Taxa de abertura de SMS: como aumentar?
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Como aumentar a taxa de abertura de SMS?

Veja 6 dicas para melhorar a taxa de abertura do seu SMS, e entenda como melhorar a sua comunicação para aumentar seus resultados.
taxa de abertura de SMS

O SMS marketing é uma ferramenta que tem um potencial de conversão enorme para a sua empresa. No entanto, para converter, é necessário aumentar a taxa de abertura desse canal através de boas práticas, tendo em mente o volume de SMS que as pessoas recebem hoje em dia, e os melhores formatos de conteúdos.  

Aliás, mesmo com todos os novos canais de comunicação que surgiram com a transformação digital, o SMS permanece bastante popular, sendo um dos que apresentam bons resultados de engajamento, quando bem utilizado. Assim, esse meio se destaca pela sua velocidade e conveniência, fatores fundamentais para os clientes da era digital. 

Então, quer saber como aumentar a taxa de abertura de SMS e extrair o máximo potencial deste canal de comunicação? Continue acompanhando o conteúdo a seguir e conheça algumas dicas e estratégias que separamos para tornar a sua comunicação via SMS mais assertiva. Vamos lá? 

Por que utilizar SMS marketing na sua empresa?

O SMS marketing é uma estratégia que usa mensagens de texto para que empresas se comuniquem de forma direta e pessoal com os seus clientes. Aliás, tem sido amplamente utilizada para fidelizar e engajar os consumidores ao longo de toda a sua jornada de compra. 

E os números são impressionantes! Dados de mercado mostram que 98% dos SMS são lidos imediatamente após o recebimento, revelando ser esse um dos canais mais velozes e de maior alcance. Isso porque, esse é um meio de comunicação que não necessita de uma conexão com a internet e está presente até nos modelos mais simples de celular.  

No entanto, o cenário só melhora quando pensamos que as mensagens de texto podem ser aplicadas em diversos segmentos e tipos de campanhas. Com a estratégia certa, é possível não só aumentar a taxa de abertura de SMS, como também, trazer mais receita para a sua empresa por esse canal. 

No entanto, é preciso ter cuidado, já que o SMS fora de contexto pode ser um incômodo para os usuários. Mais à frente, vamos trazer dicas de como enviar boas mensagens de texto que renderão taxas de aberturas altas para o seu negócio! 

Plataformas de SMS oferecem taxa de abertura?

A maioria das plataformas para disparo de SMS em massa não possuem explicitamente a taxa de abertura de SMS. Ainda que esta informação não seja tão acessível, existem algumas práticas que podem ajudar sua comunicação a ser bem recepcionada pelo usuário.

Dentre elas, está o momento em que a mensagem é enviada, pois o período pode garantir que a mensagem seja aberta rapidamente. O número do remetente que aparece para o usuário também pode ser crucial para interpretação de que a mensagem vem de uma empresa.

Por outro lado, há um novo protocolo de mensageria conhecido como RCS, que oferece diversos status e indicadores de performance. Nesse caso, a taxa de abertura é verificada para oferecer mais dados sobre os resultados das campanhas.

Inclusive, ao invés de um código curto, o RCS apresenta o logo e o nome da empresa, diferentemente do SMS. Isso melhora as taxas de abertura, afinal, pode acontecer de mais de uma empresa utilizar o mesmo shortcode e ser um incômodo para o cliente.

Contudo, separamos as principais dicas para melhorar esse indicador. Confira a seguir.

6 dicas para aumentar a taxa de abertura de SMS

Para obter os melhores resultados e aumentar a taxa de abertura de SMS, é preciso conhecer alguns formatos de conteúdo deste canal, além de praticar algumas boas práticas. A seguir, vamos te dar todas as dicas necessárias para você melhorar os envios de mensagens de texto da sua empresa. 

1. Conheça os shortcodes

Os shortcodes, ou código de acesso de SMS, são números de 5 a 6 dígitos utilizados por empresas para mandar e receber mensagens SMS. Eles são muito usados para campanhas de marketing, interações transacionais bem como autenticação de dois fatores. No Brasil, esse serviço é regulamentado pela Anatel, o que aumenta sua credibilidade, as taxas de entrega e, consequentemente, as taxas de abertura.

Mas, além da credibilidade e alcance, o grande diferencial de um shortcode é a sua capacidade de escala de envio. Acima de algumas centenas de disparos diários é recomendado o uso do shortcode, já que o envio possui mais agilidade, o que permite uma abordagem, de fato, instantânea ao cliente.

2. Aposte no RCS

O RCS é um novo padrão de mensagens por celular que faz a cobrança através da franquia de dados e não por cada mensagem enviada. O sistema traz recursos de mídia importantes como áudio, vídeo, imagens, arquivos e figurinhas, além de mensagens de texto com mais de 160 caracteres. Sem dúvidas, todos esses recursos aumentam o engajamento desse canal de comunicação. 

No entanto, é a segurança ao enviar RCS que aumenta as taxas de abertura. Além da criptografia e a validação do Google antes do envio, o usuário recebe na visualização da mensagem a logo da empresa que enviou a comunicação, bem como um selo verificador do Google, o que gera mais segurança para o cliente clicar nos links e demais mídias enviadas. 

aumentar a taxa de abertura de SMS com RCS

3. Promova o opt-in em todos os seus pontos de contato

Para enviar SMS é preciso que os seus clientes não só concedam o seu número de celular, mas também autorizem o recebimento das comunicações. Ou seja, uma maneira eficiente de aumentar as suas taxas de abertura de SMS é expandir a base de clientes interessados em ler as suas mensagens. Para isso, você deve promover o opt-in em todos os pontos de contato com os consumidores. Veja alguns exemplos:

  • Redes sociais e site: adicione um campo “Preencha seu número de celular” em seu site e perfis nas redes sociais, além de um botão “aceitar” para que o cliente autorize as suas campanhas de SMS;
  • Newsletter: certifique-se de incluir o opt-in para SMS também em sua newsletter;
  • Ponto de venda: estimule o seu time de vendas a perguntar se os clientes desejam aceitar SMS para receber promoções e ofertas exclusivas.

4. Comunique ofertas e notificações

O SMS é um excelente canal para comunicar ofertas e alertas. Para isso, o conteúdo deve ser claro e simples, com um tom de urgência, o que ajudará na sua abertura. Você pode divulgar:

  • Lançamento de produtos/serviços ou retorno ao estoque;
  • Eventos especiais;
  • Alertas de venda de ingressos e convites;
  • Prazo de vencimento e segunda via de boleto;
  • Programas de fidelidade;
  • Cupons de desconto;
  • Notificações no geral sobre horários de funcionamento e novos canais de contato.

5. Cuidado com a frequência

A sua estratégia de SMS marketing deve considerar a jornada do cliente. Assim, será mais fácil identificar quais sãos os momentos e as mensagens mais adequadas para cada cliente e ajustar o envio para obter os melhores resultados.  Entretanto, tome muito cuidado para não saturar o cliente com uma grande quantidade de mensagens, e lembre-se de respeitar o horário comercial, estendendo as comunicações até, no máximo, às 21h. 

6. Acompanhe as métricas de desempenho para taxa de abertura

Prestar atenção nas métricas é fundamental para saber o que funciona e o que não funciona, principalmente se o seu objetivo é aumentar a taxa de abertura de SMS. Por fim, rastreie com precisão os principais KPIs e analise-os para ajustar as estratégias. Com as mensagens de texto, assim como muitos outros canais, você deve sempre realizar ajustes na segmentação dos públicos e realizar testes A/B.

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Somos broker oficial, ou seja, homologados com as principais operadoras. Isso quer dizer que temos a permissão para enviar SMS em massa respeitando todas as regras existentes.

Faça envio de SMS em massa para assim, atingir milhares de pessoas através de uma ferramenta intuitiva que te ajuda a criar campanhas com alto desempenho. Sendo assim, a tecnologia garante uma entrega segura e instantânea, incluindo confirmação de recebimentos, disparos personalizados e painel de respostas. 

E o melhor: com o nosso gerenciador de SMS, o seu negócio pode interagir com os clientes como se fosse um chat e ter acesso a relatórios customizados para extrair os dados de performance mais relevantes para sua marca. Venha aumentar as taxas de abertura de SMS! Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre essa solução. 

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07 de março de 2023
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