Ir em busca de estratégias para vender mais é uma atividade constante de todas as empresas. Mas, quando um novo ano se inicia, essa preocupação se torna ainda mais acentuada, e é necessário olhar para o mercado e entender como se adaptar. A arte de vender não apenas exige inovação, mas também requer uma compreensão profunda das dinâmicas do mercado em transformação.
Aliás, no ambiente digital, o comércio não se limita apenas às transações, mas envolve a criação de experiências envolventes que conquistam a fidelidade do cliente. Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para vender mais em 2024, a fim de que você antecipe as principais demandas do consumidor e alcance o sucesso em suas atividades comerciais. Vem com a gente!
Estratégias para vender mais em 2024
Se você chegou até aqui, sem dúvidas está se perguntando: o que fazer para vender mais? Bom, para vender mais, é preciso vender melhor. Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso oferecer a solução certa, pelo preço certo, na hora certa.
Se, no passado, vender representava apenas converter o máximo de pessoas em clientes, hoje em dia, vender vai muito além da transação financeira. Conseguir um pico de vendas pontual é irrelevante se você não construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Então, tendo em mente as necessidades bem como o comportamento dos consumidores, confira as estratégias para vender mais, e melhor, em 2024:

Crie um planejamento de vendas anual
O planejamento estratégico, essencial para orientar as ações anuais da empresa, por isso, deve ser elaborado antes ou no início do novo ano. Ele abrange:
- Mapeamento da jornada de experiência do consumidor;
- Análise do que repetir, evitar e ajustar para o próximo ano;
- Identificação de pontos de melhoria e diferenciais da empresa;
- Avaliação da concorrência;
- Reconhecimento das principais tendências no ramo de atendimento;
- Estabelecimento de objetivos principais da empresa e metas setoriais;
- Desenvolvimento de um plano de ação detalhado para alcançar tais objetivos;
- Definição de ações promocionais ao longo dos 12 meses.
Com um planejamento estratégico bem estruturado, a equipe estará alinhada aos objetivos da empresa, compreendendo seu papel de maneira prática e contribuindo de forma eficaz para o sucesso do negócio
Conheça seu público profundamente
Quantas vezes você já não deve ter lido essa dica, não é mesmo? Mas, é porque sem um trabalho bem feito de conhecimento do seu público, fazer qualquer coisa se torna muito mais difícil, inclusive vender mais. Conhecer a fundo seu público revela preferências e padrões de compra, facilitando a oferta de uma experiência personalizada.
Analise os números de vendas, identifique os itens mais convertidos e considere os feedbacks dos clientes. Investir em uma experiência de compra aprimorada não só fideliza, mas também otimiza tempo e recursos, permitindo focar no crescimento do negócio. Se necessário, considere a exclusão de produtos ou serviços com desempenho abaixo do esperado no catálogo. Acredite, isso fará você vender mais!
Elabore uma boa estratégia de prospecção para vender mais
O constante esforço na conquista de clientes demanda dedicação, sendo essencial estabelecer metas claras para prospectar novos clientes mensalmente. Investir tempo e energia nesses novos clientes não apenas amplia a renda do negócio, como também expande a valiosa rede de contatos empresariais.
Ações de marketing, como inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, desempenham papel crucial na ampliação do alcance da marca bem como na geração de vendas. Além da presença digital, é fundamental ultrapassar os limites do ambiente online. Ou seja, a divulgação do negócio deve estender-se a locais frequentados pelo público-alvo, como eventos e parceiros comerciais para potencializar a estratégia.
Ainda que a prospecção ativa seja muitas vezes negligenciada em favor do inbound marketing, também deve ser usada como uma estratégia eficaz com os avanços tecnológicos. Isso porque o contato direto com potenciais clientes, proporcionado pelo outbound, oferece respostas mais rápidas, sendo uma abordagem direta para impulsionar as vendas.
Entretanto, alcançar o sucesso na prospecção requer um acompanhamento estruturado, conhecido como follow-up. Ao estruturar um bom follow-up, é necessário definir fluxos de cadência inteligentes, reconhecendo a complexidade do produto/serviço, a jornada de compra do cliente e o momento ideal para encerrar a comunicação.
Levando esses pontos em consideração, a equipe comercial e marketing trabalham de maneira mais próxima, estando preparados para impulsionar as vendas de forma eficiente e, o mais importante, sustentável.
Expanda sua estratégia de vendas em múltiplos canais
Em 2024, a importância de diversificar os canais de venda torna-se mais evidente do que nunca. A dinâmica do mercado atual exige que as empresas alcancem seus clientes em diversos pontos de contato para atender às expectativas em constante evolução. A presença em múltiplos canais não apenas amplia a visibilidade da marca, mas também proporciona uma experiência omnicanal, alinhando-se com as preferências do consumidor moderno.
No entanto, a diversificação dos canais de venda não se limita apenas ao ambiente digital e seus canais de comunicação. Mesmo que a presença online seja vital, a expansão para o mundo físico, ou phygital, parcerias estratégicas e participação em eventos, são elementos-chave para estabelecer uma presença robusta e omnichannel, ou seja, que consolide a mesma estratégia em múltiplos canais ao mesmo tempo. A sinergia entre canais proporciona uma jornada de compra mais fluida e acessível aos produtos ou serviços oferecidos.
Evite ou contorne possíveis objeções de forma ágil
Ao considerar a compra, é normal que o cliente visualize obstáculos que podem impedir a aquisição do produto ou serviço. Estas objeções, longe de serem negativas, representam oportunidades para posicionar a equipe comercial como consultora e assim, destacar-se como a solução supera desafios.
Conhecer as principais objeções é crucial para impulsionar as vendas, abordando aspectos como a necessidade percebida, urgência na resolução do problema, avaliação do preço em relação ao valor percebido e a construção da confiança na eficácia da solução.
Pratique a escuta ativa, registre e otimize sua estratégia para vender mais
Identificar as necessidades do comprador e superar objeções são passos cruciais para impulsionar as vendas. No entanto, uma equipe comercial eficaz não pode alcançar esses objetivos sem praticar a escuta ativa e demonstrar um interesse genuíno em ajudar.
Atendimentos robóticos e apáticos levam 68% dos compradores a desistirem da compra, sabia? A escuta ativa vai além de simplesmente deixar o cliente falar: requer atenção aos elementos não verbais da comunicação, como expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz. Ao analisar esses elementos, é possível estabelecer uma conexão mais profunda, compreendendo verdadeiramente a situação do cliente e oferecendo um atendimento personalizado, transmitindo confiança e compromisso.
Tenha um bom fluxo pós-venda
A elaboração de uma estratégia de pós-venda eficaz é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente e maximizar receitas. Segundo Philip Kotler, conquistar um novo consumidor pode ser até sete vezes mais caro do que manter um cliente existente. Assim, investir em fidelização é estratégico para vender mais.
Então, o primeiro passo é garantir uma experiência de compra excepcional, alinhada às expectativas do cliente. A estratégia de pós-venda envolve o planejamento cuidadoso, determinando o momento certo para o contato pós-compra e desenvolvendo um roteiro com perguntas relevantes, abordando a qualidade do produto/serviço e a possibilidade de retorno.
Além disso, oferecer descontos e facilidades personalizadas a clientes fidelizados é uma prática eficaz. Da mesma forma, identificar clientes inativos e reengajá-los com novidades e ofertas especiais é outra maneira de otimizar a estratégia pós-venda.
Outro ponto importante é a implementação de vendas cruzadas como uma alternativa de baixo custo. No chamado cross sell, sua empresa analisa o catálogo de produtos/serviços e identifica oportunidades de complementaridade, fazendo sugestões relevantes aos clientes.
Aproveite as sazonalidades para aumentar o fluxo de vendas
Os períodos sazonais podem ser explorados como oportunidades para vender mais. Antecipar a demanda é fundamental, então, ao planejar para eventos como Natal e Dia das Mães e Black Friday, a empresa deve negociar com fornecedores, evitando falta de produtos e permitindo melhores condições de preço e prazo.
E a personalização, mais uma vez, é a chave para atrair clientes durante datas comemorativas. Decoração temática em pontos físicos e personalização de sites para o ambiente virtual são estratégias eficazes. Além disso, a diferenciação se destaca na criação de ações exclusivas, como promoções na Black Friday e ofertas especiais no Natal, brindes ou frete grátis acima de um valor determinado. Do mesmo modo, para segmentos específicos como a área da saúde, atentar-se ao calendário sazonal é importante para informar através de conteúdos de valor, como ocorre nas campanhas de saúe das Cores dos Meses.
Inovar nas ações é crucial. Parcerias com empresas de segmentos diversos, oferecimento de brindes úteis e investimento em causas sociais são estratégias que adicionam valor à experiência do cliente e destacam a empresa durante as celebrações. Essas práticas não apenas atraem consumidores, mas também fortalecem a imagem da marca, criando um impacto positivo a longo prazo.
Como vender 10x mais usando RCS?
Vender mais com o RCS é super possível, e nós, da Pontaltech, comprovamos. Com recursos como botões de resposta e imagens de alta qualidade para fornecer informações sobre produtos, esse canal interativo envolve os clientes com ofertas atraentes, promoções exclusivas e uma experiência de compra simplificada, facilitando a interação e incentivando conversões diretas dentro das mensagens.
Quer conhecer alguns cases de empresas que impulsionam seus resultados em 10x com esse canal digital? Acompanhe:
Estratégia das Casas Bahia

O desafio era despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. Por isso, o RCS foi escolhido pois tem os atributos que podem gerar maior performance, e assim, o resultado surpreendeu.
Através da experiência do RCS Business Messaging, a Casas Bahia disparou mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e o dobro de conversão, comparado a outros canais. Conheça mais detalhes do case!
Dados de conversão da Shopee

Shopee disparou mensagens interativas através de perfil exclusivo do RCS Google Messages para aumentar a taxa de conversão em bases específicas. Foram utilizados dois tipos de RCS, o Single e o Conversacional. O RCS Single resultou em um aumento de 4 a 6 vezes nas vendas em comparação a outros canais utilizados, como o e-mail marketing e push notification do próprio aplicativo. Veja mais detalhes do case!
Aumento de receita em vendas da Di Santini

Na Black Friday, a varejista apostou no dinamismo do RCS e surpreendeu os clientes enviando ofertas com imagens e links para compra. Como resultado, além da tradicional procura pelas lojas físicas, a empresa sentiu impacto nas vendas finalizadas no e-commerce que tiveram origem direta deste canal. Foram 102% a mais de conversão em vendas online quando comparado a canais como e-mail e SMS. Veja mais aqui!
E então, preparado para vender mais em 2024? Com essas dicas, e o RCS da Pontaltech, essa jornada pode ser mais simples e eficaz do que você imagina, Vamos juntos? Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções e plataformas de canais digitais.