Para entrar em contato com os consumidores ou leads em potencial, é preciso ter um mailling de clientes. Sem essa lista de contatos que contém os principais dados das pessoas como nome, e-mail e telefone celular, não é possível rodar campanhas de e-mail marketing e SMS, por exemplo. Mas, apesar de essa ser uma estratégia utilizada há muitos anos, há quem ainda tenha dúvidas sobre o assunto.
Construir um mailing de clientes é essencial para um negócio prosperar. É ele quem alimenta as ações que a sua empresa irá desenvolver, melhorar a aquisição e retenção de clientes e resultar em mais vendas. Porém, para criar um mailing de sucesso, é preciso seguir algumas boas práticas.
Por isso, se você ainda tem dificuldades em criar e gerenciar a sua base de contatos, chegou a hora de tirar suas dúvidas com a gente. Neste artigo, você vai entender o que é um mailing de clientes, porque ele é importante para o desenvolvimento das suas estratégias de marketing e vendas, e conferir diversas dicas para construí-lo. Acompanhe!
O que é mailling de clientes?
Um mailing nada mais é do que uma lista com os dados dos consumidores e leads de uma empresa. Nela, geralmente há o nome, endereço de e-mail, telefone e outras informações que a empresa julga necessárias para realizar um contato com essas pessoas.
O mailing de clientes pode ser obtido através de diversas formas. Os mais comuns são através de estratégias de geração de leads com o uso de formulários, participação em eventos, registrando todos aqueles que visitam o seu estande, ou até mesmo a compra desses dados, o que já adiantamos aqui que não é uma prática recomendada, a depender da estratégia.
Com o mailing em mãos, que geralmente fica centralizado em uma ferramenta de CRM, as empresas podem entrar em contato com clientes e potenciais clientes através de diversos meios digitais, como e-mail ou SMS, com o objetivo de oferecer produtos, serviços, enviar conteúdos ou gerar relacionamento.
É interessante dizer que, um mailing de sucesso não é exatamente uma lista enorme de contatos. O que fará realmente a diferença para a sua empresa é o fato desta lista ter sido construída organicamente, com todas as informações corretas. Dessa forma, você poderá segmentá-la e falar com as pessoas corretas em cada uma de suas comunicações. Isso, sem dúvidas, é o que fará com que as suas vendas aumentem.
Por que um mailling de clientes é importante?
Como você pode perceber na explicação acima, o mailing de clientes permite o contato direto entre a sua empresa e os consumidores. Essa é uma estratégia muito potente que possibilita não só a divulgação de ofertas, como também estreitar laços, fazendo com que sua marca fique na mente dos consumidores.
Pense na variedade de conteúdos e assuntos que você pode explorar com os seus clientes através dos mais diversos canais digitais? Você pode sugerir produtos e serviços para eles comprarem, pesquisa de saisfação sobre a jornada de compra com a sua empresa ou até mesmo enviar materiais ricos que posicionem a sua marca como referência no setor em que atua. Seja lá qual estratégia você vá construir, a primeira etapa é comum para todos os negócios: ter um mailing de clientes em mãos.
Sendo assim, as vantagens de construir e trabalhar com um bom mailing de clientes são:
- Aumento do engajamento de clientes e potenciais novos compradores;
- Maior reconhecimento da marca;
- Crescimento em vendas;
- Educação do mercado;
- Acesso a feedbacks.
Como construir e manter um bom mailling de clientes?
A seguir, vamos te dar algumas dicas sobre a construção e manutenção de um bom mailing de clientes. Acompanhe e aprenda como elevar os resultados da sua empresa a outro patamar através de uma lista de contatos simples, porém efetiva.
Comece construindo uma lista de contatos
Um mailing precisa ter qualidade. Isso significa que as pessoas ali reunidas devem ter algum tipo de interesse e contato com o seu negócio. Por isso, comprar listas prontas pode não ser um bom negócio, uma vez que a maioria dos e-mails enviados caem em spam.
Mas, não desista. Construir o seu próprio mailing de clientes é possível. Você pode, por exemplo, utilizar os dados cadastrais de clientes que já passaram pela sua loja ou site, ou então criar campanhas através do marketing de conteúdo para distribuir materiais gratuitos em troca dos contatos. No entanto, é preciso que todas essas pessoas tenham dado permissão para que você use os dados para o envio de comunicações, combinado?
Na hora da construção desse mailing, lembre que outras informações além do e-mail e telefone podem ser relevantes para as suas campanhas. Por exemplo: profissão, empresa em que trabalha, estado e cidade que reside, etc.
Crie conteúdos de qualidade
Uma vez que você possui os contatos dos clientes e potenciais compradores, é preciso que você entenda que essas informações são ouro e já estão em suas mãos. Então, você não vai querer desperdiçá-las com o envio de conteúdos de baixa qualidade, não é mesmo? Aqui entram duas questões: frequência e relevância.
Enviar e-mails e SMS só por enviar fará com que a sua base fique irritada de receber as suas comunicações. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a quantidade de envios, e que valor você está gerando nessas comunicações. Aliás, alta frequência cansam e podem cair em spam. Por outro lado, poucos envios farão com que a sua marca seja esquecida.
Então, é preciso encontrar um equilíbrio e planejar muito bem as comunicações. É fundamental que você tenha algo relevante para enviar, que realmente gere valor para quem recebe, seja uma oferta, um conteúdo para fortalecer o relacionamento ou uma comunicação para tentar solucionar as dores dos seus consumidores.
Outra dica muito importante é investir na personalização. Segundo a Yes Lifecycle Marketing, a taxa de abertura de mensagens personalizadas é aproximadamente 50% maior. Então, foque em construir comunicações exclusivas para uma pessoa ou para um pequeno grupo. Use o nome delas no assunto, traga algo que vocês tenham em comum na mensagem. O intuito é fazer o seu mailing de clientes se sentir especial ao receber uma notificação sua.
Segmente seu mailling de clientes
A segmentação da base é o segredo para o sucesso das suas estratégias com o mailing de clientes. Afinal, nem todos que estão ali estão interessados nas mesmas coisas, ou estão na mesma fase da jornada de compra. É preciso separá-los em grupos, levando em conta filtros demográficos, histórico de compras e interesses, para preparar comunicações mais assertivas que resultem em engajamento e vendas.
Analise os seus resultados
Nenhuma estratégia vai adiante sem a análise de resultados. Mas, talvez você esteja se perguntando como avaliar o seu mailing de clientes. A forma mais eficaz de fazer isso é olhando para os indicadores das comunicações que você enviou. Muitos dos KPIs acompanhados mostrarão problemas com a sua base, e trarão oportunidades de melhorias constantes. Sendo assim, é recomendado acompanhar alguns indicadores, como:
- Taxa de entrega, para saber quantas pessoas estão de fato recebendo suas mensagens. Isso mostra se as informações do seu mailing de clientes estão corretas e se a sua base precisa de higienização (correção de dados e exclusão de contatos inexistentes);
- Bounce rate ou taxa de rejeição, para evitar que seus emails sejam bloqueados. Observar essa taxa é muito importante para que o seu domínio não perca relevância sofrendo bloqueios que impedirão o envio de novas mensagens. Essa taxa também será um ótimo termômetro para que você trabalhe na higienização da base.
- Taxa de abertura e cliques, para entender o quão atrativos estão os seus e-mails. Esse indicador é importante principalmente para melhorar suas segmentações e saber se os conteúdos preparados estão de fato agradando aquela base selecionada.
Invista nas ferramentas certas para gerenciar o seu mailling de clientes
Não adianta nada ter um mailing de clientes incrível se você não tem as ferramentas certas para trabalhar com ele, certo? Então, utilize a tecnologia ao seu favor e invista em ferramentas que te ajudem na gestão e comunicação destes contatos. As principais ferramentas aqui são o CRM, e plataformas de disparo de e-mail marketing, SMS, RCS e outros canais digitais.
Além de centralizar todas as informações do seu mailing de clientes, essas ferramentas te auxiliam na segmentação da base e na personalização do conteúdo a ser enviado. Isso torna todo o processo menos manual, e ajuda a trazer mais resultados para as suas campanhas.
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