Saímos na mídia, e desta vez para falar os motivos que levam a Apple a ignorar as campanhas do Google para que o iOS passe a comportar o sistema RCS. O artigo é do Igor Castro, nosso Diretor de Produtos e Tecnologia para o Portal Empresas e Negócios. Leia o resumo a seguir ou clique aqui para ler na íntegra.
A cada ano que passa, os sistemas de mensageria evoluem, e as inovações ganham cada vez mais repercussão no mercado. Isso porque a experiência do usuário está em pauta, e muitas vezes revela suas preferências quando o assunto é comunicação.
Entretanto, nem todas as empresas estão abertas às tendências. Muitas vezes, o motivo é a incerteza. Um exemplo disso, são as provocações entre o Google e a Apple sobre a adoção do protocolo RCS ao iMessage.
Por sua vez, a maçã alega que não há demanda dos seus usuários para implementação, o que não é realidade em alguns mercados. Hoje, a tecnologia só está disponível para Android, mas o Google vem “cutucando” com frequência o concorrente e ressaltando os benefícios do sistema.

Qual é o diferencial do RCS Google e por que a Apple ignora?
Ainda que a tecnologia esteja gerando cases de sucesso em alguns países, a Apple não assume que o RCS é o protocolo mais completo para os usuários. Além de oferecer uma comunicação simples e segura, as empresas podem utilizar de recursos como textos, imagens, botões de ações rápidas e carrosséis para interagir com seu cliente.
E, por falar em segurança, o sistema protege contra crimes virtuais, já que há necessidade de selo de verificação emitido pelo próprio Google para contas empresariais. Ou seja, não é possível enviar RCS sem ter uma conta homologada. Com isso, os usuários têm mais segurança ao clicar nos links recebidos e não correm o risco de se comunicar com cibercriminosos.
Bolhas azuis e boas verdes
Uma das principais características do iMessage é que o sistema exibe bolhas azuis quando o remetente vem de um iPhone, e bolhas verdes quando vem de um outro sistema operacional. Isso dificulta a boa experiência do usuário que não é iOS, além de que não possui criptografia, dando chances para falhas de segurança.
Sobre isso, o vice-presidente sênior das plataformas do Google, Hiroshi Lockheimer, defende que os usuários do iPhone tenham acesso a melhores funcionalidades de segurança. Do contrário, significa “danificar a qualidade da oferta de seus serviços” aos clientes.
Tal restrição imposta pela Apple incomoda os consumidores, pois muitos players já têm adotado o protocolo. Aliás, o RCS já conta com 500 milhões de usuários ativos no mundo todo, e incorporá-lo pode garantir uma melhor experiência de comunicação.

Por fim, a troca de mensagens interativas entre pessoas é um dos benefícios que podem ser gerados se a Apple aderisse ao RCS. Até porque, o recurso é um dos mais avançados e adequados aos novos tempos. Por hora, é preciso aguardar as cenas dos próximos capítulos e ver se a “maçã” vai acompanhar esta tendência que resultará em grandes benefícios aos consumidores.