SMS antifraude para bancos: conheça essa ferramenta
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Conheça a ferramenta de SMS antifraude para bancos

Entenda como a ferramenta que é a evolução do SMS possui fatores antifraude para garantir a segurança da comunicação de bancos e financeiras.
SMS para bancos antifraude

Ferramentas antifraude são buscas frequentes para bancos, empresas do setor financeiro, fintechs, seguradoras, etc. Isso porque o apelo pela segurança digital tem sido cada vez mais requerido por clientes. Aliás, além de uma obrigação por parte das instituições, é importante garantir a proteção dos consumidores quanto à presença de golpes cibernéticos por canais digitais.

Os celulares são parte fundamental da vida cotidiana de todos nós, o que fez com que boa parte da comunicação entre empresas e clientes migrasse para esse dispositivo. Dentro deste contexto, o SMS se tornou um dos canais mais utilizados pelos bancos para interagir com seus clientes, seja para o envio de mensagens sobre produtos financeiros, ou informações transacionais. 

Porém, esse canal lida com um problema que afeta muitos clientes: as fraudes. Elas acontecem de diversas maneiras e tentam, de todas as formas, enganar as pessoas que acreditam estarem recebendo mensagens via SMS do seu banco, quando na verdade, são golpistas se passando por essas instituições. 

Abrir mão do SMS não é uma solução, já que esse canal é fundamental para manter a relação entre as partes e possui ótimos resultados, agradando tanto os bancos, quanto os clientes. Então, a saída é investir em soluções antifraude através de ferramentas de SMS que reforcem a segurança na comunicação. Quer entender mais sobre esse assunto? Leia o conteúdo a seguir.

SMS para bancos: benefícios e riscos

Quando pensamos em SMS no setor bancário, podemos ressaltar 3 benefícios principais: economia, agilidade e alcance. Nesse cenário, a economia não é apenas de dinheiro, mas também de tempo. Imagine quantos processos fazem hoje o seu cliente ir até uma agência ou receber alguma ligação. Aliás, é possível resolver muitas solicitações através de uma mensagem de texto.

Dessa forma, você logo tem um primeiro ganho: menos filas na agência, menos carga de trabalho para a equipe, menos volume de ligações e muito mais autonomia para o cliente. Isso nos leva ao segundo benefício, a agilidade. Você sabia que 90% das pessoas leem e respondem mensagens SMS em até 5 minutos após o recebimento? Isso faz desse canal um dos melhores para falar com o cliente, principalmente em situações importantes, como cobranças, tentativas de fraudes e etc.

Por fim, temos a última vantagem do SMS no setor bancário: o alcance. Você já se perguntou o que faz esse canal ser tão eficaz? O motivo é que ele não precisa de internet ou aplicativos terceiros para ser entregue. Basta um celular com sinal e pronto! 

Tipos de fraudes

Antes de conhecermos a ferramenta de SMS antifraude para bancos, é fundamental reconhecer os tipos de golpes mais aplicados. Os criminosos têm muitas maneiras de usar os SMS para fraudes, acompanhe: 

Smishing

Smishing é o equivalente para o tradicional phishing de e-mail. Trata-se de um tipo de fraude em que os criminosos contactam potenciais vítimas por SMS para convencê-las a passar informações pessoais ou informações sobre contas bancárias, clicando em links que instalam malware em seus telefones. 

SMS spoofing

O SMS spoofing é uma forma de alterar a informação do remetente de uma mensagem para que o destinatário veja qualquer texto alfanumérico em vez de um número de celular. Essa “falsificação” de remetente de SMS não é de fato ilegal e existem aplicações válidas como: Mensagens de serviço em massa, alertas por SMS ou denúncias.

O problema é que o SMS spoofing também é frequentemente utilizado por criminosos para imitar mensagens de empresas. Criminosos fingem ser um banco e, não percebendo que a mensagem é falsa, os destinatários acabam clicando em links, que extraem deles informações privadas. 

É importante ressaltar que tal prática é diferente do disparo de SMS em massa por rota oficial bem como a utilização de shortcode. Isso porque, os brokers oficiais garantem a segurança e a integridade dos disparos.

Impactos de golpes financeiros por SMS no Brasil

Que as mensagens de SMS são sucesso, não restam dúvidas. Mas, infelizmente, criminosos e empresas desonestas sabem disso e estão sempre criando novas formas de utilizar esse canal para fraudes ou para conseguir informações pessoais da base de clientes.  

Todos os anos, o impacto gerado pelos golpes financeiros é enorme. No Brasil, uma estimativa do Banco Central aponta para perdas de R$2,5 bilhões ao longo de 2022 como consequência deste tipo de crime. E segundo a Federação de Bancos (Febraban) 31% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro. 

Porém, esse não é o fim da linha. Existem soluções antifraudes efetivas que combatem as ações desses criminosos e protegem o relacionamento entre bancos e clientes, elevando a comunicação via SMS dessa forma. Continue acompanhando esse conteúdo e entenda como essa ferramenta funciona. 

Conheça o RCS: Ferramenta de SMS antifraude para eliminar golpes

A única maneira de garantir que os clientes não caiam em golpes, é verificando a integridade do remetente das mensagens. Por isso, os bancos precisam provar, a cada comunicação enviada, que a mensagem realmente é segura e foi enviada pela própria instituição. Mas, como será possível fazer isso? 

E é aí que entra o RCS. Essa ferramenta de SMS antifraude é a maneira mais segura dos bancos se comunicarem com os clientes. Esse canal possui uma série de vantagens do ponto de vista de segurança, ou seja, como criptografia de ponta, cibersegurança e selo de verificação.

O que é RCS e porque ele é antifraude?

O RCS é o novo padrão de mensagens realizado pelo próprio aplicativo de mensagens Android do celular. A grande diferença é que agora as mensagens não ficarão limitadas apenas por texto. Com o RCS Message é possível enviar imagem, vídeo, áudio, fotos e GIFs e ainda criar botões para ações rápidas. Dessa forma, os clientes poderão interagir apenas com cliques, sem a necessidade de digitar.

Além de todo diferencial no conteúdo da mensagem, o que realmente faz o RCS ser considerada uma ferramenta de SMS antifraude é a preocupação do Google com a segurança dos dados e informações dos usuários. Sendo assim, as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, e se alguém tentar capturar ou ler a mensagem que sua empresa enviou só verá textos ilegíveis.

Já as imagens, vídeos, GIFs ou arquivos são armazenados temporariamente em URLs aleatórios, impossibilitando associar a mensagem com o número de telefone que recebeu o RCS. Além da segurança do Google, sua empresa também transmitirá confiança com a verificação do remetente. Isso porque, no local onde vai o número usado pela sua empresa, seu cliente irá ver o nome da sua empresa, a logomarca e o selo de verificação do Google.

O Google tem um sistema de segurança que verifica se a empresa está apta a receber o selo de autenticação. Assim, são necessárias algumas etapas no início do processo, e somente as empresas com selo podem enviar conteúdos via RCS. Além disso, a marca que quer enviar mensagens RCS em massa precisa de um broker oficial para efetuar o disparo junto às principais operadoras de telefonia.

SMS antifraude para bancos

Como utilizar o RCS em bancos?

Um dos usos mais comuns do RCS é em alertas contra golpes. Para ajudar na prevenção e na rápida identificação de fraudes cometidas com cartões e contas de seus clientes, os bancos desenvolveram recursos para avisar assim que uma transação é efetuada. Os mecanismos também são disparados quando a instituição considera suspeita uma certa movimentação. 

Quando essas comunicações são disparadas via RCS, a confiabilidade da mensagem aumenta, e o relacionamento com o seu cliente melhora, uma vez que você está cuidando da segurança dele do começo ao fim. 

Além desse tipo de mensagem, o RCS pode ser utilizado como notificações de transações do dia a dia. Por exemplo: tentativa de transação negada, transação efeturada, envio de token, etc.

O RCS pode, ainda, ser integrado com soluções de inteligência artificial, como um chatbot. A solução é importante para bancos, principalmente no desenvolvimento de ações antifraudes.

  • Notificações sobre transações em tempo real;
  • Confirmação de identidade;
  • Transbordo para atendimento humano;
  • Análise de dados de atendimento;
  • Experiência personalizada para os clientes;
  • Compra de novos produtos financeiros;
  • Campanhas de marketing e relacionamento. 

A inteligência artificial ainda pode ajudar a reforçar a política de privacidade, criptografar dados e proteger sistemas de diferentes maneiras. Por isso, cada vez mais empresas usam dados e IA para fortalecer a segurança de transações bancárias e suas comunicações. 

Como obter uma ferramenta antifraude para mensagens de texto?

O RCS é considerado uma revolução do mercado de mensageria, e vem sendo implementado nos bancos como uma ferramenta de SMS anti fraude. Ao abrir portas para uma comunicação mais leve, atrativa, bem como confiável e personalizada, as vantagens são claras tanto para os bancos, quanto para os seus clientes. 

Em um mercado tão concorrido, optar por uma ferramenta de SMS antifraude e fugir das soluções tradicionais pode te diferenciar dos concorrentes. Afinal, quando falamos da vida financeira das pessoas, a segurança e privacidade das informações é o principal. 

Por fim, comece a utilizar o RCS nas suas comunicações. Conte também com nossos especialistas para implementação de novas estratégias para esse canal e tenha maior controle das comunicações e conquiste a confiança do seu cliente. 

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13 de dezembro de 2022
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