Como vender mais em 2024? Aprenda: guia definitivo
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Guia definitivo para vender mais em 2024

Saiba como vender mais em 2024 através deste guia definitivo que traz estratégias eficientes de grandes marcas para você colocar em prática.
como vender mais

Ir em busca de estratégias para vender mais é uma atividade constante de todas as empresas. Mas, quando um novo ano se inicia, essa preocupação se torna ainda mais acentuada, e é necessário olhar para o mercado e entender como se adaptar. A arte de vender não apenas exige inovação, mas também requer uma compreensão profunda das dinâmicas do mercado em transformação. 

Aliás, no ambiente digital, o comércio não se limita apenas às transações, mas envolve a criação de experiências envolventes que conquistam a fidelidade do cliente. Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para vender mais em 2024, a fim de que você antecipe as principais demandas do consumidor e alcance o sucesso em suas atividades comerciais. Vem com a gente! 

Estratégias para vender mais em 2024


Se você chegou até aqui, sem dúvidas está se perguntando: o que fazer para vender mais? Bom, para vender mais, é preciso vender melhor. Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso oferecer a solução certa, pelo preço certo, na hora certa.

Se, no passado, vender representava apenas converter o máximo de pessoas em clientes, hoje em dia, vender vai muito além da transação financeira. Conseguir um pico de vendas pontual é irrelevante se você não construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Então, tendo em mente as necessidades bem como o comportamento dos consumidores, confira as estratégias para vender mais, e melhor, em 2024:

 

vender mais com RCS

Crie um planejamento de vendas anual

O planejamento estratégico, essencial para orientar as ações anuais da empresa, por isso, deve ser elaborado antes ou no início do novo ano. Ele abrange:

  • Mapeamento da jornada de experiência do consumidor;
  • Análise do que repetir, evitar e ajustar para o próximo ano;
  • Identificação de pontos de melhoria e diferenciais da empresa;
  • Avaliação da concorrência;
  • Reconhecimento das principais tendências no ramo de atendimento;
  • Estabelecimento de objetivos principais da empresa e metas setoriais;
  • Desenvolvimento de um plano de ação detalhado para alcançar tais objetivos;
  • Definição de ações promocionais ao longo dos 12 meses.


Com um planejamento estratégico bem estruturado, a equipe estará alinhada aos objetivos da empresa, compreendendo seu papel de maneira prática e contribuindo de forma eficaz para o sucesso do negócio

Conheça seu público profundamente

Quantas vezes você já não deve ter lido essa dica, não é mesmo? Mas, é porque sem um trabalho bem feito de conhecimento do seu público, fazer qualquer coisa se torna muito mais difícil, inclusive vender mais. Conhecer a fundo seu público revela preferências e padrões de compra, facilitando a oferta de uma experiência personalizada. 

Analise os números de vendas, identifique os itens mais convertidos e considere os feedbacks dos clientes. Investir em uma experiência de compra aprimorada não só fideliza, mas também otimiza tempo e recursos, permitindo focar no crescimento do negócio. Se necessário, considere a exclusão de produtos ou serviços com desempenho abaixo do esperado no catálogo. Acredite, isso fará você vender mais!

Elabore uma boa estratégia de prospecção para vender mais

O constante esforço na conquista de clientes demanda dedicação, sendo essencial estabelecer metas claras para prospectar novos clientes mensalmente. Investir tempo e energia nesses novos clientes não apenas amplia a renda do negócio, como também expande a valiosa rede de contatos empresariais. 

Ações de marketing, como inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, desempenham papel crucial na ampliação do alcance da marca bem como na geração de vendas. Além da presença digital, é fundamental ultrapassar os limites do ambiente online. Ou seja, a divulgação do negócio deve estender-se a locais frequentados pelo público-alvo, como eventos e parceiros comerciais para potencializar a estratégia.

Ainda que a prospecção ativa seja muitas vezes negligenciada em favor do inbound marketing, também deve ser usada como uma estratégia eficaz com os avanços tecnológicos. Isso porque o contato direto com potenciais clientes, proporcionado pelo outbound, oferece respostas mais rápidas, sendo uma abordagem direta para impulsionar as vendas.

Entretanto, alcançar o sucesso na prospecção requer um acompanhamento estruturado, conhecido como follow-up. Ao estruturar um bom follow-up, é necessário definir fluxos de cadência inteligentes, reconhecendo a complexidade do produto/serviço, a jornada de compra do cliente e o momento ideal para encerrar a comunicação. 

Levando esses pontos em consideração, a equipe comercial e marketing trabalham de maneira mais próxima, estando preparados para impulsionar as vendas de forma eficiente e, o mais importante, sustentável.

Expanda sua estratégia de vendas em múltiplos canais

Em 2024, a importância de diversificar os canais de venda torna-se mais evidente do que nunca. A dinâmica do mercado atual exige que as empresas alcancem seus clientes em diversos pontos de contato para atender às expectativas em constante evolução. A presença em múltiplos canais não apenas amplia a visibilidade da marca, mas também proporciona uma experiência omnicanal, alinhando-se com as preferências do consumidor moderno.

No entanto, a diversificação dos canais de venda não se limita apenas ao ambiente digital e seus canais de comunicação. Mesmo que a presença online seja vital, a expansão para o mundo físico, ou phygital, parcerias estratégicas e participação em eventos, são elementos-chave para estabelecer uma presença robusta e omnichannel, ou seja, que consolide a mesma estratégia em múltiplos canais ao mesmo tempo. A sinergia entre canais proporciona uma jornada de compra mais fluida e acessível aos produtos ou serviços oferecidos.

Evite ou contorne possíveis objeções de forma ágil

Ao considerar a compra, é normal que o cliente visualize obstáculos que podem impedir a aquisição do produto ou serviço. Estas objeções, longe de serem negativas, representam oportunidades para posicionar a equipe comercial como consultora e assim, destacar-se como a solução supera desafios

Conhecer as principais objeções é crucial para impulsionar as vendas, abordando aspectos como a necessidade percebida, urgência na resolução do problema, avaliação do preço em relação ao valor percebido e a construção da confiança na eficácia da solução.

Pratique a escuta ativa, registre e otimize sua estratégia para vender mais

Identificar as necessidades do comprador e superar objeções são passos cruciais para impulsionar as vendas. No entanto, uma equipe comercial eficaz não pode alcançar esses objetivos sem praticar a escuta ativa e demonstrar um interesse genuíno em ajudar.

Atendimentos robóticos e apáticos levam 68% dos compradores a desistirem da compra, sabia? A escuta ativa vai além de simplesmente deixar o cliente falar: requer atenção aos elementos não verbais da comunicação, como expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz. Ao analisar esses elementos, é possível estabelecer uma conexão mais profunda, compreendendo verdadeiramente a situação do cliente e oferecendo um atendimento personalizado, transmitindo confiança e compromisso.

Tenha um bom fluxo pós-venda

A elaboração de uma estratégia de pós-venda eficaz é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente e maximizar receitas. Segundo Philip Kotler, conquistar um novo consumidor pode ser até sete vezes mais caro do que manter um cliente existente. Assim, investir em fidelização é estratégico para vender mais.

Então, o primeiro passo é garantir uma experiência de compra excepcional, alinhada às expectativas do cliente. A estratégia de pós-venda envolve o planejamento cuidadoso, determinando o momento certo para o contato pós-compra e desenvolvendo um roteiro com perguntas relevantes, abordando a qualidade do produto/serviço e a possibilidade de retorno.

Além disso, oferecer descontos e facilidades personalizadas a clientes fidelizados é uma prática eficaz. Da mesma forma, identificar clientes inativos e reengajá-los com novidades e ofertas especiais é outra maneira de otimizar a estratégia pós-venda.

Outro ponto importante é a implementação de vendas cruzadas como uma alternativa de baixo custo. No chamado cross sell, sua empresa analisa o catálogo de produtos/serviços e identifica oportunidades de complementaridade, fazendo sugestões relevantes aos clientes. 

Aproveite as sazonalidades para aumentar o fluxo de vendas

Os períodos sazonais podem ser explorados como oportunidades para vender mais. Antecipar a demanda é fundamental, então, ao planejar para eventos como Natal e Dia das Mães e Black Friday, a empresa deve negociar com fornecedores, evitando falta de produtos e permitindo melhores condições de preço e prazo.

E a personalização, mais uma vez, é a chave para atrair clientes durante datas comemorativas. Decoração temática em pontos físicos e personalização de sites para o ambiente virtual são estratégias eficazes. Além disso, a diferenciação se destaca na criação de ações exclusivas, como promoções na Black Friday e ofertas especiais no Natal, brindes ou frete grátis acima de um valor determinado. Do mesmo modo, para segmentos específicos como a área da saúde, atentar-se ao calendário sazonal é importante para informar através de conteúdos de valor, como ocorre nas campanhas de saúe das Cores dos Meses.

Inovar nas ações é crucial. Parcerias com empresas de segmentos diversos, oferecimento de brindes úteis e investimento em causas sociais são estratégias que adicionam valor à experiência do cliente e destacam a empresa durante as celebrações. Essas práticas não apenas atraem consumidores, mas também fortalecem a imagem da marca, criando um impacto positivo a longo prazo.

Como vender 10x mais usando RCS?

Vender mais com o RCS é super possível, e nós, da Pontaltech, comprovamos. Com recursos como botões de resposta e imagens de alta qualidade para fornecer informações sobre produtos, esse canal interativo envolve os clientes com ofertas atraentes, promoções exclusivas e uma experiência de compra simplificada, facilitando a interação e incentivando conversões diretas dentro das mensagens.

Quer conhecer alguns cases de empresas que impulsionam seus resultados em 10x com esse canal digital? Acompanhe: 

Estratégia das Casas Bahia

caso de sucesso casas bahia

O desafio era despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. Por isso, o RCS foi escolhido pois tem os atributos que podem gerar maior performance, e assim, o resultado surpreendeu. 

Através da experiência do RCS Business Messaging, a Casas Bahia disparou mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e o dobro de conversão, comparado a outros canais. Conheça mais detalhes do case

Dados de conversão da Shopee

caso de sucesso estratégia shopee

Shopee disparou mensagens interativas através de perfil exclusivo do RCS Google Messages para aumentar a taxa de conversão em bases específicas. Foram utilizados dois tipos de RCS, o Single e o Conversacional. O RCS Single resultou em um aumento de 4 a 6 vezes nas vendas em comparação a outros canais utilizados, como o e-mail marketing e push notification do próprio aplicativo. Veja mais detalhes do case

Aumento de receita em vendas da Di Santini

estratégia de venda para e-commerce

Na Black Friday, a varejista apostou no dinamismo do RCS e surpreendeu os clientes enviando ofertas com imagens e links para compra. Como resultado, além da tradicional procura pelas lojas físicas, a empresa sentiu impacto nas vendas finalizadas no e-commerce que tiveram origem direta deste canal. Foram 102% a mais de conversão em vendas online quando comparado a canais como e-mail e SMS. Veja mais aqui

E então, preparado para vender mais em 2024? Com essas dicas, e o RCS da Pontaltech, essa jornada pode ser mais simples e eficaz do que você imagina, Vamos juntos? Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções e plataformas de canais digitais. 

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12 de janeiro de 2024
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