Tendência de consumo e comportamento de compra 2024
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Tudo sobre tendência de consumo e comportamento de compra 2024

Saiba qual é a tendência de consumo em 2024 e conheça mais sobre o comportamento de compra dos brasileiros para orientar suas estratégias.
tendência de consumo

Analisar a tendência de consumo e comportamento de compra de usuários de ambientes digitais é importante para melhorar processos. Afinal, os avanços tecnológicos, mudanças culturais e um turbilhão de expectativas irão moldar o relacionamento entre empresas e clientes em 2024, resultando em novos caminhos e jornadas que a sua empresa não pode ignorar. 

Neste artigo, confira 9 tendências de compra e consumo que direcionarão como, quando e por que os usuários comprarão produtos e serviços nos próximos anos. Acompanhe a leitura e antecipe futuras demandas da experiência do cliente que serão o “novo normal” para garantir que o seu negócio esteja preparado para atendê-las. Vamos lá?

tendência de consumo por rcs

Antes de mais nada, quem é o consumidor de 2024?

Para conhecer uma nova tendência de consumo, é essencial entender com quem você vai lidar. Isso porque, o consumidor muda, e o comportamento de compra também passa por transformações. Para 2024, no que diz respeito ao sentimento do consumidor, já existem algumas predições importantes. 

A primeira delas é que o termo “Choque com o Futuro”, cunhado por Alvin Toffler e Adelaide Farrell em 1972, descreve a paralisia social causada pelo estresse diante da rápida evolução. Esse conceito será protagonista em 2024, uma vez que a internet dissolverá todas as fronteiras entre o físico e o digital, moldando radicalmente nossa vida.

Com isso, o excesso de estímulos, resultado da conectividade, impactará os sentidos de todos nós, seres humanos, em 2024. Em busca de um maior equilíbrio sensorial, a desativação de notificações para aliviar a sobrecarga serão cada vez mais comuns, e a sua marca deve se preparar para isso. 

É preciso ter claro também que será necessário manter um “otimismo realista” diante do crescimento de sintomas de depressão e ansiedade. Se o seu negócio souber se posicionar como um conforto em meio ao estresse e ansiedade, o relacionamento com os clientes tende a prosperar, assim como o seu novo ano. 

Tendência de consumo em 2024: quais são as principais?

As tendências de compra e consumo dão o direcionamento que a sua empresa tanto busca. Através dela, você é capaz de adaptar seus processos para atender às novas demandas e comportamento de compra dos consumidores. Então, vamos conhecer cada uma das tendências de consumo em detalhes? Acompanhe!

Digitalização

A digitalização não é apenas uma presença online, mas uma abordagem integral em todos os serviços da empresa. Essa transformação visa oferecer mais flexibilidade aos consumidores, priorizando interações digitais. Embora o atendimento pessoal ainda esteja disponível, a ênfase está cada vez mais voltada para a eficiência e conveniência do ambiente digital. 

Portanto, a compra e o consumo de produtos e serviços digitais é uma tendência crescente em diversos setores e já vem acontecendo há anos. Além de proporcionar flexibilidade e conveniência, ela redefine a interação entre empresas e consumidores, otimizando o acesso a produtos e serviços de maneira eficiente.

Nostalgia

Essa tendência de consumo traz a nostalgia, mais uma vez, como protagonista. O motivo é simples: criar e explorar conexões emocionais com os consumidores. Sendo assim, marcas aproveitam essa abordagem, resgatando elementos familiares de décadas passadas, como ideias, tecnologias, personagens, músicas e símbolos, para associar a imagem da marca às lembranças positivas já existentes no cliente.

Segundo a pesquisa “Ipsos Global Trends 2022”, 61% dos brasileiros expressam o desejo de retornar aos tempos passados, representando um aumento de 11% em relação a 2021. Aliás, em períodos de crise, a nostalgia desempenha um papel crucial, trazendo de volta memórias afetivas que oferecem conforto e bem-estar em momentos desafiadores.

E ao contrário do que você pode imaginar, a nostalgia não se limita aos mais velhos, e está presente, principalmente, entre as gerações mais jovens. Os impactos da pandemia, interrupções nos estudos e obstáculos no mercado de trabalho impulsionam os jovens a buscar conforto em produtos que remetem a uma época mais simples.

Assim, a nostalgia não apenas atende às necessidades emocionais dos consumidores, mas também se torna um fenômeno intergeracional, impulsionando o consumo e a identificação com marcas que lucram através desse apelo emocional. Vale a pena considerar na sua estratégia! 

Smart Choices

A tendência de consumo ‘Smart Choices’ mantém sua relevância desde a pandemia e revela um grande desafio. À medida que os consumidores, agora mais conscientes dos seus gastos, buscam otimizar suas decisões de compra, as estratégias de marketing digital devem ser mais assertivas. Se em 2023, 44% deles afirmam que planejaram economizar mais dinheiro, em 2024 a tendência é que eles empreguem estratégias cada vez mais inteligentes para obter os melhores negócios.

Em um cenário onde os consumidores estão avaliando cuidadosamente preços e opções disponíveis, as empresas devem oferecer portfólios diversificados que atendam às diversas necessidades e situações dos consumidores de maneira personalizada. Isso permite que eles façam escolhas inteligentes que se alinhem ao momento em que se encontram, que pede flexibilidade nas decisões de compra mais importantes.

Inovação

Muito ligada à tendência de consumo anterior, a inovação desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo essencial para as empresas se adaptarem às mudanças no comportamento de compra. 

Quem conseguir oferecer opções inovadoras e soluções que agregam valor aos consumidores, têm mais chances de se destacar e atender às crescentes expectativas por escolhas inteligentes em um cenário econômico e social em constante evolução. 

Consumo de indulgências e conteúdos leves

O consumo de indulgências refere-se à aquisição de bens ou serviços considerados não essenciais. Ou seja, muitas vezes, destinados a proporcionar prazer, satisfação pessoal ou gratificação momentânea. Lembra quando falamos que as pessoas se sentiriam cada vez mais estressadas e ansiosas? Pois é! É nesse tipo de produto que elas vão em busca de conforto. 

Essa é uma das tendências de compra e consumo que vão persistir em 2024. Nesse sentido, os consumidores estão dispostos a reservar parte de seus orçamentos para autoconhecimento e organização pessoal. Isso cria oportunidades para marcas oferecerem produtos e experiências que proporcionem momentos de prazer e satisfação. 

Além disso, conteúdos que atuam como distrações e mediocridade estarão ainda mais em alta em 2024. Não à toa, as pessoas passam cada dia mais tempo rolando seus feeds em redes sociais – e os vídeos de animais fofinhos se destacam. 

Ou seja, os consumidores buscam uma fuga do estresse e das ansiedades diárias para romper com o cotidiano. Segundo pesquisa, 29% deles afirmam que se sentem confortáveis com as marcas rastreando suas emoções e personalizando as experiências de compra e interações de acordo com seus humores.

Inteligência artificial como tendência de consumo

O imenso volume de dados digitais e algoritmos irão acelerar ainda mais os investimentos em tecnologia para tomada de decisões e questões de segurança. E uma das principais delas, é a IA. A Inteligência Artificial transforma a interação entre empresas e clientes, e os avanços dos chatbots, ChatGPT, Bard e voicebots impulsionam novas ofertas de aplicativos, serviços e atendimento, visando assim, a eficiência e automação.

Já os clientes continuam a demandar omnicanalidade e respostas ágeis das empresas. Nesse sentido, a implementação de IA pode ser a resposta para antecipação de uma experiência positiva e personalizada. Por fim, o uso de IAs generativas nas redes sociais, por exemplo, intensificará, permanecendo como um indicador-chave para a experiência do cliente, independentemente das preferências das empresas.

Poder de compra reduzido

Com poder de compra reduzido, uma experiência de compra personalizada e satisfatória pode ser decisiva na hora de conquistar clientes. A inflação continua pressionando o poder de compra dos consumidores, afetando os orçamentos familiares. Assim, a mudança nos padrões de consumo, impulsionada pela comparação de preços, impacta especialmente categorias como alimentos, produtos de limpeza e eletrodomésticos. 

Em resposta a essa tendência, marcas do segmento de valor precisam oferecer vantagens financeiras ou benefícios tangíveis, enquanto as marcas próprias de grandes varejistas ganham aceitação devido a preços competitivos e garantia de qualidade. 

Produtos locais e sustentáveis são tendências de consumo

O movimento de consumir produtos locais e ecologicamente corretos é uma tendência de consumo importante. Cada vez mais, os clientes estão preocupados com a sustentabilidade, redução de lixo e poluição, acompanhando de perto o processo de produção. 

Além disso, o consumo local promove comunidades coesas ao estabelecer conexões diretas entre consumidores e produtores. Conscientes dos impactos de suas ações no planeta, os consumidores buscam práticas de compra mais responsáveis. Isso significa que eles esperam evidências do compromisso tecnológico das empresas. Responsabilidade coletiva é a chave para 2024!

Polarização

Segundo a Euromonitor, 52% dos consumidores só compraram de empresas ou marcas em que confiavam totalmente em 2023. Se o ano passado já foi assim, para 2024, as questões políticas e sociais ocuparão uma posição central nas decisões dos consumidores. Elas influenciam diretamente suas escolhas de compra e consumo devido ao uso de marketing de influência que por vezes, resulta em boicote de grandes marcas. 

A fidelidade do consumidor muitas vezes está vinculada à adesão de uma marca aos seus valores, e as decisões de compra refletem frequentemente as causas significativas para eles ou que desejam destacar em sua imagem pessoal. As marcas terão que assumir opiniões, se posicionando nas principais discussões do mercado. 

E então, o que achou da lista de tendências de compra e consumo para o ano que vem? Qual tendência de consumo você vai começar a investir primeiro no seu negócio? Conte com as soluções da Pontaltech para melhorar a jornada de compra do seu cliente, usando a tecnologia para se adaptar às principais demandas. 

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08 de janeiro de 2024
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