiência do cliente. Voicebots são configurados para serem objetivos e aumentarem a satisfação dos clientes, e assim, a fidelização acontece e melhora resultados em vendas. 

Por fim, já que se trata de um robô, centenas ou milhares de ligações podem ocorrer ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de retorno do investimento. Isso prova mais uma vez a redução de custo ao redirecionar o pessoal qualificado para funções mais estratégicas e não repetitivas.

Melhora a experiência do cliente

O agente virtual de voz pode ser um divisor de águas na experiência do seu cliente. Um dos principais motivos para isso é que ele agiliza e torna mais rápida a comunicação para o cliente. Ou seja, se antes os atendimentos estavam disponíveis apenas em horário comercial, com o uso de robôs a sua empresa está disponível o tempo todo. 

Além disso, a automação dos agentes virtuais de voz garante um atendimento de qualidade e personalizado do início ao fim. Isso acontece porque, diferente de nós seres humanos, os robôs não sofrem perdas na produtividade por influência externas do cansaço, estresse, etc. A escuta é ativa, ou seja, o seu cliente pode falar e ser ouvido, sem precisar passar por uma sequência de opções obrigatórias até que seja atendido. 

Para que a experiência do cliente seja um sucesso, o agente virtual de voz é capaz de localizar automaticamente os dados cadastrais do seu cliente, bem como reunir todas as informações necessárias para prestar o atendimento. Ou seja, o robô consegue identificar contatos e problemas anteriores, e poupar o seu cliente de ter que explicar tudo novamente.

Alto retorno com baixo custo

Empresas que já investem em agentes virtuais de voz conseguiram reduzir em até 30% os seus custos com atendimento. Essa redução se dá pelo fato de que, com o investimento nessa solução, você elimina a necessidade de contratações e, principalmente, de treinamentos. Dessa forma, os robôs realizam os atendimentos mais objetivos, servindo como um autoatendimento para os seus clientes, enquanto os atendentes humanos estão focados em resolverem situações onde realmente são necessários

Outra boa notícia sobre o uso da estratégia de agente virtual de voz, é que você só paga o que utiliza. Ou seja, o investimento nesse tipo de tecnologia é baixo, com um retorno muito alto, uma vez que transforma seu canal de atendimento em uma operação escalável, sem perder a qualidade. Dessa forma, é possível realizar campanhas pontuais e contratar a partir de uma necessidade.

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14 de junho de 2022
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