Se por um lado, as pessoas estão endividadas, por outro, as empresas necessitam fazer as cobranças, mesmo que este seja um processo delicado. No entanto, a cobrança digital é uma estratégia que pode facilitar uma cobrança amigável.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de abril de 2022, o número de brasileiros inadimplentes estava em 77,7%, a maior proporção desde que o índice começou a ser medido, em janeiro de 2010.
Especialmente durante o período pandêmico, o número de consumidores que reclamaram do excesso de ligações realizadas por algumas operadoras de crédito foi alto. Desse modo, o incômodo chegou a gerar a tramitação de uma proposta na Câmara dos Deputados para que os contatos fossem reduzidos.
O motivo é que muitas pessoas não desejam ter sua rotina interrompida por ligações de cobrança em excesso. É nesse contexto que a cobrança digital se apresenta como uma excelente estratégia.
Além disso, as soluções digitais de cobrança são mais efetivas, já que reduzem a quantidade de retrabalho e ainda possibilitam o uso de métricas.
Acompanhe no artigo a seguir o que é preciso para aumentar os resultados da cobrança digital.
O que é cobrança digital?
A cobrança digital é uma maneira de as empresas enviarem faturas e contas, utilizando ferramentas online para realizar todos os processos de recebimento, desde o primeiro contato com o cliente.
Certamente, a cobrança digital não é aplicável somente em casos de dívidas, porém, devido a sua praticidade, é justamente neste campo que ela tem crescido.
Isso porque, atualmente, existem soluções modernas no mercado que permitem instituições a obter maior organização ao administrar a recuperação de crédito, mantendo o controle sobre todo o processo, ainda que ele seja feito por empresas terceirizadas.
Ainda, é essencial salientar que a cobrança digital envolve custos mais baixos para a empresa, pois, utilizando tecnologia, a parte da equipe que estaria envolvida na cobrança ativa pode se dedicar para outras atividades.
O que é régua de cobrança e sua importância
A régua de cobrança é uma estratégia que as empresas adotam para padronizar a gestão das cobranças e gerar um pacote de ações que possa fazer o acompanhamento dos débitos e também o comportamento de pagamento dos clientes.
Assim, trata-se do uso de uma ou mais ferramentas que vão determinar a forma que a instituição fará a cobrança das pessoas inadimplentes.
Dessa forma, é possível mapear o cenário dos valores em aberto e as ações que serão adotadas para reavê-los. Existem muitas maneiras de utilizar a régua de cobrança de forma digital: algumas delas são o envio de e-mails ou SMS, por exemplo.
Aliás, com ela se torna possível prever, dentro do panorama de débitos, quais estratégias são eficazes, e quais necessitam ser diversificadas para se alcançar resultados positivos.
Principais vantagens da cobrança digital
A cobrança digital vem para auxiliar, na régua de cobrança, como uma solução que traz eficácia e modernidade.
Ela traz resultados efetivos e tem a vantagem de manter a carteira de clientes, pois os mesmos tendem a se sentir mais confortáveis com este tipo de abordagem.
Entre outras vantagens da cobrança digital, estão:
Agilidade
Dados da assessoria especializada em recuperação de crédito, Audac, demonstram que 85% dos clientes que são contatados pelas empresas nos primeiros 30 dias de vencimento dos acordos pagam seus débitos. Por outro lado, somente 15% realizam o pagamento após 60 dias.
Ou seja, quanto mais ágil for a comunicação de cobrança – e nisso, os meios digitais são imbatíveis – mais chances as instituições têm de receber.
Automatização do processo de cobrança
A cobrança digital não só permite que sejam enviados lembretes de pagamento antes da data de vencimento de um boleto, como também a personalização da comunicação para melhorar esta experiência.
Assim, a inadimplência pode ser reduzida, além de diminuir a mão de obra necessária para efetivar as cobranças.
Redução da inadimplência
Atualmente, 82% dos brasileiros têm acesso à internet. Diante deste cenário, as cobranças via mala direta, por exemplo, não fazem mais sentido. E nisso, os canais digitais são essenciais para auxiliarem em uma comunicação mais eficiente.
Em segundo lugar, as pessoas preferem a descrição quando o assunto é “dívidas”. Oferecer praticidade nas negociações é impacta positivamente a experiência do cliente. Afinal, o constrangimento pode ser um motivo para que o consumidor não efetue o pagamento devido.
E, por fim, com a rapidez e praticidade da cobrança digital, é possível, por exemplo, enviar uma linha digitável por mensagem. Isso agiliza o pagamento, pois basta que o cliente copie e cole direto no aplicativo do banco, e assim, quitar o débito em poucos minutos. Simples, rápido e fácil.
Todos os exemplos acima demonstram como a cobrança digital pode se tornar uma experiência melhor e com resultado positivo tanto para o consumidor quanto para a empresa. Isto é, voltando a reforçar o conceito de que é possível manter uma carteira de clientes, ainda que tenham sido inadimplentes em algum momento.
Quais meios de cobrança utilizar?
A tecnologia permite a utilização de vários meios de cobrança digital que sua empresa pode utilizar para contatar clientes inadimplentes. Alguns deles são:
Este canal é uma excelente opção para mensagens de cobrança.
Nele, o ideal é priorizar contatos mais formais e aproveitar a possibilidade de redigir mensagens mais longas para abordar detalhes mais complexos, como proposta de negociação, por exemplo.
Assim, os e-mails com mensagens de cobrança podem trazer, além do valor em aberto, todo o detalhamento da dívida, incluindo contratos, tempo de atraso, juros, multas e eventuais correções.
Régua de cobrança
Toda estratégia de comunicação com o cliente deve ser planejada através dela. São contatos planejados e com prazos predefinidos, com o objetivo principal de evitar atrasos no pagamento.
Assim é possível estabelecer qual comunicação será disparada para cada momento do cliente, oferecendo as suas respectivas formas de pagamentos.
Deste modo, o planejamento deve ser feito nas etapas:
- Antes do vencimento;
- Próximo ao vencimento;
- Depois do vencimento.
A régua de cobrança estabelecer os envios de e-mails, bem como toda a gestão do processo. Para isso, a plataforma Maestro ajuda na organização da comunicação com os devedores.
SMS
Por falar em agilidade na cobrança digital é bom lembrar que o SMS é um dos canais mais velozes e de maior alcance que existem, além de ser um forte meio de cobrança para as empresas.
Mais de 90% das mensagens enviadas são lidas imediatamente após o recebimento e a taxa de retorno chega até 45%.
Assim, o envio de mensagens se enquadra como uma estratégia poderosa para sanar o problema de inadimplência.
Outra vantagem é que as mensagens por esse canal são mais diretas. Por isso, é comum o envio de código de barras de boletos para pagamento, segunda via de boletos e lembretes de data de vencimento de compra.
RCS
O RCS é um canal inovador para envio de mensagens de cobrança.
Ele é um novo padrão de mensagens que disponibiliza recursos que geram mais engajamento e interação através de elementos multimídia, como imagem, vídeo, áudio e gifs.
Além disso, essas comunicações têm o nome da sua empresa, o logo e uma breve descrição, o que gera maior confiança e autoridade na hora de realizar uma cobrança.
Voicebot
Com a automatização do processo de cobrança por voicebot, os processos de localização, abordagem, negociação e auditoria da operação são facilitados.
E isso tudo pode ser feito de forma humanizada e interativa.
Além disso, é possível reduzir os custos da empresa, pois os agentes humanos não precisam mais se preocupar com as tarefas repetitivas e previsíveis. Pelo contrário, é possível direcioná-los para assuntos mais complexos e com maior valor agregado.
Conheça o Play!, e entenda como o nosso voicebot que pode te auxiliar na cobrança digital.

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