Estratégia de varejo: marketing de RCS e conversão em vendas
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Tudo sobre estratégia de vendas no varejo com o RCS

Conheça as principais estratégia do marketing e de vendas para o varejo e saiba como o RCS pode aumentar os resultados de conversão.
estratégia de varejo para conversão

Se você tiver uma boa experiência de compra em uma loja física ou digital, agradeça à estratégia de marketing do varejo. Mesmo sendo muito utilizado para atrair, ele também atua para engajar, fidelizar e até tornar clientes em fãs. Mas, como utilizar os novos canais de comunicação para melhorar a jornada do consumidor?

Antes de tudo, as ações mais comuns para conquistar clientes vão desde descontos simples até ofertas personalizadas. Seja por meio de um aplicativo mobile da marca ou o uso de e-mail, SMS marketing, e redes sociais, são diversos os meios de criar conexões com público.

Então, que tal enriquecer seu repertório e aprender mais sobre marketing de varejo, além de conhecer estratégias digitais, como por exemplo, o uso do RCS? É o que você vai descobrir no texto a seguir. Acompanhe a leitura!

O que é marketing de varejo?

O marketing de varejo é um conjunto de atividades deste mercado para:

  • Aumentar a receita de vendas;
  • Conhecer o perfil dos seus cliente;
  • Desenvolver produtos;
  • Antecipar as decisões, colocando-se à frente da concorrência.

Além de conhecer bem o comportamento do consumidor de varejo, as estratégias servem para mapear e acelerar as etapas de compra. A fim de incentivar o ciclo de vendas, os aspectos mais importante das atividades de marketing afetam diretamente as emoções e a percepção dos clientes sobre marca e produto.

Nesse contexto, se as ações de promoção de vendas forem bem planejadas, o consumidor será persuadido a comprar da sua loja, sem procurar seus concorrentes.

Quais os objetivos da estratégia de marketing no varejo?

Em suma, o marketing de varejo tem como principal objetivo aprimorar todas as ações promocionais realizadas pela empresa.

Vale ressaltar que a estratégia de marketing no varejo precisa obter as informações necessárias para encontrar oportunidades. Isso é, tendo como parâmetros o perfil de vendas para determinada região e, claro, a presença de concorrentes e público-alvo.

estratégia de RCS para o varejo

Como implementar uma estratégia de marketing no varejo?

Para implementar novas estratégias no varejo, é necessário começar pela pesquisa básica: produto, preço, promoção e praça (localização). Parece óbvio, mas utilizar a metodologia dos 4P’s de marketing ajuda tanto na elaboração como a divulgação delas.

Aliás, mesmo após o lançamento da campanha de marketing, a análise dos dados também serve para decifrar os resultados. Em outras palavras, entender o público que mais engajou, sua localização, preço aceito, ou o valor percebido no produto são grandes insumos. Para potencializar, otimizar ou recalcular a rota, conte com o “marketing big data”.

Por outro lado, também fazem parte dessas estratégias de varejo a apresentação da loja, a comunicação com o consumidor e o atendimento. A partir dessas variáveis em mente, as melhores estratégias para implementar em um marketing de varejo eficiente, são:

Crie programas de incentivo

Como uma boa estratégia de retenção de clientes, o uso de programas de incentivo é uma prática muito comum no setor varejista.

Por exemplo, crie um sistema de incentivos baseado em pontos ou benefícios ganhos a partir de compras e respostas de NPS ou pesquisa de opinião. Estratégias de gamificação para vender mais potencializam as vendas e torna o processo de compra um desafio a ser cumprido. Ofereça prêmios como:

  • produtos;
  • objetos exclusivos,
  • viagens,
  • descontos.

Empresas de todos os portes podem utilizar essa estratégia, porém, o tipo de premiação oferecida deve atender ao perfil do público do negócio, gerar interesse e estimular a compra.

Distribua brindes

Outra tática eficaz para o marketing de varejo são os brindes, pois eles aumentam o ticket médio. Um benefício é a lembrança de marca, já que cada cliente recebe um “símbolo” da empresa e dos produtos adquiridos.

Ao definir quais tipos de brindes oferecer em seu negócio, considere a utilidade do produto de acordo com o perfil do consumidor. Os mais populares são:

  • agenda;
  • canetas pessoais;
  • garrafas térmicas;
  • bola anti-stress;
  • porta-cartões de visita;
  • calendários;
  • carregadores de celular.

Ofereça cupons

Uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar clientes é oferece cupom de desconto. É bem comum oferecer em datas comemorativas, mas sua empresa pode ir além. Crie um sistema de cupons de desconto durante a jornada do cliente. Mapeie quanto tempo ele leva para fazer a segunda compra, e envie descontos antecipadamente. Convença-o a permanecer se diferenciando do seu concorrente.

Um exemplo disso saõ descontos especiais aos clientes que comprarem pela primeira vez na loja, além de promoções “compre e ganhe X% na próxima compra”. Dinâmicas de cashback, descontos em tipos específicos de produtos e cupons com bonificações são muito eficientes.

No entanto, é importante ressaltar que o objetivo desta estratégia é atrair novos clientes e manter os antigos. Essa “redução” das margens de lucro devem ser encaradas como um investimento que terá retorno no futuro, a curto e médio prazo. Do mesmo modo, essa estratégia pode ser prevista no orçamento e estar diluída na formação dos preços finais, sem causar prejuízos no fluxo de caixa.

Invista na comunicação

Tanto em loja física quanto no ambiente digital, a presença, identidade e tom de marca devem estar em sintonia. Isso quer dizer que a forma como a marca se comunica, e por onde se comunica, é crucial na jornada de relacionamento.

Lembra quando mencionamos o mapeamento das etapas de compra? Esses “touch points” também devem prever em quais canais de comunicação, como e quando serão utilizados. Afinal, é a comunicação da empresa que tem o desafio de atrair, encantar e reter o cliente. Com o varejo, mesmo diante de tanta concorrência nas redes sociais, por exemplo, deve se ater a experiência de compra que quer oferecer ao cliente.

Diante disso, seu plano de marketing de varejo deve incluir investimento em canais de comunicação como o envio de mensagens RCS. Aliás, com ele é possível criar uma jornada completa e ainda ter acesso aos dados da campanha. Já que a análise do comportamento é fundamental, a tecnologia é capaz de automatizá-la e pode dar pistas sobre o comportamento do seu cliente.

Além disso, não deixe de investir em e-mail marketing, produção de conteúdo e uso de mídias sociais para aumentar o alcance de sua publicidade.

Como alavancar as vendas no varejo com RCS?

Através do RCS, o varejo pode oferecer um canal interativo aos seus clientes. Já que a comunicação é muito importante, engajar clientes e analisar dados das campanhas são indicativos para determinar o sucesso em vendas.

Pode ser que ainda não fique tão claro assim, mas vai ficar. Coloque-se no lugar no consumidor: você prefere ser impactado(a) por uma mensagem que você não precise tomar nenhuma ação, ou receber uma que te desperte o interesse em clicar em algum botão ou descobrir algo?

É mais ou menos assim que a mensagem RCS é percebida pelos usuários, como um canal interativo e que reforça a marca. Ou seja, o canal otimiza a experiência do usuário fazendo com que a comunicação entre ele e a empresa seja mais fácil, acessível e personalizada.

O melhor de tudo são os recursos. O RCS permite o envio de imagens, vídeos, documentos, GIFs, botões interativos e pode até se tornar um chat. A experiência no relacionamento entre a empresa e o público-alvo é inegavelmente melhor e mais prazerosa. E o melhor, ele recebe as mensagens diretamente no aplicativo nativo dos smartphones do sistema operacional Android, com logo da marca e selo de verificação.

Benefícios RCS para a estratégia de varejo

O RCS permite maior interatividade através de botões com links de compra, que auxiliam na comunicação do seu produto. Seja uma única imagem com alguns botões com “call to actions” atrativos, ou um carrossel deles, é possível enviar as promoções da semana, catálogo, itens do carrinho abandonado, artigos úteis, entre outros.

Por fim, o RCS pode ser combinado com um chatbot para criar um fluxo de conversa que cria uma jornada dinâmica e produtiva. De forma customizada e personalizada com a identidade visual da sua marca, sua empresa poderá entregar uma experiência rica ao cliente para gerar maior fidelização e resultados.

Além disso, o canal tem a proteção das informações do consumidor porque as comunicações estabelecidas pelo RCS são permitidas apenas através do credenciamento pelo Google. As empresas interessadas devem cumprir uma série de obrigações, como explicar suas políticas e desempenho real de segurança aos consumidores, preparar autorizações de uso, privacidade e descrições completas o suficiente sobre o produto.

Estar à frente da concorrência é importante para você? Seu concorrente já usa RCS? Ultrapasse-os e comece a utilizar ainda neste mês!

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, a estratégia de varejo deve abranger desde pequenas ações, como precificar um produto ou colocá-lo na gôndola, até a escolha da região em ação de marketing digital com base no perfil do público. Do mesmo modo é importante atenção para um conjunto de fatores que ajudam a produzir melhores resultados: preço, localização, atendimento, apresentação e comunicação.

Sendo assim, o RCS tem a capacidade de transformar a maneira como as empresas impactam seus clientes, já que é multimídia. Além de ser uma comunicação mais rica em recursos, o canal traz toda a interatividade da inteligência de chatbot, e tem diversas formas de utilização.

Por isso, se você quer investir em marketing de varejo através de um serviço de comunicação que cria experiências mais envolventes para seus clientes e obter melhores resultados de conversão e fidelização, entre em contato agora mesmo com a gente e entenda como sua empresa pode começar a utilizar o RCS!

Conteúdos relacionados

02 de maio de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter