Marketing de eventos: 6 melhores estratégias
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

6 melhores estratégias de marketing para eventos

Aprenda 6 passos para planejar um evento e mais 6 estratégias para fazer um marketing de eventos de sucesso!
marketing de eventos

Marketing de eventos é uma estratégia eficaz para negócios que querem atrair, envolver e reter o público desejado através de uma experiência diferenciada. Em um mundo cada vez mais digital, esses encontros são cada vez mais valiosos para estreitar relacionamento com atuais e futuros clientes.

Contudo, destacar-se em meio a tantas opções de eventos pode ser um desafio. Por isso, compreender as etapas para criar uma excelente organização se faz cada vez mais necessário. A seguir, veja tudo o que precisa saber para aplicar essa estratégia de marketing.

O que é marketing de eventos?

O marketing de eventos é uma estratégia que utiliza o contato presencial ou à distância com os clientes, parceiros, e prospects em eventos como conferências, feiras, seminários e palestras. O objetivo é promover a empresa, seus produtos ou serviços, e construir relacionamentos com o público-alvo.

Essa estratégia abrange um conjunto de práticas e técnicas que visam tornar um evento mais visível, atraente e impactante, tanto para os participantes quanto para os patrocinadores ou stakeholders envolvidos. Para isso, o marketing de eventos envolve a aplicação de princípios de conceitos tradicionais, como pesquisa de mercado, promoção, planejamento estratégico e análise de métricas, adaptando as abordagens de acordo com o contexto do evento. 

Por exemplo, as etapas podem incluir a venda de ingressos, a criação de conteúdo promocional, a parceria com influenciadores, gestão de patrocínios, organização de atividades pré e pós-evento, entre outras táticas.

Diferenças de eventos B2B e B2C

Os eventos B2B (Business-to-Business) e B2C (Business-to-Consumer) apresentam diferenças marcantes entre si, principalmente no que diz respeito ao público-alvo, objetivos e estratégias envolvidas.

No cenário dos eventos B2B, o foco são as relações comerciais e networking entre empresas e profissionais do setor que buscam promover parcerias e negócios. Em sua maioria, a audiência é composta por representantes de empresas, compradores, fornecedores e especialistas que buscam aprimoramento profissional. 

Por outro lado, os eventos B2C têm como público-alvo os consumidores finais, com ênfase na promoção de produtos, serviços e experiências de entretenimento. Aqui, o marketing é mais voltado para atrair o público em geral. Já o conteúdo tem objetivos como a venda de produtos, shows e atividades interativas, buscando a satisfação do cliente e a construção da lealdade à marca.

Além disso, a estrutura de preços também varia entre esses tipos de eventos. Os eventos B2B muitas vezes envolvem taxas de inscrição e pacotes direcionados a empresas e profissionais, refletindo a natureza mais focada em negócios. Por outro lado, os eventos B2C tendem a ter preços mais acessíveis para acomodar um público mais amplo, com opções diversificadas que podem atender a diferentes níveis de experiência ou acesso. 

Vale a pena fazer eventos para marketing?

Eventos são trabalhosos, e é comum que você se questione duas vezes se realmente vale a pena fazê-los. Mas, a resposta é sim! O marketing de eventos é uma ferramenta poderosa para uma série de questões, como aumentar o reconhecimento da marca, atrair novos clientes, fortalecer os relacionamentos com os clientes existentes, bem como educar o público sobre produtos ou serviços. No entanto, é importante planejar e definir objetivos claros para os seus eventos, além de executá-los com qualidade para obter resultados positivos. 

Tipos de eventos

Cada tipo de evento atende a finalidades distintas, desde o compartilhamento de conhecimento e criação de relacionamentos até a promoção de produtos e serviços. A escolha certa do tipo de evento depende dos objetivos da empresa e, claro, do público-alvo que se deseja atingir. Veja a seguir alguns tipos mais comuns:

Conferências

As conferências são eventos que reúnem um grande número de pessoas, geralmente profissionais de uma indústria ou área de interesse, para discutir tópicos específicos. Elas costumam incluir palestrantes renomados, painéis de discussão, sessões de networking e oportunidades de aprendizado, fornecendo insights valiosos sobre tendências e inovações de um setor específico. 

Seminários

Seminários são eventos mais focados e interativos, projetados para discutir questões específicas em profundidade. Eles podem ser mais intimistas do que as conferências, geralmente com a participação de um público menor. Por se aprofundarem em um tópico específico, os seminários oferecem oportunidades para discussões detalhadas, treinamento prático e interação direta com especialistas no assunto.

Eventos VIP

Os eventos VIP são projetados para um público exclusivo, como clientes premium, patrocinadores ou convidados de honra. Eles são personalizados e oferecem uma experiência exclusiva, tendo como objetivo recompensar a lealdade do cliente, estabelecer relacionamentos mais próximos com partes interessadas-chave e proporcionar uma experiência de alta qualidade que fortaleça a percepção da marca.

Eventos de lideranças de mercado

Esses eventos reúnem líderes e especialistas de destaque de uma indústria ou área específica. Eles podem ser conferências, seminários ou reuniões exclusivas. Os eventos de lideranças de mercado buscam destacar a expertise e autoridade da empresa na área, bem como proporcionar insights valiosos e perspectivas para o público.

Lançamento de produtos

Esses eventos são projetados para apresentar um novo produto ou serviço ao mercado. Eles podem variar em escala, desde eventos menores até grandes festas de lançamento. O principal objetivo é gerar interesse, criar expectativa e promover a adoção do novo produto ou serviço. Os eventos de lançamento podem incluir demonstrações, palestras, entretenimento e influenciadores. 

Qual a importância de ter um planejamento efetivo de evento?

Um bom planejamento é a chave do sucesso para qualquer ação de marketing, inclusive no marketing de eventos. Ele ajuda a evitar problemas e imprevistos, a garantir que o evento atenda aos objetivos e que o público-alvo seja atingido. Além disso, ao se planejar, é possível reduzir custos sem deixar de lado a experiência dos participantes. 

Como criar um plano de marketing de eventos?

Para criar um plano de marketing de eventos, idealmente, você precisará seguir algumas etapas. São elas: 

  • Definição dos objetivos: o que você espera alcançar com o evento? Aumentar o reconhecimento da marca, atrair novos clientes ou fortalecer os relacionamentos com os clientes existentes?
  • Pesquisa do público-alvo: quem são as pessoas que você deseja atingir? Quais são suas necessidades e interesses?
  • Criação do evento: defina o formato, o conteúdo e a programação. 
  • Divulgação do evento: faça o marketing do seu evento através de canais digitais ou veículos tradicionais.
  • Execução do evento: essa é a fase final do processo e você precisará encontrar fornecedores e parceiros para que o evento seja bem organizado e executado.
  • Avaliação dos resultados: após o evento, é importante avaliar os resultados para identificar o que funcionou e o que pode ser melhorado para futuros eventos.

Como fazer marketing para eventos?

Planejamento pronto? Chegou a hora de fazer o marketing de eventos! A seguir, separamos 6 estratégias para alcançar o seu público-alvo e criar uma boa comunicação com os participantes mesmo antes do evento começar. Acompanhe: 

1. Utilize a sua base e envie e-mails marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing eficaz para promover eventos. Ele permite que você entre em contato diretamente com seu público-alvo e compartilhe informações sobre o evento, como data, hora, local, palestrantes e programação.

Contudo, o segredo está em segmentar a sua base e criar e-mails com comunicações claras, concisas e visualmente atraentes. Lembre-se de incluir uma chamada à ação clara para que os destinatários saibam o que você espera que eles façam, como se inscrever no evento ou comprar ingressos. 

A estratégia de e-mail marketing pode ser utilizada em diferentes pontos da jornada do seu evento, seja para promover o evento, realizar credenciamento, assim como vender ingressos. Um dia antes, é possível enviar um lembrete e após o evento, uma pesquisa de satisfação

2. Aposte no RCS e SMS

O RCS e o SMS são dois canais digitais que podem ser utilizados no marketing de eventos, cada uma com suas características e benefícios específicos. O SMS é uma forma de comunicação de texto curto, geralmente com até 160 caracteres, amplamente utilizada em dispositivos móveis. É uma das formas de mensagens mais diretas e amplamente aceitas, pois praticamente todos os dispositivos móveis podem receber SMS.

Já o RCS é uma evolução das mensagens SMS que permite uma comunicação mais rica e interativa, incluindo elementos como imagens, vídeos, botões de ação e respostas em tempo real. É uma opção mais avançada que pode antecipar a experiência dos participantes do evento, tornando assim, a comunicação mais envolvente.

Respeitando as características de cada canal, é possível utilizá-los no marketing de eventos para: 

  • Lembretes e convites;
  • Códigos de desconto para inscrição;
  • Informações urgentes;
  • Programação e agenda;
  • Endereço e rota;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Suporte em tempo real.

3. Não esqueça das redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para marketing de eventos. Elas permitem que você alcance um público amplo, compartilhe informações sobre seu evento e engaje-se com seu público com conteúdos envolventes. Escolha bem as redes sociais, por exemplo, o LinkedIn é ótima opção para eventos que são voltados para negócios, enquanto o Instagram e o Facebook, para público B2C.

4. Dispare releases de assessoria de imprensa

Os releases da assessoria de imprensa são uma ótima maneira de gerar cobertura de mídia para seu evento. Eles permitem que você compartilhe informações sobre seu evento com jornalistas e outros profissionais de mídia. Para isso, seu release deve ser claro, conciso e informativo. Inclua informações básicas sobre o evento, como data, hora, local, programação, palestrantes, participantes e patrocinadores do evento.

Pesquise jornalistas e outros profissionais de mídia que são relevantes para seu evento e envie seu release. Quando publicado, compartilhe em suas redes sociais e em outros canais online. Isso ajudará no marketing do evento, aumentando a credibilidade. 

5. Elabore um bom site para o evento

A maioria das ações de marketing de eventos partem de um mesmo lugar: um site. Pode ser uma landing page, mas é extremamente necessário ter uma página online com todas as informações. Um bom site aumenta a visibilidade e pode ajudar a melhorar a comunicação com os participantes, fornecendo um espaço para eles encontrarem informações sobre o evento e assim, entrar em contato com os organizadores.

Também não deixe de incluir o processo de inscrição, permitindo que os participantes se inscrevam ou comprem os ingressos online de forma simples e intuitiva. Para isso, criar o site do evento fornece métricas de rastreamento, a fim de medir o tipo de tráfego e até fazer remarketing.

6. Invista em anúncios segmentados

Por fim, os anúncios segmentados são uma estratégia eficaz de marketing de eventos que permite que você direcione seus anúncios para um público específico. Isso pode ajudar a aumentar o alcance assim como a relevância de seus anúncios e levar a um aumento nas inscrições para seu evento. Experimente diferentes tipos de anúncios e criativos para ver o que funciona melhor para seu público.

E então, o que achou das nossas dicas sobre marketing de eventos? Conte com os canais digitais que a gente oferece no seu planejamento, e vamos juntos impulsionar o pré e pós evento da sua empresa. Fale com um de nossos especialistas

Conteúdos relacionados

30 de novembro de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter