Final de ano é um período em que o mercado está aquecido, seja pela Black Friday ou por ser a época do pagamento do Décimo Terceiro salário.
Esse momento gera ótimas oportunidades de recuperação de crédito também e devem ser trabalhadas de forma estratégica. E sem dúvidas, atuar em diversos canais de comunicação precisa ser algo implantado ou aperfeiçoado.
Canais de comunicação para ações de final de ano
Estar presente em diversos canais de atendimento é essencial para o sucesso da campanha de final de ano.
Mas não basta estar presente em diversos lugares, e sim conhecer o seu público, suas preferencias e executar as boas práticas de cada canal.
A seguir, iremos apresentar 3 canais que não podem faltar em suas ações e exemplos práticos de como eles podem alavancar o faturamento da sua empresa. Acompanhe!
Agente virtual de voz
Em busca de mais praticidade e agilidade, sem dúvidas o agente virtual de voz é uma das melhores opções.
Só para você ter uma ideia, segundo um estudo recente da Juniper Research, as transições do comercio por voz tendem a aumentar e alcançar a marca de US$4,6 bilhões até o final do ano.
Com voicebots cada vez mais inteligentes já foi o tempo de um atendimento “robotizado”. Hoje é possível oferecer, de forma rápida e fluida, interações eficientes e humanizadas 24 horas por dia os 7 dias da semana.
Com isso, o agente virtual de voz ajudará sua empresa a se aproximar dos clientes, no período do décimo terceiro, de maneira automatizada e reduzindo gastos.
Como usar o agente virtual de voz na sua campanha?
São várias as funcionalidades do agente virtual de voz na recuperação de crédito. Ele pode ser utilizado para melhorar a taxa de CPC (contato com a pessoa certa), em que o robô faz ligações e identifica se quem atendeu é a pessoa que sua empresa está procurando.
Existe também o agente virtual negociador, que com agilidade, faz negociações e oferta condições de pagamentos. E da mesma forma que o SMS é utilizado de forma preventiva, o agente virtual também pode ser, sua empresa pode programar ligações dias antes dos vencimentos para lembrar os clientes de seus compromissos.
Se interessou nas aplicações dos voicebots na recuperação de crédito? Então leia nosso artigo Agente virtual de voz na cobrança.
SMS – aliado na recuperação de crédito
O SMS é um dos canais mais conhecidos quando falamos de recuperação de crédito.
Seus principais benefícios são: baixo custo, simplicidade e alto poder de alcance. Ele pode ser utilizado tanto de forma preventiva como quando o cliente já está inadimplente.
Outra vantagem do SMS é a fácil integração com outros canais, como por exemplo o e-mail e as ligações telefônicas.
Como usar o SMS na sua campanha?
Sua empresa pode enviar uma mensagem de texto solicitando o contato do cliente. O ideal é falar que está em um período de condições especiais e informar o telefone de contato.
Você pode também programar mensagens para quando houver atraso no pagamento, pois sabemos que muitas vezes, com a correria do dia a dia, algumas pessoas esquecem de pagar suas dívidas.
Além das cobranças o SMS é um ótimo canal para informar sobre as negociações firmadas. Após o acordo fechado, uma boa prática é enviar uma mensagem com o resumo da negociação.
RCS – Rich Communication Services
O RCS é o novo canal de mensageria do Google que está oferecendo benefícios, tanto para as empresas quanto para os clientes. Ele chegou para atender as expectativas do novo comportamento dos consumidores.
Com o RCS é possível utilizar recursos multimídia, como vídeos, fotos, imagens em formato de carrossel, compartilhar localização, criar botões com sugestões de respostas bem como integrar com chatbot para criar fluxos conversacionais.
Para o sucesso de uma ação de recuperação de crédito é preciso transmitir confiança e segurança, e isso o RCS proporciona de maneira efetiva. O novo canal apresenta a identidade da empresa credora por meio do nome, logomarca e breve descrição. É possível também configurar as cores da comunicação conforme o branding da marca.
Outra vantagem é a riqueza da análise das métricas das campanhas. Quem abriu a mensagem, quem leu, quem interagiu e até que ponto do fluxo o cliente percorreu é possível saber com o analytics do RCS.
Aliás, se você quer conhecer mais sobre essa evolução no mercado de mensageria, criamos um artigo que fala tudo o que você precisa saber sobre o RCS, basta clicar aqui.
Como usar o RCS na sua campanha?
Assim como o SMS e o agente virtual de voz, o RCS pode ser utilizado tanto em cobranças ativas como preventivas. E seus recursos e possibilidades ajudarão muito sua empresa no período do pagamento do décimo terceiro salário.
Por meio da inteligência artificial, é possível criar uma etapa de validação do CPF, para assim, dar seguimento a cobrança, de forma automatizada, somente após a confirmação dos dados do cliente.
Se sua empresa for oferecer pagamento facilitado com parcelas, por exemplo, uma ótima opção é as imagens em formato de carrossel. Em cada imagem sua empresa poderá apresentar a proposta e com apenas 1 clique o cliente conseguirá firmar um acordo.
Quer conhecer na prática os resultados que o RCS pode trazer para suas ações de recuperação de crédito? Então conheça o case que fizemos com nosso parceiro Adimplere.
Planeje, economize e recupere
Por fim, chegou a hora de planejar suas ações de final de ano, período do décimo terceiro, e aproveitar uma das melhores épocas do ano para elevar o faturamento da sua empresa.
E o melhor, aumentar o número de negociações sem precisar gastar mais por isso!
Nós antecipamos nossa Black Friday para que você tenha tempo para planejar suas campanhas de final de ano.
Aumente o número de negociações em suas ações com um menor investimento. Aproveite os descontos progressivos em SMS e RCS, e 50% de desconto na contratação de 50 agentes virtuais.
Desejamos ótimas negociações e conte com a gente para diminuir o número de inadimplentes da sua carteira.
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