Remarketing: tudo sobre e como usar SMS e RCS na estratégia
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Tudo sobre remarketing e como usar SMS e RCS

Saiba o que é remarketing, como fazer, quais canais de comunicação considerar, e como utilizar o SMS e RCS para aumentar os seus resultados.
o que é remarketing

Com certeza você já escutou o termo remarketing e, talvez, até aplique na sua empresa. Mas, se você não sabe o que ou nem imagina como é possível usar o SMS e o RCS na sua estratégia, continue a leitura, afinal esses canais são ferramentas poderosas de conversão, e podem melhorar os resultados do seu negócio. 

Às vezes é necessário dar aquele “empurrãozinho” para que o cliente finalize uma compra, e é aí que o remarketing atua! Confira a seguir, detalhes de como funciona esse tipo de marketing digital, entenda o que é esse conceito, quais as suas vantagens, e como ele pode ser utilizado através de canais de mensageria. Vamos lá? 

O que é remarketing?

Sabe quando você visita um produto ou site na internet e passa a ser “perseguido” por diversos anúncios a respeito do que você acabou de ver? Talvez você até pense que está sendo espionado ou foi vítima de algum hacker, mas a gente garante que não. Isso é apenas o “bom e velho” remarketing (ou retargeting). 

Em linhas gerais, trata-se de uma estratégia de marketing digital que visa alcançar novamente os usuários que já interagiram com uma marca, site ou produto anteriormente. Utilizando cookies, histórico de navegação no site ou do CRM, conversões anteriores, dados de interações por RCS e e-mail marketing e até mesmo tracking de links via SMS, ajudam a criar uma comunicação personalizada para cada usuário.

Ou seja, o objetivo principal do remarketing é aumentar as chances de conversão, lembrando os usuários interessados sobre um produto ou serviço e incentivando-os a concluir uma ação, seja ela uma compra, preenchimento de um formulário, etc. É uma forma de recuperar a atenção do usuário, oferecendo novas vantagens e benefícios para que ele conclua a ação estabelecida.

Quais são as vantagens de fazer remarketing?

Estratégias de remarketing são bastante eficazes para impactar novamente o usuário ou cliente sobre uma conversão que ele não concluiu, seja uma compra ou preenchimento de um formulário. Aliás, suas vantagens são bastante claras, já que o público já teve contato com seu site antes.

Por ser uma estratégia 100% baseada no comportamento e interesse dos usuários, a relevância das mensagens exibidas aumenta, o que ajuda a reforçar a mensagem da sua marca. Além disso, você mantém o engajamento do usuário e direciona os esforços de marketing para um público segmentado que já demonstrou interesse anteriormente. 

Não à toa, quase 90% dos profissionais de marketing investem dinheiro em campanhas de remarketing e relatam benefícios como:

  • Aumento das taxas de conversão;
  • Segmentação mais precisa;
  • Reconhecimento da marca;
  • Redução no abandono de carrinho;
  • Maior ROI;
  • Acompanhamento do ciclo de compra.

Qual a diferença entre remarketing e retargeting?

Apesar de serem similares, há uma pequena diferença conceitual. O remarketing é uma maneira de passar uma nova mensagem sobre um produto ou serviço, para chamar ainda mais a atenção do público. Ele utiliza canais de comunicação como o e-mail, o SMS e o RCS. Já o retargeting funciona com o mesmo objetivo, porém utilizando anúncios de mídia paga, como o Google Ads e Meta Ads (Facebook e Instagram Ads). Essa técnica utiliza cookies e pixels de rastreamento para identificar os visitantes de um site e exibir anúncios personalizados para eles em outros lugares da web, como redes de anúncios, mídias sociais e sites de notícias.

Como funcionam as campanhas de remarketing?

Ok, você já entendeu o que é remarketing e quais são as suas vantagens, mas, provavelmente está se perguntando onde entra o disparo de SMS e RCS nessa história. Sim, popularmente, o remarketing é uma estratégia massivamente aplicada para campanhas em e-mail marketing. Contudo, essa estratégia não está restrita apenas a esse canal, e pode obter maior eficácia nos outros canais de mensageria. 

As campanhas de remarketing por mensagens seguem o mesmo raciocínio do retargeting. Mas, ao invés de exibir anúncios aos visitantes do seu site, você envia mensagens de texto via SMS ou RCS com base no histórico ou navegação ou ainda nos relatórios de interações anteriores. Existem várias formas de utilizá-los, veja alguns exemplos do que você pode enviar:

  • Mais detalhes e imagens do produto;
  • Cupons de desconto;
  • Cronômetro com ofertas por tempo limitado;
  • Vouchers de cashback ou para próxima compra;
  • Lembretes de carrinho abandonado;
  • Pesquisas interativas;
  • Convites para eventos;
  • Comunicados de lançamentos;
  • Acompanhamento do status da compra.

Como usar SMS e RCS no remarketing?

O remarketing de SMS e RCS vai além do simples texto e oferece uma experiência aprimorada aos clientes por meio do envio de conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, links e muito mais. Isso resulta em um engajamento mais significativo e taxas de cliques mais altas para o seu site. 

Ao criar campanhas de remarketing, você tem uma flexibilidade maior em relação aos tipos de mensagens de texto que podem ser enviadas, permitindo uma personalização ainda maior para atingir seus objetivos. Além disso, você alcança o seu cliente na palma da mão, tendo mais garantia da atenção dele nessa “segunda tentativa”. 

É importante ressaltar que, para realizar o remarketing por SMS, é fundamental oferecer opt-in para o envio e opt-out para o descadastramento, caso necessário. Além disso, para enviar mensagens de marketing em conformidade com a legislação, é necessário obter o consentimento do cliente. Sendo assim, essa é uma estratégia que só pode ser usada por clientes existentes ou antigos, e leads que concordaram em fornecer suas informações para receber esse tipo de comunicação. 

Quando se trata de visitantes do seu site ou pessoas que interagiram com a sua marca, mas ainda não forneceram nenhum dado, o remarketing por SMS e RCS se torna inviável. Nesse caso, conte com a estratégia de retargeting através de anúncios, onde você paga por cada clique, direcionando os visitantes do seu site. 

3 dicas para fazer remarketing com SMS e RCS

E então, gostou desta estratégia? Está pronto para colocar a mão na massa? Vamos lá! A seguir, preparamos 3 dicas para você fazer remarketing com SMS e RCS e ter ainda mais sucesso no seu negócio. Acompanhe: 

1. Consiga o contato do seu lead

Como já mencionamos, o primeiro passo para conseguir colocar o remarketing em prática na sua empresa é conseguir o contato do seu lead, mais especificamente, o número do celular. Existem algumas maneiras bastante eficientes de obter esse dado e começar a construir uma lista de contatos para suas campanhas de remarketing de SMS e RCS. Veja: 

  • Adicione botões de inscrição no site: essa forma permite que os visitantes se inscrevam e você possa capturar continuamente novos contatos.
  • Ofereça recompensas: solicite o número de celular e a permissão para enviar campanhas de marketing em troca de uma recompensa, como descontos exclusivos, ofertas especiais, etc. 

rcs google messages

2. Elabore mensagens convincentes de SMS e RCS

O sucesso da campanha de remarketing por SMS e RCS depende das mensagens que serão disparadas. Sendo assim, a dica aqui é fundamental comunicar o que você tem de maior valor e que possa ser entregue ao seu lead, de modo que ele fique motivado a fechar uma venda com a sua marca. Dessa forma, incorpore essa oferta na mensagem, utilizando todos os recursos possíveis que o SMS e RCS oferecem. 

Ainda que o SMS tenha suas limitações, é possível criar uma mensagem envolvente e personalizada com o nome do lead e link para ação. Já no RCS você conta com recursos de carrossel de imagens, vídeos e botões que dão mais liberdade para explorar as características do seu produto, serviço bem como a oferta. Quer alguns exemplos? Vamos lá: 

Mensagens de remarketing para carrinhos abandonados:

Quando um cliente deixa o carrinho para trás e já se cadastrou com você, é possível enviar mensagens de texto, solicitando que eles retornem e concluam a compra. Veja alguns exemplos de SMS e RCS para esse caso de uso: 

RCS: “Oi [NOME DO CLIENTE], aqui é da [NOME DA LOJA]. Seus itens estão esperando por você, veja só! [carrossel com produtos do carrinho] Conclua a compra com o cupom 10off para obter 10% de desconto. Válido apenas até às 23:59h de hoje. Aproveite! [BOTÃO PARA COMPRA]” 

SMS: “[NOME DA LOJA]: Olá, [NOME DO CLIENTE], você deixou seus itens no carrinho. Conclua a compra com 10% de desconto com o cupom 10off. [LINK PARA COMPRA].”

Incrição em evento

Se você está organizando um evento, veja esse exemplo real de remarketing para garantir inscrições que fizemos para o CX Revolution:

remarketing por RCS
Remarketing por RCS

remarketing por SMS
Remarketing por SMS

Como mensurar os resultados do remarketing?

Após concluir sua campanha de remarketing, por fim, é importante avaliar os resultados para ver se ela foi bem-sucedida. Para isso, verifique métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e conversão. Feita a análise, faça as alterações necessárias para melhorar seu desempenho. Essa é uma etapa super importante na estratégia de remarketing. Dessa maneira, você garante que suas campanhas sejam eficazes e que você esteja obtendo o máximo retorno do seu investimento.

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24 de julho de 2023
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