Call to action: tudo sobre chamada para ação
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

O que é call to action? Saiba tudo sobre “chamada para ação”

Tudo sobre o que é call to action, importância dessa estratégia, dicas e como implementar em canais de comunicação como SMS, RCS, e-mail.
o que é cta call to action

Se você trabalha com marketing, com certeza já se deparou com o termo call to action. Também conhecido como CTA ou, em português, chamada para ação, é um conceito que faz a diferença nas campanhas de qualquer empresa, desde que seja bem construído. Então, se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, você chegou ao lugar certo. 

Muito mais do que uma frase de efeito sugerindo uma ação, o call to action faz uso de diversas estratégias e gatilhos mentais, conforme o seu objetivo dentro do funil de vendas. Neste artigo, saiba tudo sobre CTA: o que é, qual a sua importância, como fazer um bom call to action e como utilizá-lo nos principais canais digitais. Vamos lá? Acompanhe e boa leitura! 

O que é call to action?

Call to action pode ser definido como qualquer tipo de chamada, seja por texto ou imagens, que leve o usuário a tomar uma ação. Essa é uma técnica bastante utilizada no marketing digital para incentivar o visitante de uma página a realizar alguma ação. No entanto, essa ação varia segundo os objetivos da campanha, por exemplo: comprar um produto, assinar uma newsletter, preencher um formulário, compartilhar um conteúdo ou entrar em contato com a empresa.

Geralmente, o call to action é apresentado como um botão, link ou frase persuasiva, destacada visualmente para chamar a atenção do usuário. Quando bem elaborado, tem o poder de aumentar a taxa de conversão, direcionando o consumidor ao próximo passo do funil de vendas. Mas, os benefícios de utilizar call to action nas suas campanhas não para por aí, e é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Porque é importante usar call to action nas suas campanhas?

O uso de call to action é extremamente importante no marketing digital por várias razões. A seguir, vamos listar alguns motivos que fazem dessa técnica tão importante para o seu negócio. Acompanhe: 

Direcionamento do usuário

Os CTAs orientam os usuários sobre a ação que eles devem tomar em relação ao seu produto, serviço ou conteúdo. Elas eliminam a ambiguidade e fornecem instruções claras, permitindo que os usuários saibam exatamente o que fazer em seguida. Em um mundo onde a atenção é tão concorrida, direcioná-lo é fundamental para não perdê-lo.

Em outras palavras a jornada do cliente é feita para que o público passe por cada etapa, deixando de ser um usuário e passando a ser um consumidor da marca. Para isso, um call to action bem projetado se destaca visualmente e atrai a sua atenção a fim de guiá-lo durante todos os passos determinados para ele percorrer.

Nesse sentido, dentre os mais variados tipos de marketing digital, os CTAs auxiliam no topo, meio e fundo de funil e também na fidelização. Embora seja um instrumento poderoso para o convencimento da compra, o CTA utiliza gatilhos mentais para qualquer estratégia de conversão ou relacionamento.

Aumento das conversões

Como já demos o spoiler, o call to action tem o objetivo de converter os visitantes em clientes, assinantes, seguidores, etc. Ao utilizar CTAs eficazes, você incentiva os usuários a agir, aumentando as chances de eles completarem a ação desejada e se engajarem mais com sua marca.

Combustível na jornada do cliente

Os call to actions, quando estrategicamente posicionados ao longo da jornada do cliente, guiam os usuários no funil de vendas. Eles podem ser adaptados para atrair usuários em diferentes etapas, levando-os a avançar no funil e tomar as ações necessárias para o sucesso da sua campanha.

Mensuração e otimização

O uso de CTAs permite que você rastreie e mensure o desempenho de suas campanhas de marketing. Você pode monitorar o número de cliques, conversões e taxa de resposta dos seus call to actions. Assim, isso permite ajustar e otimizar suas estratégias para obter melhores resultados. Um teste A/B, por exemplo, pode ser muito válido para experimentar diferentes CTAs e dessa forma, validar qual performa melhor. Sempre vale a pena testar!

5 dicas para fazer um bom call to action (CTA)

Muito bem! Agora que você já entendeu o que é call to action e a importância de usá-los nas suas campanhas, mas está na hora de aprender como fazer um bom CTA. Muito além de um “compre agora”, “clique aqui”, a sua chamada para ação precisa seduzir o usuário convencendo-o de que vale a pena fazer o que a sua marca está pedindo. 

Existem diversos gatilhos mentais para aplicar em um call to action, e os mais comuns são as mensagens de urgência, exclusividade e escassez, por exemplo. Além disso, para construir um bom CTA, é preciso levar algumas coisas em consideração, como a etapa da jornada de compra, a sua persona, ICP, etc. Veja a seguir 5 dicas para fazer um CTA de sucesso.

1. Considere o estágio do funil de vendas

Fato é que o call to action colabora no processo de conversão ao longo da jornada de compra. Mas, para isso acontecer, é preciso entender qual estágio do funil de vendas o visitante está para escolher uma chamada assertiva.

Imagine um visitante que acabou de ter contato com a sua empresa. Faz sentido que ele receba um CTA convidando-o para fazer um teste gratuito do seu produto? Acho que não, né? Ele pode nem saber o que você faz, por exemplo. Ou seja, esse tipo de call to action é muito mais relevante para quem já conhece melhor o seu negócio e já está considerando uma compra com você.

Tudo isso tem a ver com o momento do lead no funil de vendas. Atente-se a isso quando for construir os seus call to actions! 

2. Defina o objetivo do call to action

Conforme o estágio da jornada de compra que você identificou acima, é preciso definir o objetivo do call to action. Existem muitos possíveis, e eles variam segundo a estratégia do seu negócio e a etapa do funil. Veja alguns exemplos:

  • Gerar tráfego para uma página
  • Inscrição na newsletter
  • Download de materiais
  • Gerar compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais 
  • Participar de eventos
  • Responder uma pesquisa 
  • Vender um produto ou serviço 

3. Conheça bem a sua persona

Conhecer bem a sua persona e o que a motiva é fundamental para a construção de um bom call to action. Usar o conhecimento sobre sua audiência, como interesses, necessidades e problemas, te ajuda a vender uma solução em formato de CTA, tornando-o muito mais relevante e eficaz. 

Paralelamente, estabeleça uma persona baseada no seu perfil de cliente ideal, ou ICP. Sendo assim, crie conteúdos e CTAs que possam atraí-lo para o seu funil de vendas.

4. Escolha um bom formato de conteúdo e call to action

O formato do conteúdo e os canais de comunicação que você está usando vão ditar as opções de CTA que você poderá aplicar. Textos, imagens, botões e banners são alguns dos exemplos mais comuns. Por exemplo, no caso de um SMS, você pode utilizar um texto com link. Já em um RCS ou e-mail, que aceitam recursos de mídia, é possível usar botões e imagens. Você pode utilizar call to actions na home do seu site e demais páginas, assim como nas redes sociais, em artigos de blog, e-mail marketing, SMS, RCS, anúncios, vídeos e muito mais. 

5. Ative a atenção e a emoção do público

Ser específico é uma regra para se ter um bom call to action. Mas, passar a mensagem de forma objetiva não significa que precisa ser sem graça. Alguns gatilhos mexem não só com a atenção, mas com a emoção dos leitores, como o uso de números, cores, contrastes e palavras de urgência. Veja alguns exemplos do que estamos falando:

  • Ao invés de “compra o seu”, use “compra agora”
  • Ao invés de “garanta seu desconto”, use “ganhe agora 30% de desconto”
  • Ao invés de “clique aqui e compre”, use “compre hoje por apenas R$15”
  • Ao invés de usar a mesma cor que o restante do texto, experimente uma cor que chame mais atenção para o CTA, e invista no contraste

Como usar call to action em diferentes canais de comunicação?

O CTA é uma parte fundamental das mensagens de comunicação nos canais digitais. A seguir, vamos te mostrar como você pode usar um call to action em diferentes canais de, como SMS, RCS e e-mail, por exemplo. Lembre-se de adaptá-los para cada canal, considerando as limitações e recursos de cada um. Além disso, monitore os resultados e faça testes A/B para tirar o máximo de potencial de cada mensagem. 

SMS

Seja conciso e direto. Como o SMS tem limite de caracteres, é importante usar uma linguagem clara e concisa, com palavras-chave que incentivem a ação. Uma opção muito utilizada e eficaz é incluir um link curto com a URL de destino, isso economiza espaço e facilita o clique. 

Verbos de ação também são muito bem vindos, como “compre agora”, “reserve já”, “inscreva-se” para motivar o destinatário a agir. Lembre-se de destacar os benefícios que o destinatário receberá ao clicar no CTA.

RCS

Além dos gatilhos mentais em texto, o RCS é um canal que beneficia o uso de recursos multimídia, como imagens, botões e até mesmo carrosséis interativos. Use esses recursos para criar CTAs mais atraentes e interativos. Os botões clicáveis são excelentes opções e você pode chamar a atenção do usuário com frases como “Saiba mais”, “Garanta seu desconto” ou ainda “Inscreva-se”.

E não se esqueça de personalizar a mensagem! Essa possibilidade faz do RCS um ótimo canal digital, fazendo com que você traga informações relevantes do destinatário na comunicação, como nome, localização, etc. Isso pode aumentar a relevância do CTA e a taxa de conversão.

E-mail

No e-mail marketing, a dica é destacar visualmente o CTA através de elementos visuais, como botões coloridos e chamativos. Outra dica é colocar o call to action acima da dobra, fazendo ele ficar visível sem que o usuário precise rolar a página. Lembre-se de, mais uma vez, usar os gatilhos mentais de escassez, urgência e outros, com frases como “Compre agora e economize 20%” ou”Só hoje: faça o download gratuito do nosso e-book” ou por fim, “Você ganhou 30% de desconto exclusivo”.

Gostou desse conteúdo? Então, aqui vai o nosso “call to action” para você: continue acompanhando o nosso blog porque, toda semana, tem novidade para você. Conte com a Pontaltech para implementar os canais de comunicação que vão potencializar as suas vendas! Entre em contato e dispare SMS em massa, envie RCS com recursos multimídia e e-mails com alta performance!

Conteúdos relacionados

12 de julho de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter