Recuperação de crédito sem constrangimento: como abordar?
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Recuperação de crédito: como criar uma abordagem eficiente sem constranger o consumidor?

Recuperação de crédito sem constrangimento: saiba como criar uma abordagem eficiente, sem constranger o consumidor durante a cobrança.
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A recuperação de crédito é hoje prática corriqueira em diversos tipos de negócio. Ela é importante para manter a saúde da empresa, evitando danos ao fluxo de caixa. Contudo, o ato de cobrar os clientes necessita de uma abordagem humanizada para garantir a liquidação das dívidas, sem o constrangimento ao consumidor.

É o que explica nosso Diretor de Receitas Marcos Guerra em artigo publicado na Revista Varejo Brasil.

“Para ajudar o inadimplente a encontrar alternativas a fim de sanar dívidas, a comunicação mais próxima se tornou vital durante a pandemia.”

Sendo assim, Guerra cita o período em que estamos vivendo como agravante para o endividamento. Com a massiva onda de desempregos, muitos se tornaram incapazes de pagar determinadas contas, que acabaram se acumulando. Os efeitos da crise econômica foram incontestáveis. Segundo o Serasa, houve salto de 61,4 milhões para 64 milhões de inadimplentes no Brasil, entre 2020 e 2021.”

Dicas para aumentar a recuperação de crédito

Ele diz que resolver esse problema não é algo fácil. No entanto, o uso de técnicas adequadas de cobrança, combinadas à tecnologia, podem ajudar as empresas a recuperar os valores devidos.

  • Evite mensagens rudes e insistentes: elas apenas trazem conflitos entre a marca e o usuário, com baixa taxa de sucesso, ou seja, baixa possibilidade de pagamento do dinheiro devido.
  • Use comunicação empática: a companhia precisa se colocar no lugar do cliente. Isto é, mostrando que está disposta a ajudá-lo a encontrar a solução que se enquadre em suas necessidades.
  • Invista em inteligência artificial: muitos canais e ferramentas foram criados para auxiliar no atendimento do cliente em débito. Dentre eles, o RCS (Rich Communication Service), o chatbot e o agente virtual de voz. Eles comandam uma negociação amigável e próxima aos consumidores inadimplentes, oferecendo uma gama de possibilidades de pagamento com base nas necessidades individuais.

Quer saber como sua empresa certamente pode ter maior êxito nas cobranças, satisfação do consumidor, além de uma boa reputação no mercado? Leia o artigo completo: Recuperação de crédito: como criar uma abordagem eficiente sem constranger o consumidor?

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30 de março de 2022
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