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Chatbot nas redes sociais: como usar para aumentar as vendas?

O uso do chatbot nas redes sociais vem para tratar as necessidades dos consumidores de forma automatizada e eficiente

Velocidade, proximidade e comodidade. É isso que o consumidor moderno espera ao falar com uma marca. E para atender esta necessidade, o uso do chatbot nas redes sociais vem se destacando como um valioso canal de vendas e de fidelização de clientes.

Sobre esse tema, nosso COO Digital e CBDO, Bruno Cedaro, preparou o artigo Chatbot nas redes sociais: quais seus impactos para o aumento das vendas?, exclusivamente para o Portal Mundo do Marketing. Veja agora como o chatbot nas redes sociais pode ser um meio ágil e automatizado de relacionamento com cliente, mas sem deixar de ser humanizado.

Atendimento pelas redes sociais

As redes sociais são, muitas vezes, a porta de entrada para um novo cliente, além de serem um canal para sugestões e reclamações. E o chatbot facilita o contato e escala o atendimento, portanto melhora a percepção do público em relação à empresa.

Os robôs ficam disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Segundo Cedaro, é por isso que eles resolvem problemas recorrentes do atendimento, como demora para responder mensagens, por exemplo.

“Com a ampla concorrência e a maior dificuldade em atrair a atenção dos clientes, os chatbots nas redes sociais vieram para entregar uma percepção de mais atenção ao consumidor”

Como utilizar chatbot nas redes sociais

Bruno cita a padronização na comunicação, que é feita de forma empática pelos robôs. Seja qual for o canal escolhido pelo usuário, a linguagem é a mesma, ou seja, ele se depara com a mesma identidade. E isso se faz muito importante, já que a comunicação omnichannel é indispensável para o comércio hoje em dia.

Mas não é só isso, os bots aprendem a cada atendimento feito. Isso graças à inteligência artificial aplicada neles, que também oferece atendimento veloz e de qualidade. Bruno fala sobre casos de uso:

“As companhias podem programá-lo para responder perguntas de seus clientes, combinando inputs e direcionando para a melhor resolução de suas necessidades. Ao elaborar as dúvidas mais frequentes, basta configurá-lo com uso constante das APIs.”

Bruno aconselha o uso da jornada do cliente como base de desenvolvimento dos bots para as redes sociais. Ou seja, é preciso entender o perfil do consumidor, seus pontos de contato com a marca e a forma como ele prefere ser abordado. Dessa forma, as empresas terão uma ferramenta poderosa para satisfazer os clientes e aumentar as vendas.

Para Cedaro, “a mesma estratégia pode ser usada no Instagram, outra popular rede social utilizada pelas empresas. Conhecendo as perguntas mais frequentes dos usuários, o chatbot pode ser configurado para fornecer respostas automáticas e em tempo real” e, como resultado, o usuário pode solucionar suas dúvidas de um jeito fácil.

Para saber mais sobre o uso do chatbot nas redes sociais, leia o artigo no Portal Mundo do Marketing.

Ou se preferir, entre em contato conosco para saber como o chatbot pode ajudar a comunicação da sua empresa, unindo todos os canais num mesmo ambiente.

 

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