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Varejo phygital: com o avanço do digital, qual o papel das lojas físicas?

A expansão do e-commerce não vai fazer com que as lojas físicas sumam. Mas o comércio precisa se preparar para o varejo phygital

A adoção de um estilo híbrido de compras, que mescla físico com digital, vem forçando os varejistas a evoluírem a experiência de compra dos seus clientes. A integração entre lojas físicas e comércio online já é uma realidade, e essa tendência despertou tanta atenção que ganhou até um nome: varejo phygital.

Segundo pesquisa realizada pela e-Bit/Nielsen, no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 61% no faturamento das transações que integram canais físicos e digitais. Ou seja, o varejo phygital vem ganhando forças.

Mas qual o papel das lojas físicas dentro do varejo phygital? Como transformar os pontos de venda para que eles estejam prontos para atender a essa nova demanda dos consumidores? É sobre isso que vamos falar nesse texto.

Acompanhe e boa leitura!

O papel das lojas físicas no varejo phygital

A expansão do e-commerce não vai fazer com que as lojas físicas sumam. No entanto, o mercado varejista está cada vez mais competitivo, o que obriga as empresas a investirem em inovação. Por isso, por mais tradicional que a loja física seja, os clientes já apresentam comportamento digital.

Com isso, o varejo físico deve continuar a evoluir, mas precisará adotar novas formas de se relacionar com os consumidores. As lojas físicas servirão como apoio à estratégia digital e contarão com uma estrutura mais enxuta, com foco na experiência de compra. A tendência é que as lojas desempenhem o papel de minicentros de distribuição e entrega de experiência.

Como transformar a sua loja física para o varejo phygital?

Algumas ações simples já são capazes de fazer com que a sua loja física desempenhe o papel correto nessa jornada. Veja a seguir como integrar o mundo digital à sua loja e, como resultado, garantir uma estratégia de varejo phygital completa para os clientes. 

Compra online com retirada nas lojas

Com certeza você já se deparou com e-commerces que, além da entrega tradicional em casa, também oferecem a opção de retirada em loja.

Essa prática, já adotada por muitos varejistas, é um exemplo claro do varejo phygital. Nela, o cliente realiza a compra através do site ou app e pode retirar na loja, em um dia combinado.

Esse modelo de entrega é ideal para clientes que têm pressa para conseguir o produto, ou não querem gastar com frete.

No entanto, para o sucesso nessa estratégia é fundamental planejar muito bem a logística. Prepare sua loja e dedique – e treine – um time exclusivamente para atender o cliente com agilidade no dia da retirada.

Guide Shops

Aqui a experiência é inversa. Já que as guide shops são focadas em proporcionar uma experiência multicanal ao consumidor, funcionando como um showroom. Nelas, o cliente conhece e experimenta os produtos, faz a compra pelo site e recebe o produto em casa, dentro de alguns dias.

Esse formato surgiu como uma estratégia do varejo phygital que visa complementar a experiência da loja virtual, fazendo com que o consumidor experimente o produto antes de decidir fazer a compra. Muitas guide shops disponibilizam, inclusive, tablets, computadores ou totens para que a compra pelo site seja feita no próprio local.

Realidade virtual

Você já pensou em utilizar a realidade aumentada ou virtual para alavancar as vendas na sua loja física?

Essas tecnologias são superimportantes na hora de encantar os clientes. Porque elas podem ser usadas para que o cliente experimente roupas ou acessórios virtualmente, e até façam um tour virtual por um ambiente 3D. Investir nessas ferramentas vai fazer com que ele realmente tenha uma experiência de compra no mínimo, diferenciada!

Comunicação por geolocalização

Você sabia que é possível enviar um SMS para o seu cliente quando ele estiver passando pertinho da sua loja? Pois é! A tecnologia tornou possível o envio de mensagens geolocalizadas, aumentando assim o tráfego e as vendas das lojas físicas.

Através do IP do celular, é possível identificar a localização dos consumidores e convidá-los para entrarem na loja. E além disso, se o cliente já estiver dentro da loja, oferecer um desconto exclusivo para ele, que tal?

Scan & Go

Esse é um modelo que já vem sendo muito usado em países como os Estados Unidos e China. Nele, o próprio cliente realiza sua compra e pagamento dentro da loja, sem enfrentar filas e também sem ter contato com um atendente.

Nessa mesma linha, além dos benefícios para o consumidor, as empresas também reduzem custos operacionais e melhoram sua eficiência. Mas acima de tudo, essa estratégia fideliza o cliente, que terá uma experiência de compra muito mais fluida.

Wi-Fi, PIX, QR Codes: itens básicos para o varejo phygital

Esse trio é o básico quando falamos de varejo phygital. Oferecer uma rede de Wi-Fi segura para o seu cliente é o mínimo que ele espera de você nos tempos atuais. E dessa forma, com acesso à internet, ele pode interagir com as outras ferramentas que você vai disponibilizar, como o aplicativo da sua loja e QR Codes.

E está aí outro recurso indispensável: o QR Code. Ele chegou para substituir as comunicações em papel de forma prática e sustentável. Seu uso vem sendo explorado, por exemplo, em bares, restaurantes e muitos outros tipos de comércio. Ele pode ser usado para divulgar informativos, cardápios, programas de fidelidade, promoções, formas de pagamento e outras informações.

Por fim, se a sua loja ainda não disponibilizou o pagamento em PIX, saiba que você está perdendo vendas. Em 2021, esse sistema de pagamentos instantâneos representou 30% dos pagamentos no Brasil, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária. Ou seja, a loja que não usa, perde 30% das suas vendas simplesmente por não disponibilizar uma forma de pagamento.

O varejo phygital já é uma realidade. Se você ainda encontra dificuldades para fazer essa transformação no seu varejo, continue atento ao nosso blog. Por aqui, você confere milhares de dicas para ajudar a sua empresa!

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