Carrinho abandonado é o terror de todo e-commerce. Mas, para reverter esse cenário, o nosso Diretor de Receitas, Marcos Guerra, contou quais são as melhores estratégias ao Jornal do Comércio. Leia o resumo abaixo ou confira o artigo na íntegra.
Perante um cenário econômico instável, o varejo tem visto muitas desistências de compra. Especialmente no ambiente virtual, é possível mensurar e perceber que a frequência disto pode trazer danos financeiros. No entanto, é possível reverter um carrinho abandonado através de ações cruciais para reter o usuário até a conclusão de sua jornada de compra.
Antes de tudo, é preciso saber quais são as principais causas da desistência de compra. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 78% dos consumidores desistem na etapa do pagamento. As altas taxas de frete são um dos principais fatores que desanimam usuários de concluir o pedido.
Por outro lado, a má experiência do usuário no site também contribui para isso. Aliás, a navegação ruim também prejudica a imagem da marca e impede de atrair novos compradores.
Nesse sentido, como fazer um remarketing para engajar o usuário novamente, a fim de que ele efetue a compra?
Como reverter um carrinho abandonado em venda?
Reconquistar o cliente deve ser prioridade para a marca. Até porque, transmitir segurança por meio de informações claras pode reconstruir a confiança ou fortalecê-la. Para isso, é necessário desenvolver plataformas simplificadas e amistosas para garantir que o processo de compra seja finalizado.
Do mesmo modo, a comunicação fará a diferença para atrair a atenção do cliente ao realizar um bom remarketing. Os canais de contato devem ser pensados a partir do perfil do público-alvo, e determinar como será feita a integração para que o usuário escolha por onde deseja ser atendido.
Sendo assim, os agentes virtuais podem melhorar a jornada do usuário e causar experiências positivas. Além disso, através da automatização, canais como chatbot e voicebot podem estar ativos a qualquer hora do dia e disponibilizar um excelente atendimento ao cliente.
Mensagens personalizadas de SMS e disparos de RCS também se destacam por ter funcionalidades que engajam o cliente. Isto é, através desses canais é possível enviar cupons de desconto, fretes gratuitos, promoções e outros benefícios para motivar consumidores a finalizar uma compra.