Criar a melhor mensagem de conversão para garantir o avanço da jornada do cliente não é tarefa fácil. Afinal, não apenas o conteúdo, mas o canal deve ser escolhido de forma estratégica para impulsionar as vendas. A boa notícia é que, com o surgimento do RCS, as marcas têm em suas mãos o poder de encantar o consumidor de uma maneira única e assim, aumentar seus resultados.
Além de ser mais personalizável e envolvente, o disparo da mensagem RCS tem alto potencial de conversão e ganhos muito maiores comparado a outros canais de comunicação. Nesse sentido, uma simples mensagem de texto se torna multimídia, como imagens, gifs, vídeos, links e botões de ações rápidas, e esses elementos ajudam diferentes tipos de negócios a se conectarem com seus clientes de maneira única.
Então, se você está procurando maneiras de aumentar suas taxas de conversão, confira 12 modelos de mensagens de RCS. Entenda porque o canal é tão eficaz, e como você pode utilizar seus recursos para garantir maior engajamento na comunicação. Acompanhe!
Por que o RCS é um excelente canal para converter mais?
O RCS é um excelente canal para converter mais, já que oferece às empresas a liberdade, e capacidade, de enviar mensagens altamente personalizadas e envolventes aos seus clientes. Isso porque, ao contrário do SMS tradicional, o RCS permite que as empresas enviem mensagens que incluam imagens, vídeos, botões de chamada para ação e muito mais.
Essas mensagens, ricas em conteúdos e recursos multimídia, são mais propensas a chamar a atenção do cliente e, dessa forma, impulsionar a conversão das vendas. É claro que para isso o seu negócio precisa acertar na mensagem de conversão que será utilizada, mas isso é assunto para daqui a pouco!
Outra razão pela qual o RCS é um excelente canal para converter mais é porque permite que as empresas acompanhem seus clientes ao longo do processo de compra. As marcas podem enviar mensagens de confirmação de pedidos, atualizações de envio e ofertas especiais diretamente para o cliente, e ainda assim mantê-los informados e engajados em todo o processo. Sendo assim, as empresas aumentam suas chances de converter e construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.
Por fim, o RCS fornece aos negócios a possibilidade de coletar informações valiosas sobre seus clientes. O canal pode ser usado para envio de pesquisas, bem como questionários e enquetes, obtendo informações sobre suas necessidades e preferências. Com essas informações em mãos, as empresas podem ajustar suas estratégias de marketing e vendas para melhor atender às necessidades de seus clientes, aumentando assim a probabilidade de conversão.
Quais são os recursos do RCS?
Carrossel de imagens com botões e envio de vídeos são alguns dos recursos do RCS. Aliás, o grande diferencial do canal é a capacidade de envio multimídia, que além de tornar as mensagens mais atrativas, chama à atenção das pessoas e traz mais conversões.
A seguir, veja alguns dos recursos que o RCS possui e entenda como utilizá-lo em qualquer tipo de comunicação:
- Imagens: o recurso mais comum são as imagens, que tornam a experiência de compra mais visual e envolvente.
- Vídeos: as empresas podem enviar vídeos promocionais, tutoriais de produtos, demonstrações e muito mais por meio do RCS.
- Áudio: o RCS permite arquivos de áudio, fornecendo informações adicionais e enriquecendo a experiência de compra.
- Botões de chamada para ação: é possível incluir botões de conversão na mensagem a fim de conduzir o cliente a tomar ações imediatas, como acessar um site ou fazer uma compra.
- Carrosséis: além do envio de arquivos únicos, o canal comporta carrosséis de imagens e vídeos, com a visualização de múltiplos produtos ou serviços em uma única mensagem.
- Chatbots: as empresas podem integrar chatbots na mensagem RCS para fornecer atendimento instantâneo e personalizado.
- Localização: outro recursos inteligente é o envio de localização, que fornece o endereço de uma loja ou escritório, com link direto no Google Maps.
- Calendário: assim como o SMS Calendar, o RCS também inclui compromissos e reuniões diretamente no calendário digital do usuário através da mensagem.
- Pagamentos: por fim, o RCS possui uma integração para finalizar um pagamento, potencializando a a última etapa do funil de conversão.
![mensagem de conversão por RCS](https://pontaltech.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Banners-LPs_RCS_Tudo-sobre-o-RCS.png)
12 modelos de mensagem de conversão para RCS
Quando falamos em mensagem de conversão, talvez você pense apenas nas comunicações promocionais, que instigam os consumidores a realizar uma compra, no entanto, a conversão não necessariamente está ligada à venda, pois é considerado “conversão” quando o usuário realiza exatamente a ação proposta na sua comunicação.
![RCS conversacional com mensagem de conversão](https://pontaltech.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Mockup_Varejo.png)
De acordo com o negócio, momento da jornada de compra e de relacionamento, que o cliente se encontra, . Veja alguns modelos:
- Ofertas Especiais: considera-se uma conversão a venda realizada através do clique no link da mensagem.
Exemplo: “Não perca esta oportunidade única! Obtenha 20% de desconto em todos os produtos usando o cupom DESCONTO20. Clique no link e compre hoje mesmo”
- Remarcação de consulta ou compromisso: a conversão é a confirmação da presença ou o contato para agendamento.
Exemplo: “Lembrete amigável: você tem um compromisso agendado em nosso escritório amanhã às 10h. Por favor, confirme sua presença clicando em ‘Sim’ ou entre em contato conosco para reagendar.”
- Atualizações de Pedidos: nesse caso, a conversão é a retirada do pedido na loja, conforme instruções da mensagem.
Exemplo: “O status do seu pedido acaba de ser atualizado. Seu pacote foi entregue com sucesso e está aguardando a retirada em nossa loja. Por favor, venha retirá-lo até quinta-feira.”
- Suporte ao Cliente: nesse modelo, a conversão é o contato com o suporte através do botão da mensagem.
Exemplo: “Olá! Estamos aqui para ajudar. Você tem alguma dúvida sobre nossos produtos ou serviços? Nossos atendentes estão disponíveis para ajudá-lo a qualquer momento, basta clicar em QUERO AJUDA”
Já entendeu a dinâmica, não é mesmo? Então confira mais exemplos!
- Convites para eventos
Exemplo: “Você está convidado para o nosso evento exclusivo! Clique em ‘Sim’ para confirmar sua presença e obtenha um brinde especial no local.”
- Lembretes de carrinho abandonado
Exemplo: “Ainda não finalizou sua compra? Não deixe seus itens no carrinho! Clique em ‘Comprar agora’ e conclua sua compra em segundos.”
- Comunicação de novos produtos
Exemplo: “Novos produtos chegaram! Descubra as últimas novidades em nossa loja e experimente-os agora.”
- Vídeos de demonstração de produtos
Exemplo: “Confira nossos produtos em ação! Assista ao nosso vídeo de demonstração para ver como eles podem melhorar sua vida.”
- Promoções sazonais
Exemplo: “Celebre a chegada da primavera com nossas promoções especiais! Receba um desconto exclusivo em produtos selecionados por tempo limitado.”
- Incentivos de fidelidade
Exemplo: “Compre e ganhe pontos na hora! Cada compra que você faz te gera pontos que podem ser trocados por produtos gratuitos.”
- Lembretes de pagamento
Exemplo: “Não se esqueça do seu pagamento! Seu próximo pagamento vence em 5 dias. Clique em ‘Pagar agora’ para evitar atrasos.”
- Upselling e Cross-selling
Exemplo: “Gostou do nosso produto? Experimente também nosso produto complementar e obtenha um desconto de 50% na sua compra.”
Implemente RCS na sua empresa
A implementação do RCS requer alguns passos essenciais antes do diparo. Em primeiro lugar, é necessário selecionar uma empresa confiável para fornecer a solução de RCS, como a Pontaltech, que oferece uma plataforma completa e uma interface fácil de usar.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a conformidade com as políticas e regulamentações de privacidade e segurança de dados. Recursos de segurança avançados são imprescindíveis, bem como a autenticação de remetente e criptografia de ponta a ponta, para proteger os dados dos clientes e garantir a entrega com segurança.
Na sequência, um perfil comercial e exclusivo para a marca é criado para o envio das mensagens de RCS, aliás, esse processo é realizado juntamente com o Google, e somente as empresas parceiras podem solicitar a criação do agente.
Após o perfil criado, o próximo passo é definir os objetivos da campanha e o público-alvo e a definição da estratégia para engajar assim como converter esses clientes. Em seguida, deve-se criar uma estratégia de conteúdo para a mensagem de conversão, seguindo as dicas que demos neste artigo.
Por fim, seu negócio deve avaliar regularmente os resultados da campanha de RCS e a performance de cada mensagem de conversão. Então, conte conosco para ser implementar suas campanhas de RCS e aumentar significativamente os seus resultados na conversão e engajamento dos clientes. Fale conosco!