Health Bot: o que é e como utilizar na comunicação da Saúde?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Health Bot: saiba o que é e como utilizar na comunicação do mercado de Saúde

O Health Bot é uma das principais evoluções do mercado de saúde. Saiba como utilizar essa inteligência artificial para melhorar seus processos.
health bot comunicação

Os bots de saúde chegaram para enriquecer a jornada do paciente desde o diagnóstico até o cuidado contínuo ao longo do tratamento e prevenções. Principalmente por causa das limitações impostas pela Covid-19, muitas soluções de health bot para atendimento na saúde foram criadas e se tornaram uma forte tendência para os próximos anos. Além de aproximar pacientes e profissionais de saúde por meio da tecnologia, eles cumprem um papel importante nessa comunicação.

Se antes os bots só eram utilizados por varejistas, hoje, os usuários mobile utilizam assistentes virtuais de uso geral, como a Siri e a Alexa para muitas tarefas. Do mesmo modo, já existem plataformas que permitem o agendamento de consultas médicas, acesso a resultados de exames e até mesmo a realização de triagem através de voicebot ou chatbot, bem como teleconsultas por vídeo. E esse é só o começo!

Aliás, o voicebot ajuda na divulgação de campanhas como o Outubro Rosa, e também atua em várias frentes de atendimento para empresas do mercado da saúde. Em outras palavras, ele pode ser utilizado tanto como em canais de comunicação, quanto em IA durante procedimentos médicos.

Mas, afinal, o que é health bot e como ele pode ser utilizado na saúde? Quais as vantagens de aplicar essa tecnologia no seu negócio? Quais os melhores canais de atendimento para a saúde e como os processos podem ser otimizados com o uso da inteligência artificial presente no bot? Quer saber essas respostas? Então continue acompanhando esse texto que responderemos essas e muitas outras perguntas sobre esse assunto! 

cor do mês de

O que é health bot?

Health bot são robôs voltados para a área da saúde, seja qual for o objetivo de uma Inteligência Artificial em um processo deste mercado. Através dele, serviços de saúde como procedimentos médicos e atendimentos são realizados, facilitando a interação com o paciente. Outras tecnologias de comunicação como chatbots ou voicebot, por exemplo, atuam por meio do uso da linguagem natural, ou seja, voz e escrita a fim de automatizar processos da área da saúde. 

Os health bots fazem uso de alguns recursos da inteligência artificial (IA), como o aprendizado de máquina (learning machine). Para a área da comunicação, atua com o processamento de linguagem natural, desenvolvendo algoritmos capazes de compreender linguagens humanas e suas entonações. Aliás, isso é algo extremamente importante para a área da saúde. Isso porque o bot de saúde simula uma conversa de maneira humanizada, aprendendo informações novas em cada interação. 

Um bom exemplo prático, é o uso de voicebot para campanhas de saúde, bem como para utilização em canais de comunicação. Do mesmo modo, existem vários benefícios do agente virtual de voz para clínicas e hospitais, que melhoram processos internos,

Quais as vantagens em utilizar a tecnologia health bot na comunicação da saúde?

Os benefícios em utilizar os health bots são incontáveis! Essa tecnologia traz vantagens tanto para os procedimentos médicos, como atendimento, tarefas repetitivas, básicas e administrativas que demandam tempo dos profissionais de saúde. Como resultado, esses processos são otimizados ou automatizados. A seguir, vamos elencar os principais benefícios para você. Confira:  

Acessibilidade

Vamos começar falando de acessibilidade. O bot de saúde leva serviços e atendimentos médicos a mais pessoas, de uma forma que não exige dos usuários novas habilidades e competências para ter acesso ao serviço. 

Com uma distância menor entre médicos e pacientes, também é possível construir voicebots para saúde, permitindo o atendimento de pessoas com dificuldade na comunicação escrita. Dessa forma, todos os agendamentos e demais orientações são repassados e compreendidos com mais clareza, adaptando-se às preferências do usuário. 

Satisfação do paciente

Obtendo as informações a partir de um health bot, a clínica ou hospital oferece tratamentos muito mais personalizados. Isso porque, o robô é capaz de aprender ao longo da interação, permitindo que o atendimento se torne cada vez mais personalizado, atendendo as necessidades de cada paciente. 

Agilidade

O health bot é uma ferramenta poderosa que permite tanto a melhoria do acesso escalonado aos serviços de saúde, quanto a otimização dos recursos pelos gestores. Ou seja, eles diminuem trabalhos médicos de origem administrativa, fornecendo soluções rápidas e aumentando a quantidade de clientes atendidos.

Do ponto de vista dos pacientes, essa também é uma ótima notícia, pois garante mais atendimentos de qualidade em menos tempo, deixando os profissionais médicos livres para se concentrarem no relacionamento com o paciente bem como em diagnósticos.

Economia

Vários clientes são atendidos ao mesmo tempo, sem fila de espera. O atendimento fica disponível 24 horas por dia, eliminando o sobrecarregamento das linhas telefônicas. Isso ajuda na economia, estendendo os serviços sem aumentar o quadro de funcionários. A economia também acontece à medida que diminui o número de visitas a consultórios médicos e colaboram com possíveis restrições orçamentárias. 

Inclusive, a quantidade de funcionários pode ser diminuída, trazendo retorno em relação aos custos orçamentários com a equipe. Todas as atividades de coleta de informações, agendamentos e contato inicial com o cliente, se automatizadas, são realizadas via bot de saúde. 

Acompanhamento

Com todas as informações dos atendimentos armazenadas para consultas posteriores, os gestores conseguem avaliar o desempenho da solução e medir os progressos no atendimento do hospital ou clínica. Assim, é possível otimizar processos tanto em relação ao bot de saúde, quanto à equipe. 

Mas afinal, quais são os tipos de bot de saúde existentes? Como utilizar no seu negócio? Calma! A gente te ajuda.

Exemplos de health bot, os rôbos de saúde

São dezenas de cases de sucesso quando o assunto é health bot. A seguir, veja alguns exemplos práticos de uso de bot de saúde e inspire-se! 

Robô de cuidado com o paciente

Os bots são inteligentes e cuidadosos, sendo capazes de se conectar com os pacientes dando detalhes de compromissos pós consultas e, até mesmo, renovando receitas e pagando contas. Como o nome já diz, a função deste tipo de bot é cuidar do cliente. Para isso, é possível, por exemplo, enviar fotos dos resultados dos exames aos médicos, sem ter a necessidade de voltar presencialmente às consultas. 

Assim, o paciente fica sabendo à distância quais são os próximos passos, ou seja, se precisa tomar cuidados adicionais, agendar o retorno ao médico para novas avaliações e etc.

Enfermeira virtual

Outro tipo de health bot que vem ganhando destaque são os enfermeiros virtuais. Ele conecta pacientes ao aconselhamento clínico para avaliar sua condição e sugerir acompanhamento adequado. É como se fosse uma triagem inicial, o que ajuda muito a direcionar as pessoas para os profissionais certos, de acordo com a sua necessidade. 

Não é preciso ser um ser humano para auxiliar os pacientes nas dúvidas mais básicas. Um bot de saúde é completamente capaz de avaliar as condições de saúde, bem como sugerir os melhores tratamentos, direcionando o paciente para a especialidade adequada. O uso de chatbots são exemplos práticos e eficientes para realizar triagens e check-ins de exames e consultas.

E o melhor: o atendimento é feito de maneira humanizada e rápida, cuidando para que os problemas sejam tratados de forma personalizada e individual do começo ao fim. Quando o paciente chegar até o profissional médico, o mesmo já terá em mãos todo o histórico médico do paciente, com as informações iniciais coletadas pelo bot. 

Health bot “funcionário virtual

Os bots de saúde também servem para realizar tarefas práticas como o agendamento de consulta. Sendo assim, confie no health bot para realizar com eficiência agendamentos, remarcações, cancelamentos de consultas e exames e outras atividades simples e repetitivas.

Bot para Pesquisas de Saúde

Se você presta serviços de saúde, saber a opinião dos seus pacientes é fundamental para estar sempre melhorando e se tornando referência. Aliás, um bot de saúde coleta essas informações para você, e realiza pesquisas de satisfação, avaliando se a pessoa ficou feliz com o atendimento. 

Em casos de emergência, que precisam de uma rápida intervenção médica, um chatbot ou voicebot é extremamente útil. Isso porque, assim que um paciente nesse estado entra na unidade de saúde, o bot envia um alerta para o médico e a equipe de plantão. Com todos os responsáveis notificados, o atendimento acontece com mais agilidade. 

Quais são os melhores canais de atendimento para saúde?

Viu como existem diversas soluções quando o assunto é healt bot? Mas, para aplicá-los, é preciso saber quais são os melhores canais de atendimento para saúde, ou seja, por onde os bots farão os atendimentos e interações com os seus pacientes. A boa notícia é que essa tecnologia foi criada para facilitar a vida de todos, empresas e clientes. Por isso, o uso de um bot de saúde independe do dispositivo, via computador, tablet, celular e até telefone. 

Contudo, não é preciso criar um aplicativo, fazer com que o seu paciente instale, nem nada do tipo. Basta integrar o bot de saúde aos canais de atendimento mais utilizados hoje pelos seus clientes. Geralmente, são eles: ligações personalizadas por agente virtual de voz, site, SMS e RCS. Sendo assim, disponibilize as opções que fazem mais sentido para a jornada do seu cliente. 

Por exemplo, o agendamento de consultas pode ser feito por um voicebot integrado diretamente o SMS para envio de informações. Já o atendimento com uma enfermeira online pode ser feito também por ligação, através de um voicebot. Defina a sua estratégia e acompanhe os resultados. Ao longo do processo, você pode fazer ajustes expandindo e criando novos canais de atendimento, conforme a demanda e preferência. 

Gostou do conteúdo de hoje? Health bots são uma tendência e você não pode ficar para trás. Então, que tal conhecer as soluções da Pontaltech para bot de saúde? Então, conheça o nosso agente de voz virtual, o Play! que realiza diversas atividades que otimizam e agilizam processos de saúde. Fale com um de nossos consultores e entenda os detalhes. Até a próxima! 

Conteúdos relacionados

13 de outubro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter