Cobrança: como fechar acordos no fim do ano
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Como fechar acordos de cobrança no fim do ano?

Conheça as melhores formas de reduzir a inadimplência realizando acordo de cobrança amigável e extrajudicial. Veja estratégias e ferramentas.
cobrança acordo de quitação de dívida

Alguns momentos do ano são mais favoráveis para a recuperação de crédito por parte das empresas. Isso porque as pessoas tendem a ter mais recursos e gastar mais no fim do ano e, consequentemente, estão também mais propícias a fechar acordos de cobrança.

Prova disso é que, nos últimos anos, entre novembro e janeiro, houve um pico na busca do Google pelos termos “acordo de cobrança” e “quitar dívidas”. Mais precisamente, entre os últimos dias de novembro e os primeiros dias de dezembro de 2020, o termo alcançou seu maior número de buscas dos últimos 5 anos. 

Entre as explicações para isto está o fato de que o endividamento aumentou muito com a pandemia de covid-19, e o consumidor aproveitou o dinheiro do 13º salário para quitar as dívidas em aberto. E esta tendência deve continuar, pois, no mês de outubro de 2022, as buscas pela negociação de dívidas já estavam começando a subir novamente, atingindo 59 pontos no Google Trends. 

Por isso, aproveitar as datas para ações de cobrança na Black Friday e final de ano, podem potencializar a recuperação de crédito na sua empresa. Ou seja, ao utilizar os canais certos em operações de cobrança para negociar dívidas com clientes inadimplentes, as chances de sucesso aumentam. 

Acompanhe o artigo a seguir e veja como ter sucesso na recuperação de crédito em acordos de cobrança no fim de ano. 

O que escrever na mensagem de cobrança?

Para enviar mensagens de cobrança de forma correta, é preciso primeiro escolher o canal mais adequado, que pode ser email, WhatsApp ou envio de SMS. Cada uma dessas opções apresenta vantagens que geram não só um impacto direto e rápido nos clientes, como também, economia para a empresa.

No caso de parcelas vencidas, é recomendável o uso do e-mail, pois ele facilita a resposta do cliente, que pode avisar que pretende fazer o pagamento ou iniciar uma negociação para parcelar a dívida.

Os demais canais como SMS e RCS na cobrança, são excelentes para informar que a empresa tem condições adequadas para a pessoa quitar seus débitos e começar o ano novo livre de pendências. 

Também é importante ter atenção no conteúdo da mensagem de cobrança. Tanto nas mensagens de pré-vencimento como as que forem cobrar parcelas atrasadas, é preciso ter um tom direto, mas amigável e sem agressividade. Isto porque o constrangimento ou ameaça ao cliente fere o Código de Defesa do Consumidor, e pode levar sua empresa a sofrer sanções legais. 

Quanto tempo uma empresa pode fazer cobrança?

Quando se trata de cobrança de dívidas, algumas regras devem ser respeitadas para que a condução do da operação de cobrança. Seja ela feita da melhor maneira, tanto para a empresa quanto para o devedor.

Dentre essas regras, inclue-se o tempo que a cobrança pode ser feita. Assim, o credor pode, por exemplo, cadastrar o nome do inadimplente nos cadastros do SPC e Serasa, especialmente em dívidas mais antigas.

Ainda, periodicamente, a empresa pode enviar cartas e mensagens  e até ligar para “avisar” o consumidor sobre sua situação de inadimplência. Porém, as regras de prescrição da dívida estão definidas no artigo 206, parágrafo 5º do Novo Código Civil. De acordo com ele, a dívida prescreve em 5 anos, a menos que a cobrança se torne judicial.

Caso isso aconteça, não existe quitação automática da dívida, ainda que o tempo para a conclusão do processo seja maior que o da prescrição do débito.

Como enviar lembrete de cobrança?

Conforme afirmamos, uma das maneiras que tem se mostrado eficaz para a quitação de dívidas é o envio dos lembretes de cobrança. Isso porque este tipo de lembrete pode ser feito antes da inadimplência. Assim, a empresa tem espaço de manobra para reverter um quadro de atraso antes que ele vire um problema grave.

Uma das melhores formas de enviar uma mensagem via SMS ou RCS. Isso porque eles são meios que contam com entrega garantida, alta taxa de abertura e muito alcance.

Ainda, o SMS e o RCS são formas bastante discretas de cobrar uma dívida, pois outras pessoas não terão acesso à mensagem, o que pode ocorrer em uma ligação telefônica entreouvida, por exemplo.

Benefícios do SMS e RCS para cobrança

Já que a mensagem de cobrança deve ser enviada, o canal faz toda a diferença na receptividade dos clientes inadimplentes. Utilizar canais de mensageria são essenciais na estratégia. Aliás, a taxa de abertura ultrapassa 90%. A partir do canal e do tipo de abordagem, o destinatário pode decidir o próximo passo: o que o empodera nesta situação de inadimplência.

Ou seja, com estes meios de comunicação, o cliente percebe que a empresa está ciente da dívida e que ela está tomando providências para a cobrança, mas se manterá calmo, e se sentirá respeitado e bem atendido.

Além disso, pesquisas já indicaram que a comunicação por mensagem de texto aumenta em até 30% nos resultados nas empresas de recuperação de crédito. Isso quer dizer que é uma forma de fechar acordo de eficiência comprovada, especialmente se comparada às tradicionais ligações e cartas, que apresentam eficácia de apenas 10%. 

Como fazer uma cobrança formal?

Quando as cobranças por mensagem e telefone não são suficientes, é hora de realizar uma cobrança formal. Geralmente, esta etapa da gestão de cobrança é atingida quando a empresa não encontrou possibilidades de negociar a dívida pelos meios mais amigáveis.

Assim, com acesso aos dados do consumidor, é momento de enviar uma carta ao devedor. Ela deve conter o teor da dívida e demonstrar a possibilidade de negativação. Porém, é necessário dar um prazo para que a quitação da dívida seja feita após o recebimento da carta de cobrança, de 10 dias. 

A carta de cobrança é um instrumento formal. Em outras palavras, a dívida protestada é informada. Outra situação é que o caso pode ter sido encaminhado para o setor jurídico da empresa.

Para se fazer este tipo de comunicação é necessário seguir algumas regras. Principalmente são relacionadas à apresentação da carta e também ao tom da mensagem.

Quanto à apresentação, é importante deixar que apenas no conteúdo interno fique claro que se trata de uma cobrança, nunca expondo a situação no envelope. Em relação ao tom da mensagem, ela deve ser direta e amigável, sem expor o cliente inadimplente a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Utilize canais digitais para acordo de cobrança

Sabendo de tudo isso, você está ciente que chegou o momento de deixar de acumular recebimentos atrasados. Aproveite o final do ano para oferecer a seus clientes inadimplentes melhores condições de pagamento e corra atrás de sua recuperação de crédito.

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10 de novembro de 2022
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