Marketing de diferenciação: o que é, metodologias e técnicas
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Conheça o que é o marketing de diferenciação, metodologias e técnicas

Entenda o que é marketing de diferenciação, e 7 passos dessa estratégia para tornar sua marca única aos olhos dos clientes.
o que é Marketing de diferenciação

Qual empresa, hoje em dia, não busca se diferenciar? Seja através da qualidade dos seus produtos ou serviços, do preço que pratica ou da experiência que fornece ao consumidor, cada negócio busca ser único na sua área de atuação. E, para ajudar nesse processo, existe o marketing de diferenciação, uma estratégia pensada com essa finalidade: fazer a sua empresa ser reconhecida. 

Mas, você sabe como funciona o marketing de diferenciação? Se esse termo é novo para você, não se preocupe. Continue acompanhando e entenda o que é marketing de diferenciação, quais as vantagens, como os canais de comunicação participam dessa estratégia e como aplicá-la ao seu negócio. Vem com a gente! 

O que é marketing de diferenciação?

O marketing de diferenciação é um conjunto de ações traçadas para que a sua empresa seja conhecida pelas suas particularidades competitivas em relação aos concorrentes, sejam elas quais forem. Essas vantagens competitivas estão diretamente ligadas à imagem da marca. Ou seja, uma estratégia de marketing de diferenciação resulta em credibilidade e autoridade para o seu negócio, conquistando clientes cada vez mais fiéis. 

Sendo assim, podemos resumir que o principal objetivo do marketing de diferenciação é se diferenciar das demais do seu nicho e mostrar os valores pelos quais os consumidores escolhem a sua marca ao invés dos concorrentes. Trata-se de sair do padrão para agregar valor no produto ou na experiência do consumidor, conseguindo clientes mais satisfeitos. 

Tenha em mente que nem sempre ser diferente significa ser a melhor no seu segmento. A diferenciação é a capacidade de uma marca ser percebida pelos clientes como diferente das demais, fato que por si só já traz inúmeros benefícios para o negócio. 

marketing de diferenciação com o RCS

Quais as vantagens do marketing de diferenciação?

Destacar-se através do marketing de diferenciação oferece várias vantagens para uma empresa. Mas, talvez a principal delas seja a fidelização dos clientes. Ao estabelecer um diferencial, o marketing de diferenciação instiga nos consumidores uma sensação de exclusividade em relação ao serviço, o que faz com que eles se tornem fiéis. 

Além disso, o marketing de diferenciação faz com que a sua empresa adquira uma maior autoridade no mercado, e torna-se uma presença sempre presente na mente de todos. Isso ajudará em outros aspectos do seu negócio, como na captação de novos clientes, redução da concorrência direta, fortalecimento da marca e atração de novos talentos. 

A inovação contínua é outra vantagem que esse tipo de marketing traz. Enquanto a maioria das empresas passa anos e anos trabalhando da mesma maneira e oferecendo os mesmos produtos e serviços, aquelas que investem em marketing de diferenciação tem um foco contínuo na inovação, o que pode manter a empresa relevante e competitiva a longo prazo.

Como aplicar o marketing de diferenciação no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é marketing de diferenciação e quais as suas vantagens, talvez esteja pensando em como trazer essa estratégia para o seu negócio, certo? Para isso, preparamos 7 dicas para te ajudar a aplicar esse tipo de marketing aí, na sua empresa. Confira e comece o quanto antes e se distancie dos concorrentes!

1. Compreenda seu público

A primeira etapa da sua estratégia de marketing de diferenciação é entender muito bem para quem você vende. Para isso, realize uma pesquisa de mercado detalhada para entender as necessidades, desejos e comportamento do seu público-alvo. Aproveite também para identificar os principais concorrentes e analise os produtos/serviços oferecidos, assim como suas estratégias de marketing. 

2. Entenda seu posicionamento

Concluída a etapa 1, está na hora de entender onde você se encaixa. Pense: o que você oferece que vai de encontro com as características do seu público-alvo e os seus concorrentes não oferecem, ou não com a mesma qualidade? É justamente aí que você irá se posicionar, destacando o valor diferenciado da sua oferta em comparação com a concorrência. 

É crucial implementar estratégias que estejam alinhadas com os comportamentos e interesses do seu público. Além disso, o seu diferencial não precisa ser um produto ou serviço único, nunca antes visto, basta que a experiência oferecida aos clientes na jornada de compra seja superior e inovadora. 

3. Aposte no branding

Para obter sucesso nas estratégias de diferenciação, é fundamental estabelecer uma identidade de marca sólida. E isso vai muito além de uma identidade visual. É preciso que a sua marca tenha princípios e valores. Para isso, investir em branding é essencial, já que esse tipo de ação visa provocar emoções e cultivar conexões entre a marca e seus clientes. 

Essa é uma forma da sua empresa acrescentar valores intangíveis ao seu produto ou serviço, que influenciam positivamente a percepção da marca. Sendo assim, considere a criação de uma identidade sólida para a sua marca e a comunicação eficaz dos seus valores e propósitos prioridades no marketing de diferenciação. 

4. Pense na sua oferta

Além de garantir uma experiência fantástica para o consumidor, é preciso pensar no que você está oferecendo. A oferta não precisa ser o ponto central da sua comunicação, por exemplo, mas ela precisa existir e contribuir para que a sua marca seja vista como única. Para isso, existem algumas técnicas que podem funcionar.

A primeira delas são os serviços associados. Essa tática é particularmente atrativa e tende a gerar resultados positivos. Ela envolve a disponibilização de serviços exclusivos como complemento à aquisição dos produtos da sua marca, com o propósito de proporcionar uma experiência singular ao consumidor. 

Por exemplo, um serviço de montagem incluso para um e-commerce de móveis, ou um salão de beleza que, além de cortes de cabelo, oferece café, quitutes e drinques. Essas experiências exclusivas acrescentam valor ao produto e o diferenciam dos demais serviços concorrentes.

Outra técnica é a criação de um valor que vai além do preço. Isso envolve a criação de um produto ou serviço que apresenta um valor único no mercado e que abrange os atributos adicionais que o produto oferece. É claro que o preço continua sendo relevante para os clientes, no entanto, eles também passam a avaliar outros elementos.

Para desenvolver um produto de valor exclusivo, é essencial identificar as lacunas entre as necessidades do público-alvo e as ofertas existentes no mercado. Isso permitirá otimizar seus serviços para atender a essas demandas. 

5. Aposte na segmentação

Cada cliente é uma pessoa, logo, usar a mesma estratégia de vendas com todos não dá certo já que, mesmo que diferentes indivíduos manifestem interesse em adquirir o mesmo produto, suas motivações não são as mesmas. Por isso, investir em segmentação é ideal, principalmente para empresas que buscam melhorar a sua experiência de compra. 

Na segmentação – estratégia de divisão do público em grupos que compartilham características semelhantes – os times de marketing e vendas direcionam as suas ações de forma mais precisa. Além disso, é possível mapear quais deles são os mais estratégicos, rentáveis e sujeitos a maior competição por parte da concorrência.

marketing de diferenciação

6. Invista em diferentes canais de comunicação

Investir em diferentes canais de comunicação é altamente recomendado em diferentes tipos de estratégias, mas principalmente no marketing de diferenciação. Os motivos são muitos, afinal, diferentes canais de comunicação podem levar a sua marca a outro nível de comunicação, experiência e satisfação do cliente.

Para começar, cada canal de comunicação atinge um público específico. Ou seja, ao utilizar múltiplos canais, você amplia sua capacidade de alcançar diferentes segmentos de mercado e públicos-alvo. Além disso, estar presente em diversos canais aumenta a visibilidade da sua marca, te ajudando a se destacar em um mercado competitivo.

Outro motivo de trazer para a sua estratégia mais de um canal de comunicação é que as preferências dos consumidores variam em relação aos canais de comunicação. Alguns preferem redes sociais, enquanto outros preferem e-mails ou SMS e RCS. Usar vários canais permite que você atenda às preferências individuais dos clientes, permitindo que eles escolham como e quando interagir com sua empresa, tornando o processo mais conveniente.

Por fim, estar em diferentes canais digitais de comunicação garante uma consistência na mensagem transmitida. Isso reforça a identidade da marca e ajuda os clientes a reconhecê-la facilmente, independentemente do canal que estão usando.

7. Cuide do seu pós-venda

As vendas não se encerram no momento da compra. As marcas que desejam fidelizar seus clientes devem conceber estratégias de pós-venda, onde a inovação desempenha um papel essencial mais uma vez. O pós-venda, quando realizado com excelência, fortalece a confiança e gera um sentimento de encantamento no cliente. 

Ao oferecer suporte após a compra ou mesmo enviar um simples e-mail de agradecimento, você colherá resultados notáveis. Ao receber essa atenção adicional, o cliente passa a valorizar ainda mais o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Então, que tal começar a traçar a sua estratégia de marketing de diferenciação aí na sua empresa? Para isso, você pode contar com a gente, pois nossa plataforma é completa para levar sua comunicação a outro patamar. Assim, você melhora a experiência do seu cliente antes, durante e após a compra. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções!

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15 de setembro de 2023
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