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Cobrança amigável: como fazer

Conheça como a cobrança amigável pode ser uma saída simples e eficaz para diminuir a inadimplência dos seus clientes. 

Empresas de cobrança não estão livres da inadimplência, no entanto é necessário cobrar de forma amigável. Até porque, o número de pessoas endividadas no Brasil tem aumentado e essa é uma questão importante a ser discutida internamente. Nesse sentido, a cobrança amigável pode ser uma saída simples e eficaz para diminuir a inadimplência dos seus clientes

Você já parou para pensar sobre os possíveis motivos da inadimplência dos clientes? Além de questões financeiras, esquecimentos também acontecem, e é papel da empresa acompanhar cada um desses casos. Mas, existe uma maneira certa de cobrar? Como ser amigável e evitar constranger o cliente? 

Neste artigo, saiba o que é a cobrança amigável e veja dicas de como aplicá-la no seu negócio. Venha descobrir que é possível cobrar o seu cliente sem prejudicar o relacionamento entre vocês. Boa leitura! 

O que é cobrança amigável?

Manter a saúde financeira do negócio é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Para isso, você precisará desenvolver uma estratégia eficaz para cobrar os seus clientes. E por que não utilizar uma abordagem amigável? Em casos onde o cliente não mostrou nenhum tipo de resistência, uma conversa educada ou um lembrete objetivo pode ser o suficiente.

A cobrança amigável é uma abordagem extrajudicial que busca recuperar o crédito de um cliente devedor. Através de uma conversa pacífica e educada, dá-se início a uma negociação entre a empresa e o inadimplente. Utilizando uma abordagem empática, é possível não só recuperar o dinheiro, como também manter a boa imagem da sua empresa. 

Apesar de ser uma situação delicada, cabe a você não torná-la um constrangimento. Assim, você mantém o bom relacionamento, garante que ele volte a comprar com a marca e ainda indique para familiares e amigos. Quer aprender como fazer uma cobrança amigável na sua empresa? Então continue a leitura! 

Como realizar uma cobrança amigável na sua empresa?

Antes de sair cobrando os seus clientes, mesmo que de forma amigável, é preciso criar uma estratégia sólida e estar preparado para essa “conversa”. Para isso, existem 4 passos de uma estratégia de cobrança bem-sucedida. Veja a seguir:

Prepare-se para negociar

Sim, o seu cliente pode apenas ter esquecido a data de vencimento da fatura. Por outro lado, se o seu cliente esteja inadimplente por problemas financeiros, é importante que você tenha claro se a empresa está ou não aberta a uma negociação. 

Para isso, conheça todas as informações sobre o seu cliente e sua dívida: valores, juros, aquisições, data da compra. Com isso em mãos, entenda o motivo da inadimplência e analise se é viável negociar. Em caso positivo, já tenha preparado o valor do desconto, condições de pagamento bem como todos os detalhes para reaver o dinheiro o quanto antes.

Tenha respeito

Seja qual for o canal de contato escolhido, SMS, email, ligações, chatbot, a mensagem deve ser passada com muito respeito, do início ao fim. Evite tons rudes ou suposições. Sendo assim, o cliente precisa se sentir o mais confortável possível nessa situação. Inclusive, isso é lei, segundo o artigo 42 da lei Nº 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Mantenha o controle da situação

A sua empresa deve ser respeitosa, no entanto, isso não quer dizer perder o controle da situação. É preciso que você comande as interações e negociações, fazendo com que o rumo da conversa se encaminhe para o pagamento da dívida, mesmo que para isso você precise apresentar mais de uma opção para o cliente escolher o que melhor se encaixa na sua situação financeira atual. 

Preocupe-se com a fidelização

Durante a cobrança amigável, é importante mostrar que a sua marca compreende a situação e quer ajudar. O tipo de contato escolhido nesse momento e o atendimento prestado são cruciais para que o cliente não fique constrangido e crie impressões negativas sobre a sua empresa. Afinal, o objetivo não é recuperar o valor da dívida e perder o cliente, certo?

Dicas práticas: canais e mensagens ideais para realizar uma cobrança amigável

Se coloque no lugar do seu cliente: Você esqueceu de pagar uma conta ou está passando por dificuldades financeiras. Como você gostaria de ser contatado? Com uma ligação de um atendente sobre a dívida em aberto? Aposto que não. 

Muitas pessoas podem se sentir constrangidas se o primeiro contato de uma cobrança amigável for feito por um ser humano. Isso é super compreensivo, certo? Por isso, implementar canais automatizados pode ser uma excelente forma de cobrar os seus clientes sem constrangê-los. Veja a seguir alguns canais e mensagens bastante efetivos:

Por fim, lembre-se que todas as mensagens precisam ser claras e objetivas, convidando o seu cliente para a ação. Aproveite também cada uma dessas interações para dar opções adicionais de atendimento. Por exemplo, se estiver comunicando um débito em aberto, aproveite para dar opções como, falar com um atendente sobre assuntos financeiros, pedidos de segunda via de boletos, opções de renegociação de dívidas e ativação de lembretes de pagamento.

E aí, o que achou da cobrança amigável? Viu como é possível cobrar os seus clientes de forma respeitosa, escalável e automatizada? Então conheça nossas soluções e implemente essa estratégia com facilidade e muita tecnologia. Fale com um de nossos especialistas, tire todas as suas dúvidas e não perca mais tempo com inadimplências!

11 de julho de 2022
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