Para quem faz uso do WhatsApp, a última atualização possibilita a transcrição de áudio para texto, o que otimiza as preferências de cada usuário. O recurso se deve a popularidade do canal de mensagens, que é notória, já que atingiu o marco de 2 bilhões de usuários. Após superar o Facebook na lista de aplicativos mais utilizados no mundo, seus desenvolvedores estão em uma corrida para proporcionar a melhor experiência de comunicação.
E é sobre isso que nosso diretor de produtos e tecnologia, Igor Castro, falou em seu artigo para o portal Tecnolera.
Em uma crescente imersão na população no universo digital, o recurso é uma excelente forma de otimizar o contato entre as pessoas que preferem o online. Ainda mais, diante da grande massa da população que utiliza o aplicativo para diversas finalidades.
Em seu texto, Igor apresenta dados fornecidos pelo Global Web Index’s, empresa líder em segmentação de público para a indústria de marketing global. Os números demonstram a popularidade do WhatsApp no Brasil, já que o país ocupa o 7º lugar em maior utilização do app no mundo. Aliás, dos 2 bilhões de usuários, mais de 120 milhões são brasileiros.
Além disso, segundo dados divulgados pelo Sebrae, 84% dos empresários que utilizam o WhatsApp preferem esse meio de comunicação para se relacionar com o cliente. Por outro lado, um pouco mais de 20% preferem utilizar o próprio site.
No entanto, Igor nos apresenta a crescente dependência que o WhatsApp gera em quem o utiliza, podendo também causar problemas de comunicação.
Por mais benéfica que seja, contudo, não há como negar a crescente dependência que gera em nosso dia a dia. Não há prova mais clara disso do que a queda recente do aplicativo, que impactou comércios ao redor de todo o mundo, impossibilitando a comunicação entre as partes.
Ainda assim, seu artigo defende o avanço tecnológico dentro dos recursos de comunicação. Dessa forma, é possível refinar a relação entre empresa e consumidor e entender ainda mais as necessidades de cada um.
Impacto do recurso de transcrição de áudio do WhatsApp
Como exemplo, Igor cita os chatbots, robôs programados para ter o primeiro contato com o cliente, reduzindo custos com a primeira parte do Customer Experience. Já que algumas dúvidas podem ser respondidas automaticamente, a assertividade na comunicação aumenta.
Além de aperfeiçoar toda a experiência do usuário, a maior gama de possibilidades de atendimentos traz uma maior satisfação do usuário, sabendo que poderá escolher a forma de comunicação que prefere.
Por fim, o autor nos lembra da importância da experiência do cliente, e o quão é indispensável pensar nas etapas da jornada do consumidor. Por vezes, o WhatsApp possibilita uma presença ainda maior que o atendimento presencial.
De outro modo, o avanço constante da tecnologia e suas atualizações permitem adequações ao estilo e ao mapeamento de cada cliente. A função de transcrição de áudio então, facilita a presença da marca no dia a dia de seus clientes
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