Criar a melhor mensagem de conversão para garantir o avanço da jornada do cliente não é tarefa fácil. Afinal, não apenas o conteúdo, mas o canal deve ser escolhido de forma estratégica para impulsionar as vendas. A boa notícia é que, com o surgimento do RCS, as marcas têm em suas mãos o poder de encantar o consumidor de uma maneira única e assim, aumentar seus resultados.
Além de ser mais personalizável e envolvente, o disparo da mensagem RCS tem alto potencial de conversão e ganhos muito maiores comparado a outros canais de comunicação. Nesse sentido, uma simples mensagem de texto se torna multimídia, como imagens, gifs, vídeos, links e botões de ações rápidas, e esses elementos ajudam diferentes tipos de negócios a se conectarem com seus clientes de maneira única.
Então, se você está procurando maneiras de aumentar suas taxas de conversão, confira 12 modelos de mensagens de RCS. Entenda porque o canal é tão eficaz, e como você pode utilizar seus recursos para garantir maior engajamento na comunicação. Acompanhe!
Por que o RCS é um excelente canal para converter mais?
O RCS é um excelente canal para converter mais, já que oferece às empresas a liberdade, e capacidade, de enviar mensagens altamente personalizadas e envolventes aos seus clientes. Isso porque, ao contrário do SMS tradicional, o RCS permite que as empresas enviem mensagens que incluam imagens, vídeos, botões de chamada para ação e muito mais.
Essas mensagens, ricas em conteúdos e recursos multimídia, são mais propensas a chamar a atenção do cliente e, dessa forma, impulsionar a conversão das vendas. É claro que para isso o seu negócio precisa acertar na mensagem de conversão que será utilizada, mas isso é assunto para daqui a pouco!
Outra razão pela qual o RCS é um excelente canal para converter mais é porque permite que as empresas acompanhem seus clientes ao longo do processo de compra. As marcas podem enviar mensagens de confirmação de pedidos, atualizações de envio e ofertas especiais diretamente para o cliente, e ainda assim mantê-los informados e engajados em todo o processo. Sendo assim, as empresas aumentam suas chances de converter e construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.
Por fim, o RCS fornece aos negócios a possibilidade de coletar informações valiosas sobre seus clientes. O canal pode ser usado para envio de pesquisas, bem como questionários e enquetes, obtendo informações sobre suas necessidades e preferências. Com essas informações em mãos, as empresas podem ajustar suas estratégias de marketing e vendas para melhor atender às necessidades de seus clientes, aumentando assim a probabilidade de conversão.
Quais são os recursos do RCS?
Carrossel de imagens com botões e envio de vídeos são alguns dos recursos do RCS. Aliás, o grande diferencial do canal é a capacidade de envio multimídia, que além de tornar as mensagens mais atrativas, chama à atenção das pessoas e traz mais conversões.
A seguir, veja alguns dos recursos que o RCS possui e entenda como utilizá-lo em qualquer tipo de comunicação:
- Imagens: o recurso mais comum são as imagens, que tornam a experiência de compra mais visual e envolvente.
- Vídeos: as empresas podem enviar vídeos promocionais, tutoriais de produtos, demonstrações e muito mais por meio do RCS.
- Áudio: o RCS permite arquivos de áudio, fornecendo informações adicionais e enriquecendo a experiência de compra.
- Botões de chamada para ação: é possível incluir botões de conversão na mensagem a fim de conduzir o cliente a tomar ações imediatas, como acessar um site ou fazer uma compra.
- Carrosséis: além do envio de arquivos únicos, o canal comporta carrosséis de imagens e vídeos, com a visualização de múltiplos produtos ou serviços em uma única mensagem.
- Chatbots: as empresas podem integrar chatbots na mensagem RCS para fornecer atendimento instantâneo e personalizado.
- Localização: outro recursos inteligente é o envio de localização, que fornece o endereço de uma loja ou escritório, com link direto no Google Maps.
- Calendário: assim como o SMS Calendar, o RCS também inclui compromissos e reuniões diretamente no calendário digital do usuário através da mensagem.
- Pagamentos: por fim, o RCS possui uma integração para finalizar um pagamento, potencializando a a última etapa do funil de conversão.
12 modelos de mensagem de conversão para RCS
Quando falamos em mensagem de conversão, talvez você pense apenas nas comunicações promocionais, que instigam os consumidores a realizar uma compra, no entanto, a conversão não necessariamente está ligada à venda, pois é considerado “conversão” quando o usuário realiza exatamente a ação proposta na sua comunicação.
De acordo com o negócio, momento da jornada de compra e de relacionamento, que o cliente se encontra, . Veja alguns modelos:
- Ofertas Especiais: considera-se uma conversão a venda realizada através do clique no link da mensagem.
Exemplo: “Não perca esta oportunidade única! Obtenha 20% de desconto em todos os produtos usando o cupom DESCONTO20. Clique no link e compre hoje mesmo”
- Remarcação de consulta ou compromisso: a conversão é a confirmação da presença ou o contato para agendamento.
Exemplo: “Lembrete amigável: você tem um compromisso agendado em nosso escritório amanhã às 10h. Por favor, confirme sua presença clicando em ‘Sim’ ou entre em contato conosco para reagendar.”
- Atualizações de Pedidos: nesse caso, a conversão é a retirada do pedido na loja, conforme instruções da mensagem.
Exemplo: “O status do seu pedido acaba de ser atualizado. Seu pacote foi entregue com sucesso e está aguardando a retirada em nossa loja. Por favor, venha retirá-lo até quinta-feira.”
- Suporte ao Cliente: nesse modelo, a conversão é o contato com o suporte através do botão da mensagem.
Exemplo: “Olá! Estamos aqui para ajudar. Você tem alguma dúvida sobre nossos produtos ou serviços? Nossos atendentes estão disponíveis para ajudá-lo a qualquer momento, basta clicar em QUERO AJUDA”
Já entendeu a dinâmica, não é mesmo? Então confira mais exemplos!
- Convites para eventos
Exemplo: “Você está convidado para o nosso evento exclusivo! Clique em ‘Sim’ para confirmar sua presença e obtenha um brinde especial no local.”
- Lembretes de carrinho abandonado
Exemplo: “Ainda não finalizou sua compra? Não deixe seus itens no carrinho! Clique em ‘Comprar agora’ e conclua sua compra em segundos.”
- Comunicação de novos produtos
Exemplo: “Novos produtos chegaram! Descubra as últimas novidades em nossa loja e experimente-os agora.”
- Vídeos de demonstração de produtos
Exemplo: “Confira nossos produtos em ação! Assista ao nosso vídeo de demonstração para ver como eles podem melhorar sua vida.”
- Promoções sazonais
Exemplo: “Celebre a chegada da primavera com nossas promoções especiais! Receba um desconto exclusivo em produtos selecionados por tempo limitado.”
- Incentivos de fidelidade
Exemplo: “Compre e ganhe pontos na hora! Cada compra que você faz te gera pontos que podem ser trocados por produtos gratuitos.”
- Lembretes de pagamento
Exemplo: “Não se esqueça do seu pagamento! Seu próximo pagamento vence em 5 dias. Clique em ‘Pagar agora’ para evitar atrasos.”
- Upselling e Cross-selling
Exemplo: “Gostou do nosso produto? Experimente também nosso produto complementar e obtenha um desconto de 50% na sua compra.”
Implemente RCS na sua empresa
A implementação do RCS requer alguns passos essenciais antes do diparo. Em primeiro lugar, é necessário selecionar uma empresa confiável para fornecer a solução de RCS, como a Pontaltech, que oferece uma plataforma completa e uma interface fácil de usar.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a conformidade com as políticas e regulamentações de privacidade e segurança de dados. Recursos de segurança avançados são imprescindíveis, bem como a autenticação de remetente e criptografia de ponta a ponta, para proteger os dados dos clientes e garantir a entrega com segurança.
Na sequência, um perfil comercial e exclusivo para a marca é criado para o envio das mensagens de RCS, aliás, esse processo é realizado juntamente com o Google, e somente as empresas parceiras podem solicitar a criação do agente.
Após o perfil criado, o próximo passo é definir os objetivos da campanha e o público-alvo e a definição da estratégia para engajar assim como converter esses clientes. Em seguida, deve-se criar uma estratégia de conteúdo para a mensagem de conversão, seguindo as dicas que demos neste artigo.
Por fim, seu negócio deve avaliar regularmente os resultados da campanha de RCS e a performance de cada mensagem de conversão. Então, conte conosco para ser implementar suas campanhas de RCS e aumentar significativamente os seus resultados na conversão e engajamento dos clientes. Fale conosco!