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3 formas de usar voicebot na sua empresa

Saiba o que é e como utilizar voicebot na sua empresa. Listamos diversas aplicações para você elevar o nível de atendimento da sua marca!
formas de usar voicebot

Voicebot é uma tecnologia importante para empresas que tem o objetivo de aumentar índices de qualidade de atendimentos. Por ter um custo baixo e a ausência de um ser humano, os rôbos de voicebot são automatizados para atender a um chamado de maneira ágil.

Talvez você julgue impossível que todos os atendimentos sejam robotizados, no entanto, a maioria deles pode ser. Além de oferecer um tempo determinado para cada contato, é possível também medir sua efetividade para resolver problemas.

No entanto, são inúmeros os benefícios de implementar o voicebot em sua empresa. Confira nossa lista que contém diversas formas e estratégias para transformar a comunicação da sua marca.

O que é um voicebot

Voicebot é uma inteligência artificial que sucede o chatbot. Basicamente, os chatbots são mensagens de texto automatizadas, com perguntas e respostas prontas em um banco de dados que através de uma interação, interpretam situações e fornecem as melhores respostas.

Por outro lado, os voicebots utilizam de uma tecnologia semelhante, porém, o recurso é a voz ao invés do texto. Assim, os atendimentos ficaram ainda mais eficientes ao utilizar uma voz humanizada – mesmo que seja um robô – para personificar as interações.

Em outras palavras, o voicebot é um agente virtual que consegue se comunicar com humanos através da voz, seja por ligação ou qualquer interação automatizada.

À exemplo disso, os assistentes virtuais de voz como a do Google, Siri ou Alexa, têm uma tecnologia similar capaz de ter uma “escuta ativa” e interpretar o que o usuário quer dizer, para assim, oferecer a melhor resposta.

O reconhecimento de voz, seja do Google, ou de qualquer outra empresa, permite maior proximidade da marca para o cliente, pois a partir de algoritmos, melhoram cada vez mais as respostas.

Medo dos robôs?

Aposto que você já se divertiu dizendo “ok, Google” para ouvir uma piada, ou pediu á Alexa para apagar as luzes de um cômodo. Existem infinitas possibilidades de interação por voz, seja para iniciar uma pesquisa, assim como iniciar ligações de empresa para o consumidor.

Ainda que possa assustar em um primeiro contato, a qualidade da voz bem como a capacidade de interpretação desses agentes estão melhores. Sendo assim, cada vez mais pessoas de todas as idades e gerações utilizarão esse recurso.

O estudo “Conversational Commerce” analisa como as pessoas estão aderindo aos assistentes de voz em suas vidas, aponta que 70% dos idosos gostariam de substituir atendentes de call center por assistentes de voz.

Outro dado que chama atenção é que 23% deles preferem usar uma assistente a um website. Ou seja, além de oferece facilidade de interação, o voicebot oferece acessibilidade e praticidade.

Se até os grisalhos preferem vozes automatizadas, aplicar essa tecnologia na sua empresa pode ser importante para várias etapas de atendimento, independente do público. Além disso, sua marca pode potencializar seus indicadores ao aplicar voicebots a partir de diferentes objetivos.

Por falar em objetivos, como aplicar voicebot na sua empresa?

Voicebot e suas aplicações

1 – Atendimento receptivo

Hoje, empresa que têm central de atendimento conseguem se beneficiar da inteligência de voicebot para orientar seus clientes. Fornecer respostas para dúvidas frequentes pode resolver rapidamente um problema bem como evitar o transbordo para um atendimento com humanos.

Dessa forma, a empresa oferece um menu com diversas opções para que o cliente possa ter um autoatendimento eficiente como se fosse uma simples conversa de telefone. A diferença é que por vezes, as opções precisam ser digitadas e não faladas, entretanto, o tempo de atendimento é curto.

Essa prática é eficiente do ponto de vista de prestação de serviços de atendimento, ainda mais no canal de preferência de comunicação do seu cliente. A simplicidade de ligação pode ser a primeira ou a última opção dele, por isso precisa ser extremamente eficiente.

2 – Atendimento ativo

Em diversos mercados como varejo, educação, indústria, cobrança e até mesmo para campanha de saúde, é possível desfrutar de infinitas possibilidades para um atendimento ativo via voicebot.

Isso porque a empresa pode utilizar para:

– Lembretes de pagamentos;

– Informações de entrega de encomendas;

– Enviar descontos;

– Oferecer promoções ou outros produtos e serviços complementares;

3 – Estratégia de marketing com voicebot

Apesar de facilitar a comunicação, a acessibilidade que o agente virtual de voz oferece precisa estar intrinsecamente conectado ao objetivo de oferecer uma experiência de compra melhor. Seja para pessoas que precisam de ambientes mais práticos ou para aqueles que têm necessidades especiais, o voicebot pode ser utilizado em projetos assim como em vendas.

Exemplos de aplicações de voicebot voltadas para marketing:

– Voice commerce

– Remarketing

– Carrinho abandonado

– Voicebot integrado em dispositivos móveis (IoT)

– Sites e aplicativos guiados por voz

– Atendimento por voz em website

– Campanhas de marca

Benefícios do voicebot para o negócio

A gestão de um negócio tem a necessidade de analisar a performance de diversas áreas de uma empresa. Com o atendimento não é diferente, já que a sua qualidade impacta no relacionamento com os clientes e deve sempre ser pensado em melhorar sua experiência.

Outro aspecto é que a jornada do cliente não acaba quando a venda acontece, pelo contrário, se trata de todo percurso dele, até mesmo se já é um consumidor de longa data. Contudo, investir em atendimento nos locais aonde ele quer ser atendido, pode fazer total diferença.

Diante deste cenário, o voicebot oferece:

– Índices de performance

– Eleva taxas de negociação

– Localiza e confirma identidade dos clientes

– Ajuda a prevenir fraudes

– Previne débitos em aberto

– Aproximação e qualidade de atendimento ao cliente

– Métricas de satisfação do cliente

– Baixo custo operacional

– Índices de resolução de problemas

– Melhora taxa de retorno do cliente

– Aumento de vendas

Automatiza a comunicação

– Oferece acessibilidade

– Promove rapidez e eficiência

– Ajuda na tomada de decisão do consumidor

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07 de junho de 2022
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