VUI: o que é Marketing de Interface de Voz? | Pontaltech
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O que é VUI, Marketing de Interface de Voz?

Entenda o que é VUI, inteligência de voz que é tendência do marketing e tecnologia. Conheça os tipos e como aplicar na sua comunicação.
interface de voz vui

Voice User Interface ou simplesmente VUI é uma interface de interação entre um usuário e uma plataforma. Este recurso, presente em sistemas como Alexa, Siri e Google Assistente tem guiado a maneira como as pessoas interagem com os robôs. Além disso, uma nova perspectiva sobre o marketing surge, isto é, a utilização da voz, seja em interfaces ou na automatização de canais consagrados.

Podemos afirmar que a voz será o instrumento que guiará as interações entre empresas e clientes dentro de pouco tempo. Aliás, já está acontecendo, pois a medida em que a tecnologia evolui para facilitar a comunicação, a interface de voz vem ganhando destaque e preferência entre os consumidores, que cobram das empresas adaptações nesse sentido. 

Por isso, o marketing de interface de voz é uma tendência que só cresce. A partir da combinação de software e inteligência artificial, as empresas podem gerenciar campanhas de marketing através de robôs de voz, garantindo experiências muito mais ricas e satisfatórias para os seus clientes através dos canais digitais. 

Se você ainda não começou essa verdadeira transformação digital na sua empresa, mas sente que é nessa direção a ser tomada, você está no lugar certo. Nós também acreditamos que esse é o futuro e, por isso, preparamos esse texto especificamente sobre marketing de interface de voz para negócios. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, acompanhe. Boa leitura! 

O que é VUI e como funciona a interface de voz?

Em inglês, essa tecnologia é chamada de Voice User Interface (VUI), e nada mais é do que uma interface de uma plataforma baseada em voz. Esse recurso permite que as pessoas controlem diversas atividades realizadas por computadores e dispositivos através do uso da voz. 

A VUI vem permitindo experiências como a Alexa, por exemplo, um serviço da Amazon que atua como o cérebro por trás de milhões de dispositivos. O grande sucesso se dá pela forma rápida e fácil com a qual os usuários podem dar comandos para que tarefas sejam executadas.

As interfaces de voz estão cada vez mais inteligentes, já que tiveram a inteligência artificial incorporada ao seu sistema. Com isso, são capazes de aprender, constantemente, vocabulários novos e padrões de fala, construindo a sua própria comunicação. Mas, afinal, como funciona uma interface de voz? 

Todo esse sistema é o resultado da combinação de várias tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo Síntese de Fala, Reconhecimento Automático de Fala e a chamada Name Entity Recognition. Esses e outros componentes são armazenados em uma nuvem privada ou pública onde a VUI processa a voz e a fala do usuário. A partir daí, a tecnologia de IA compreende a intenção do usuário e retorna uma resposta ao dispositivo. 

A interface de voz pode ser facilmente aplicada em aparelhos, dispositivos, aplicativos e canais digitais. E é justamente aí que nasce o marketing de interface de voz, capaz de inovar e criar experiências mais completas, simples e rápidas para os clientes de qualquer empresa, independentemente do setor de atuação. 

Por que a sua empresa deveria investir no marketing de interface de voz?

O marketing da interface de voz do usuário (VUI) é uma tendência que tem aumentado nos últimos anos e se garante como uma grande promessa nas nas estratégias de marketing para 2023. As interfaces de voz não apenas estão se tornando cada vez mais populares, mas também estão superando outras interfaces digitais em termos de taxas de engajamento.

71% dos usuários afirmam que preferem fazer uma busca por voz ao invés de digitar. Isso explica porque, por exemplo, o uso de alto-falantes inteligentes controlados por voz também está aumentando constantemente. Mais da metade dos proprietários de alto-falantes inteligentes nos Estados Unidos usam seus dispositivos diariamente. As vantagens listadas pelos usuários são evidentes: 

  • Mais rápido que digitar: falar é mais rápido do que digitar mensagens de texto, tornando tudo muito mais conveniente para os usuários.
  • Mais fácil de usar: nem todas as pessoas se dão bem com dispositivos tecnológicos, mas qualquer um pode usar a voz para realizar solicitações aos assistentes e agentes de voz.
  • Mãos livres: em alguns casos, como dirigir, cozinhar, ou quando você está longe de seu dispositivo, falar é muito mais prático do que digitar ou tocar.
  • Sem necessidade de telas: as VUIs proporcionam uma experiência de usuário sem telas. Em casos como ao dirigir, você pode se concentrar na estrada e não no dispositivo. É prático também para quem tem fadiga visual com as telas.

O que é VUI nos canais de comunicação digital?

Com o marketing por voz, as empresas podem integrar a VUI aos seus canais digitais, criando assim campanhas baseadas em voz que aproveitam o processamento de linguagem natural. Isto permite que a sua marca crie interações mais humanas e naturais, o que torna as campanhas de marketing muito mais assertivas do ponto de vista de engajamento e conversão. 

A interface de voz, de fato, impacta a experiência do consumidor com a sua marca. E, atualmente, apenas as empresas mais atentas às tendências já perceberam isso. Ela faz com que você, empresa, consiga fornecer experiências digitais sob medida, com base nas dores dos clientes e nos canais de comunicação de sua preferência. 

O VUI não é apenas um assistente pessoal. Ele é capaz de entender as necessidades atuais dos usuários e prever as futuras. O fundamental é entender que essa interface é como uma ponte e, nesse caso, temos o usuário de um lado e a empresa do outro para serem ligados. Tudo funciona como uma via de mão dupla nessa jornada entre o consumidor e o negócio.

Mas, onde está o marketing nisso tudo? A interface de voz será interpretada com um certo grau de personificação pelo usuário. Afinal, ele estará conversando com um robô de forma fluída. Além dos ganhos na experiência de consumo e atendimento, essa é a imagem que a empresa passará nessa relação, como um negócio disruptivo, inovador e à frente do mercado

Outra possibilidade é utilizá-lo em uma simples ligação. Basta implementar um robô que interage com o ser humano e cumpre a função de automatização de um atendimento. Ou seja, a tecnologia de voz pode ser aplicada em diversos canais, até mesmo em uma chamada.

Qual será o futuro do marketing de interface de voz?

As interfaces de voz tem um futuro que vai muito além das grandiosas Siri e Alexa. Essa é uma tecnologia que pode ser aplicada a qualquer empresa, independentemente do segmento e tamanho. Então, nem por um segundo pense que não é para o seu negócio!

Ainda que a tecnologia esteja em constante aprimoramento, muitas organizações já decidiram adotar a interface de voz nos seus processos, como um serviço para seus clientes. Instituições bancárias, por exemplo, já disponibilizam serviços como consulta de saldo, pagamento de contas simples e outras solicitações por interface de voz. Geralmente, essa tecnologia está integrada a canais telefônicos, ou a aplicativos próprios. 

VUI para call center

O call center também é um segmento que tem muito a ganhar com essa tecnologia. Por necessitar de um atendimento mais humanizado, diante da insatisfação dos atendimentos oferecidos, as ações de marketing de interface de voz são muito bem vindos por aqui. A tendência que a automatização de tarefas aumente com o passar dos anos. 

VUI, agente virtual de voz para saúde

Outro setor campeão no uso de interface de voz é a área da saúde. Os health bots são robôs voltados para a área da saúde, seja qual for o objetivo de uma Inteligência Artificial em um processo deste mercado. Através dele, serviços de saúde como procedimentos médicos e atendimentos de clínicas e hospitais são realizados, o que facilita a interação com o paciente.

agente virtual de voz vui

Interface de voz no varejo

Mas, e os varejistas? Esse é um setor que precisa, o quanto antes, investir em ações de marketing de interface de voz. Estudos demonstram que os consumidores preferem pagar a mais, se isso resultar em um atendimento e experiência de compra mais satisfatória. Além de ser uma estratégia muito boa do ponto de vista de inclusão, usar agente de voz no varejo diferencia os lojistas pela boa qualidade no atendimento. 

Agente virtual de voz para cobrança

Solicitações simples como agendamentos, cancelamentos, cobranças, status de pedidos e muitas outras são tarefas repetitivas que um agente de voz virtual pode muito bem realizar. Essas são ações pré e pós vendas que fazem a diferença na hora de oferecer uma boa jornada de compra para os usuários. 

Como implementar o VUI, uma inteligência de voz em uma empresa?

Aqui na Pontaltech nós temos o agente de voz ideal para a sua empresa. Quer falar com os seus clientes a qualquer hora e em qualquer dia por meio de interações fluidas e com empatia na voz através do que há de mais moderno em Inteligência Artificial? Então, você precisa conhecer o Play!

Com o agente de voz Play!, você cria um agente virtual com base no perfil da sua empresa, totalmente adequado aos objetivos de suas campanhas. Além disso, consegue monitorar todas as ações, tendo suporte nas estratégias e identificação de novas oportunidades. E o melhor: você ainda conta com uma curadoria para implementar melhorias nos fluxos conversacionais, contemplando novos áudios e testes A/B.

Com uma plataforma 100% na nuvem com diagnóstico das campanhas, a sua empresa ainda conta com um profissional dedicado para ajudar a criar a melhor estratégia. No Play! você tem acesso as informações que mostram as tentativas de contato e as chamadas atendidas, localizadas, transbordos e conversões. 

Por fim, a sua empresa pode ser uma experiência completa para poder oferecer a melhor jornada para os seus consumidores. Ou seja, você aumenta a sua produtividade e ainda melhora a satisfação de seus clientes. Viu como fazer marketing de interface de voz não é uma tarefa impossível? Fale com um de nossos consultores, entenda mais sobre o nosso produto e esteja pronto para ganhar ainda mais mercado com uma ajudinha dos agentes de voz virtuais da Pontaltech. 

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02 de dezembro de 2022
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