Cobrança digital: o que é preciso para aumentar os resultados?
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O que é preciso para aumentar resultados da cobrança digital?

Conheça os melhores canais de comunicação para realizar a cobrança digital. Entenda o que é necessário para inovar na sua empresa.
cobrança digital

Se por um lado, as pessoas estão endividadas, por outro, as empresas necessitam fazer as cobranças, mesmo que este seja um processo delicado. No entanto, a cobrança digital é uma estratégia que pode facilitar uma cobrança amigável.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de abril de 2022, o número de brasileiros inadimplentes estava em 77,7%, a maior proporção desde que o índice começou a ser medido, em janeiro de 2010.

Especialmente durante o período pandêmico, o número de consumidores que reclamaram do excesso de ligações realizadas por algumas operadoras de crédito foi alto. Desse modo, o incômodo chegou a gerar a tramitação de uma proposta na Câmara dos Deputados para que os contatos fossem reduzidos.

O motivo é que muitas pessoas não desejam ter sua rotina interrompida por ligações de cobrança em excesso. É nesse contexto que a cobrança digital se apresenta como uma excelente estratégia

Além disso, as soluções digitais de cobrança são mais efetivas, já que reduzem a quantidade de retrabalho e ainda possibilitam o uso de métricas.

Acompanhe no artigo a seguir o que é preciso para aumentar os resultados da cobrança digital.

O que é cobrança digital?

A cobrança digital é uma maneira de as empresas enviarem faturas e contas, utilizando ferramentas online para realizar todos os processos de recebimento, desde o primeiro contato com o cliente. 

Certamente, a cobrança digital não é aplicável somente em casos de dívidas, porém, devido a sua praticidade, é justamente neste campo que ela tem crescido.

Isso porque, atualmente, existem soluções modernas no mercado que permitem instituições a obter maior organização ao administrar a recuperação de crédito, mantendo o controle sobre todo o processo, ainda que ele seja feito por empresas terceirizadas. 

Ainda, é essencial salientar que a cobrança digital envolve custos mais baixos para a empresa, pois, utilizando tecnologia, a parte da equipe que estaria envolvida na cobrança ativa pode se dedicar para outras atividades. 

O que é régua de cobrança e sua importância

A régua de cobrança é uma estratégia que as empresas adotam para padronizar a gestão das cobranças e gerar um pacote de ações que possa fazer o acompanhamento dos débitos e também o comportamento de pagamento dos clientes.

Assim, trata-se do uso de uma ou mais ferramentas que vão determinar a forma que a instituição fará a cobrança das pessoas inadimplentes.

Dessa forma, é possível mapear o cenário dos valores em aberto e as ações que serão adotadas para reavê-los. Existem muitas maneiras de utilizar a régua de cobrança de forma digital: algumas delas são o envio de e-mails ou SMS, por exemplo.

Aliás, com ela se torna possível prever, dentro do panorama de débitos, quais estratégias são eficazes, e quais necessitam ser diversificadas para se alcançar resultados positivos.

Principais vantagens da cobrança digital

A cobrança digital vem para auxiliar, na régua de cobrança, como uma solução que traz eficácia e modernidade.

Ela traz resultados efetivos e tem a vantagem de manter a carteira de clientes, pois os mesmos tendem a se sentir mais confortáveis com este tipo de abordagem.

Entre outras vantagens da cobrança digital, estão:  

Agilidade

Dados da assessoria especializada em recuperação de crédito, Audac, demonstram que 85% dos clientes que são contatados pelas empresas nos primeiros 30 dias de vencimento dos acordos pagam seus débitos. Por outro lado, somente 15% realizam o pagamento após 60 dias. 

Ou seja, quanto mais ágil for a comunicação de cobrança – e nisso, os meios digitais são imbatíveis – mais chances as instituições têm de receber.

Automatização do processo de cobrança

A cobrança digital não só permite que sejam enviados lembretes de pagamento antes da data de vencimento de um boleto, como também a personalização da comunicação para melhorar esta experiência.

Assim, a inadimplência pode ser reduzida, além de diminuir a mão de obra necessária para efetivar as cobranças. 

Redução da inadimplência 

Atualmente, 82% dos brasileiros têm acesso à internet. Diante deste cenário, as cobranças via mala direta, por exemplo, não fazem mais sentido. E nisso, os canais digitais são essenciais para auxiliarem em uma comunicação mais eficiente.

Em segundo lugar, as pessoas preferem a descrição quando o assunto é “dívidas”. Oferecer praticidade nas negociações é impacta positivamente a experiência do cliente. Afinal, o constrangimento pode ser um motivo para que o consumidor não efetue o pagamento devido.

E, por fim, com a rapidez e praticidade da cobrança digital, é possível, por exemplo, enviar uma linha digitável por mensagem. Isso agiliza o pagamento, pois basta que o cliente copie e cole direto no aplicativo do banco, e assim, quitar o débito em poucos minutos. Simples, rápido e fácil. 

Todos os exemplos acima demonstram como a cobrança digital pode se tornar uma experiência melhor e com resultado positivo tanto para o consumidor quanto para a empresa. Isto é, voltando a reforçar o conceito de que é possível manter uma carteira de clientes, ainda que tenham sido inadimplentes em algum momento. 

Quais meios de cobrança utilizar? 

A tecnologia permite a utilização de vários meios de cobrança digital que sua empresa pode utilizar para contatar clientes inadimplentes. Alguns deles são:

E-mail

Este canal é uma excelente opção para mensagens de cobrança. 

Nele, o ideal é priorizar contatos mais formais e aproveitar a possibilidade de redigir mensagens mais longas para abordar detalhes mais complexos, como proposta de negociação, por exemplo. 

Assim, os e-mails com mensagens de cobrança podem trazer, além do valor em aberto, todo o detalhamento da dívida, incluindo contratos, tempo de atraso, juros, multas e eventuais correções.

Régua de cobrança

Toda estratégia de comunicação com o cliente deve ser planejada através dela. São contatos planejados e com prazos predefinidos, com o objetivo principal de evitar atrasos no pagamento.

Assim é possível estabelecer qual comunicação será disparada para cada momento do cliente, oferecendo as suas respectivas formas de pagamentos. 

Deste modo, o planejamento deve ser feito nas etapas:

  • Antes do vencimento;
  • Próximo ao vencimento;
  • Depois do vencimento.

A régua de cobrança estabelecer os envios de e-mails, bem como toda a gestão do processo. Para isso, a plataforma Maestro ajuda na organização da comunicação com os devedores.

SMS

Por falar em agilidade na cobrança digital é bom lembrar que o SMS é um dos canais mais velozes e de maior alcance que existem, além de ser um forte meio de cobrança para as empresas. 

Mais de 90% das mensagens enviadas são lidas imediatamente após o recebimento e a taxa de retorno chega até 45%. 

Assim, o envio de mensagens se enquadra como uma estratégia poderosa para sanar o problema de inadimplência.

Outra vantagem é que as mensagens por esse canal são mais diretas. Por isso, é comum o envio de código de barras de boletos para pagamento, segunda via de boletos e lembretes de data de vencimento de compra.

RCS

O RCS é um canal inovador para envio de mensagens de cobrança

Ele é um novo padrão de mensagens que disponibiliza recursos que geram mais engajamento e interação através de elementos multimídia, como imagem, vídeo, áudio e gifs. 

Além disso, essas comunicações têm o nome da sua empresa, o logo e uma breve descrição, o que gera maior confiança e autoridade na hora de realizar uma cobrança. 

Voicebot 

Com a automatização do processo de cobrança por voicebot, os processos de localização, abordagem, negociação e auditoria da operação são facilitados. 

E isso tudo pode ser feito de forma humanizada e interativa. 

Além disso, é possível reduzir os custos da empresa, pois os agentes humanos não precisam mais se preocupar com as tarefas repetitivas e previsíveis. Pelo contrário, é possível direcioná-los para assuntos mais complexos e com maior valor agregado. 

Conheça o Play!, e entenda como o nosso voicebot que pode te auxiliar na cobrança digital. 

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Gostou de conhecer mais sobre estratégias para aumentar os resultados de cobrança digital? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

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14 de setembro de 2022
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