Teste A/B: conheça a importância, aplique e gere mais resultados
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Entenda a importância do teste A/B nos canais digitais

Entenda a importância do Teste A/B para realizar campanhas que geram cada vez mais resultados. Veja como utilizar os dados a seu favor.
teste A/B AB tudo sobre

Se você trabalha com marketing digital já deve ter percebido que não existem “receitas prontas” que garantem o sucesso das campanhas. Apesar das recomendações e boas práticas, cada negócio tem suas peculiaridades e, a única forma de obter o máximo de resultados é testando. Por isso, a metodologia do teste A/B é uma das mais utilizadas em diferentes canais digitais e ajuda na interpretação das ações bem como no direcionamento de possíveis ajustes.

Amplamente empregada nas estratégias de growth hacking para diferentes canais, o teste A/B é um recurso para o teste de hipóteses. Com ele, é possível testar e validar públicos, textos, imagens, vídeos, trazendo incremento em diferentes métricas, baseando-se no comportamento do seu usuário

Continue acompanhando este conteúdo para aprender o que é teste A/B, quando usá-lo e como aplicá-lo no seu negócio. Preparado para elevar o nível das suas campanhas? Então, boa leitura! 

teste a/b com RCS

O que é teste A/B?

O teste A/B é uma técnica que compara duas versões de uma mesma campanha com o objetivo de determinar qual delas produz um resultado mais eficaz. Esse teste avalia uma versão de controle (A) em comparação com uma versão variante (B) e determina qual delas apresenta um desempenho superior com base em métricas-chave

É importante destacar que os testes A/B se distinguem dos testes multivariados. Enquanto os testes multivariados examinam várias variáveis simultaneamente, o teste A/B analisa apenas uma variável por vez (com duas variações: A e B) com o objetivo de selecionar a mais eficiente entre as duas.

Quer um exemplo? Vamos lá: imagine que você trabalha em uma loja de sapatos e deseja comparar dois tipos de SMS diferentes para determinar qual deles traz mais conversão. Na primeira mensagem, você falará o valor de desconto em percentual da sua promoção. Já na segunda, você não vai citar números, só dirá que está com desconto. 

Mensagem 1: “Só neste final de semana, toda linha de sandálias com até 30% de desconto. Corra para nossa loja e aproveite!”

Mensagem 2: “Só neste final de semana, toda linha de sandálias com desconto. Corra para nossa loja e aproveite!”

Note, a única variável é o valor do desconto, nada mais na mensagem mudou. Para o teste A/B funcional, lembre-se de testar apenas uma variável, do contrário, você não saberá dizer o que fez com que uma determinada mensagem vencesse a outra. As mensagens devem ser enviadas para dois grupos da sua base de clientes, divididos aleatoriamente. Os grupos devem ter tamanhos semelhantes e as mensagens devem ser enviadas no mesmo horário. 

Quando fazer teste A/B?

Os testes A/B devem ser implementados sempre que houver a necessidade ou a possibilidade de aprimorar uma métrica para a empresa, como tráfego, taxa de abertura, cliques, geração de leads, conversão, entre outros. Ele faz parte da estratégia de growth hacking, cujo princípio é testar e validar rapidamente tudo o que é colocado em prática. 

É normal que, no lançamento de novas ações, você esteja indeciso sobre qual abordagem e mensagens terá o melhor desempenho. Dessa forma, a aplicação proativa de testes A/B permitirá que você compare o desempenho de duas abordagens distintas, ajudando a identificar a mais eficaz.

Como utilizar o teste A/B?

Este teste pode ser usado para avaliar praticamente qualquer canal de marketing digital, como: e-mails marketing, anúncios, redes sociais, mensagens de texto SMS ou RCS, páginas do site e aplicativos móveis. Dentro desses canais, é possível testar uma série de variáveis, mas sempre uma de cada vez:

  • Títulos;
  • Assuntos;
  • Intertítulos;
  • Mensagens;
  • CTAs;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Organização dos elementos;
  • URL;
  • Jornada do cliente;
  • Campos de um formulário;
  • Informações sobre um produto;
  • Elementos visuais como cores, setas, etc;
  • Percepção de preço e planos;
  • Segmentações;
  • Horários e frequências de envio.
teste AB

Por que você deveria fazer teste A/B?

O teste A/B desempenha um papel crucial na gestão de campanhas, já que oferece insights valiosos sobre o interesse e a resposta do seu público. Trata-se de uma ferramenta que auxilia a determinar quais elementos da sua estratégia de marketing têm o maior impacto. Ou seja, os resultados revelam os aprimoramentos e descartes necessários para uma estratégia mais eficiente.

Mas, talvez você esteja pensando: não é mais fácil realizar uma pesquisa? Infelizmente, não. O teste A/B proporciona um feedback genuíno do mercado, mensurado de forma precisa e fundamentado em dados objetivos, eliminando suposições. Eles não se assemelham a pesquisas simples nas quais as respostas podem divergir das ações reais. Pelo contrário, os testes A/B fornecem resultados concretos, “dando adeus” aos achismos

Ao testar variações antes de implementá-las em larga escala, você reduz o risco de lançar estratégias que não funcionam, economizando tempo e recursos. Além disso, ao otimizar elementos como design, conteúdo e chamadas para ação, o teste A/B pode melhorar a experiência do usuário, o que pode levar a uma retenção e engajamento mais elevados.

4 dicas para fazer um teste A/B eficiente

Bom, você já sabe o que é teste A/B e onde ele pode ser aplicado. Então, agora, vamos te dar dicas de como aplicar esse teste com sucesso, tirando o máximo de proveito das suas campanhas. Confira a seguir nossas 5 dicas:

Entenda como funciona o teste A/B

A implementação do teste A/B varia conforme o canal e a ferramenta escolhidos. Existem ferramentas especializadas para testar diferentes versões de sites ou landing pages. Já para fazer o teste em canais digitais como e-mail, SMS e RCS, as próprias ferramentas de disparo já oferecem essa opção. 

A maioria das ferramentas, incluindo a de canais digitais, dividem a amostragem do teste ao meio. Ou seja, 50% da base selecionada receberá uma variação e 50% receberá a outra. No final, você verá qual grupo alcançou uma melhor métrica e saberá qual é a variante vencedora. 

No entanto, existem algumas ferramentas mais avançadas que determinam sozinhas qual variação é a mais bem-sucedida ainda durante o teste. Dessa forma, a versão ganhadora é entregue automaticamente para o restante da base, sem necessidade de entrega 50/50. Esteja atento como funciona o teste A/B que você está rodando para conseguir acompanhar os resultados. 

Crie variações eficazes

Após definir o tamanho da amostra para o seu teste A/B, basta criar as duas variações para testes. É fundamental lembrar que essas variações devem ter apenas uma única diferença – que é justamente o que você quer testar.

Por exemplo, se você está avaliando a eficácia da cor do botão do CTA em um e-mail marketing, deve criar um segundo e-mail exatamente igual, alterando apenas a cor do botão do CTA. Se você alterar, por exemplo, a mensagem do CTA também, você não saberá se o sucesso ou o fracasso da versão se deu pela cor ou pela mensagem, certo?

Saiba o momento certo de encerrar o teste

Assim que você iniciar um teste A/B, muito provavelmente a curiosidade vai tomar conta. Embora verificar os resultados a todo minuto não seja prejudicial, é importante entender que, ao fazer isso, você está apenas monitorando o progresso do teste, não necessariamente mensurando resultados significativos.

Portanto, os resultados reais de um teste A/B podem levar tempo para se manifestar. No caso de testes em e-mails, SMS ou RCS, o período pode ser relativamente curto, variando de 1 a 3 horas, dependendo do tamanho da audiência. Portanto, é necessário aguardar até que um número suficiente de pessoas tenha interagido para que os resultados atinjam significância estatística.

Quando se trata de testes de landing pages, o período de teste deve ser mais extenso para obter resultados significativos, especialmente se essas páginas tiverem um tráfego baixo. O período recomendado geralmente varia de 15 a 30 dias, pois isso garante que as páginas do seu site ou blog receberão um número de visitas suficientes. 

Analise os resultados corretamente

Após aguardar o período necessário para obter os resultados do seu teste, avaliar o resultado se torna uma tarefa simples. Isso porque, no momento em que você escolheu o que desejava testar, já definiu uma métrica de sucesso clara.

Por exemplo, se você optou por testar o assunto de um e-mail marketing, a métrica de sucesso será a taxa de abertura. Ao concluir o teste, você pode identificar qual das duas variações obteve um desempenho superior de acordo com essa métrica. Nesse sentido, a variação que apresentar melhor desempenho é declarada a vencedora, e cabe a você entender como replicar essa visão nas próximas comunicações. 

Gostou desse conteúdo? Por fim, se você ainda não usava o teste A/B nas suas campanhas, não espere mais. Simples e efetivo, essa é uma ferramenta que te ajuda a tomar decisões mais assertivas, impulsionando o resultado de diversas comunicações, em diferentes canais de comunicação. E para começar a colocar esse teste em prática, invista em uma ferramenta de disparo de e-mail, envio de SMS em massa e RCS Google que já facilitam o uso dessa metodologia. Se ainda não conhece a Pontaltech, fale com a gente

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21 de setembro de 2023
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